ARTICULISTAS

Socorro, Papai Noel!!

Oi, Papai Noel, aqui estou eu de novo. Lembra-se de mim? Aquela senhora idosa que nunca deixou de acreditar no senhor; lembrou?

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 15:18
Compartilhar

Oi, Papai Noel, aqui estou eu de novo. Lembra-se de mim? Aquela senhora idosa que nunca deixou de acreditar no senhor; lembrou?

Neste ano tenho um pedido atípico. Desejo dar um presente diferente para a cidade de Uberaba. Pouca gente pensa nisto, mas quase todo mundo usa e não presta atenção.

 Desejo que a cidade ganhe um tantão de placas de PARE, uma para cada esquina. Já pensou que legal todas as esquinas sinalizadas, definindo preferencial de trânsito?! Dificilmente teríamos acidentes em vários locais, os pronto-socorros ficariam quase vazios, e muita gente viveria um pouco mais. Sei que muitos burocratas (ou seriam burrocratas?) vão dizer que preferencial onde não existe sinalização é do carro que vem da direita, mas nem sempre é assim. Esta é uma bela maneira de justificar o injustificável, o desvio de verbas do trânsito e a falta de atenção com a vida e a saúde das pessoas.

No CTB diz que os carros que trafegam pelas rotatórias têm a preferencial, mas não é o que se vê em muitas delas pela cidade. Algumas são preferenciais, outras não. Nas ruas é a mesma coisa, nem sempre quem vem pela direita tem a preferencial. Então, faz-se necessário e urgente sinalizar os cruzamentos.

Ah! Papai Noel, eu queria também pedir muuuuuuuuuitos litros de tinta para pintar faixas de PARE, de pedestres e divisórias de ruas largas. Mas, por favor, Papai Noel, não vá me mandar aquela tinta de segunda que eles estão usando por aqui, pois ela apaga com a primeira chuva. Quero aquela tinta grossa, que parece uma massa, que dura séculos. Sabe aquela que pintaram em volta do piscinão? Daquela que eu quero, e nem precisa sinalizar tantos pontos de ônibus onde nem passam ônibus, como lá. Pode economizar, ok?!

Muito se fala que acidentes não acontecem, eles são provocados; esta é a máxima da Medicina do Tráfego. Mas eu penso que eles podem ser evitados. Motoristas responsáveis e sadios, fiscalização efetiva e constante afastando da condução de veículos os inabilitados e infratores, radares honestos e ruas bem sinalizadas são o resumo de um trânsito seguro para todos.

Entendeu meu desejo, Papai Noel? Só quero segurança para sair de casa. Como o senhor fica voando com suas renas, não sabe o que sofremos todos os dias nestas ruas esburacadas e mal sinalizadas. Apesar de pagarmos IPVA caríssimo, não contamos com vias seguras, este dinheiro pouco aparece por aqui.

Tenho certeza de que o senhor vai me atender, prometo ser bem educada no trânsito, respeitar os pedestres, nunca exceder o limite de velocidade da via e nem avançar sinal vermelho.

(*) médica especialista em oftalmologia e medicina do tráfego

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por