ARTICULISTAS

Regras para um bom convívio

Onze anos depois de ter sido criado, o Rotary International adotou diretrizes especiais para fortalecer os laços que unem mais de um milhão de sócios em todo o mundo. É a Prova Quádrupla

Mário Salvador
Publicado em 01/09/2009 às 21:14Atualizado em 20/12/2022 às 10:51
Compartilhar

Onze anos depois de ter sido criado, o Rotary International adotou diretrizes especiais para fortalecer os laços que unem mais de um milhão de sócios em todo o mundo. É a Prova Quádrupla, norma criada em 1932. Seu idealizador, o rotariano Herbert J. Taylor, desejava ajudar a Club Aluminium, sua empresa, revendo os velhos paradigmas e estabelecendo esse novo jeito de pensar a gestão, visto que o sistema econômico afundava por causa da Grande Depressão, a maior crise financeira pela qual os Estados Unidos haviam passado.

Essa regra representa um exame de consciência ou de autoavaliação, ao questionar: “O que NÓS pensamos, dizemos ou fazemos: 1- É a VERDADE? 2- É JUSTO para todos os interessados? 3- Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4- Será BENÉFICO para todos os interessados?”

Muitos adotam esses critérios de julgamento como uma medida para a avaliação da honestidade, justiça e integridade das alternativas disponíveis, antes de tomarem uma decisão. Outros os têm invariavelmente como Código de Ética.

A abrangência da Prova Quádrupla é tamanha que envolve relações familiares, propostas de ação, negociações, elaboração de normas, declarações públicas, campanhas de marketing e muitas outras situações em que o homem pode não saber como agir. Ótima vacina para tornar mais justas as relações interpessoais, como a de professores, alunos e funcionários de escolas, e a legislação governamental. Afinal, se um projeto de um empreendimento ou de uma lei não for verdadeiro, justo, socialmente responsável e positivo para seus destinatários, não deve ser implementado.

A Verdade e a Justiça devem estar presentes em todos os atos humanos, pois são essenciais para o engrandecimento dos envolvidos. Pautando-nos nas relações que geram boa vontade entre as partes, aumentamos a qualidade de nossas vidas. Convém, pois, cuidarmos para que os relacionamentos sejam proveitosos e os pensamentos, palavras e ações sejam fontes de laços sinceros ou formas de solidificar os que já existem.

Discussões estéreis e descabidas, pequenos aborrecimentos e diversas consequências funestas de conversas ásperas, poderiam ser evitados se os protagonistas tivessem em mente a Prova Quádrupla. A vida seria mais leve.

Daí a utilidade dessa norma de conduta por aqueles que detêm o poder de conduzir os destinos de um povo. Se observarem a veracidade de seus discursos, pronunciamentos e promessas, certamente as situações vexatórias a que os brasileiros têm sido submetidos deixarão de existir. A verdade prevalecerá, cedo ou tarde, por mais que alguém queira disfarçá-la ou escamoteá-la.

(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por