ARTICULISTAS

Princesas do Século XXI

Sempre gostei dos começos de contos de fada

Júlia Castello Goulart
Publicado em 19/07/2014 às 20:28Atualizado em 19/12/2022 às 06:50
Compartilhar

Sempre gostei dos começos de contos de fada, pois sempre começavam com “Era uma vez”. Um mundo tão distante, tão diferente que é por essa própria distância da realidade que se tornam tão especiais e tão cheios de magia. Afinal, tudo pode acontecer numa história! Mais ainda do que o começo, eu amava o fim: “E eles viveram felizes para sempre”.

Crescemos e vemos que o tão esperado final feliz nem sempre acontece. Hoje as meninas não esperam mais seus príncipes encantados, elas vão e lutam pelo seu. Hoje, meninas não pensam em beijar sapos para que virem príncipes. Elas namoram príncipes, para depois do casamento virarem sapos. Ou, então, quem nunca ouviu dizer que homens estão mais para ogros como “Shrek” do que para príncipes?

Meninas hoje não têm mais medo de bruxas, pois suas inimigas são as que estão mais perto. Meninas hoje não precisam de uma maçã envenenada ou uma roca de fiar para ser derrubadas, elas próprias se embebedam ate ser carregadas. Meninas hoje não precisam preocupar em ficar trancadas em uma torre, porque mal param em suas próprias casas. Meninas hoje não buscam uma única companhia para tentar construir um futuro, elas aproveitam os sete anões, afinal, para que ter só um se podem ter sete? Meninas hoje não precisam de fadas-madrinhas, ou de ratinhos amigos, para ajudar a conquistar o príncipe. Não! Ela tem WhatsApp, basta uma mensagem para o cara saber que está a fim.

O mundo de contos de fadas perdeu a graça, perdeu toda a magia, pois acreditam que o dinheiro pode comprar tudo. Não ouvimos muitas vezes as músicas que gostamos, não falamos dos assuntos que gostamos, porque não podemos ser diferentes. Meninas não sonham mais... Não sonham em ter um final feliz. Porque, afinal, o que é ter um final feliz? É ter aproveitado o máximo a vida? É passar por cima dos outros pelo sucesso, se relacionar por interesse? Cada um busca um final feliz. O problema é que no meio dessa jornada nos perdemos. Nem ao certo sabemos o que nos faz feliz. Meninas não querem apenas uma rosa roubada, colhida em um jardim, elas querem o buquê inteiro e do mais caro. Meninas não ouvem mais os mais velhos como fonte de conhecimento, meninas hoje sabem sempre muito mais!

Talvez seja errado demais viver dentro de uma história, viver apenas de sonhos. Pois as que vivem são as ingênuas e as que vão perder a sua juventude. Mas talvez uma coisa que as meninas de hoje se esquecem, assim como uma princesa que espalha frutos podres pela vida, não terá apenas um fruto bom ao fim dela. Pois são as escolhas de hoje, a decisão de ir à festa do príncipe, de subir no tapete mágico que podem mudar totalmente o seu final feliz.

(*) Estudante de 16 anos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por