VIDEOMONITORAMENTO

Remanejamento de câmeras seguirá orientação das forças de segurança

Gisele Barcelos
Publicado em 06/05/2024 às 22:02
Compartilhar

Câmeras de sistema de videomonitoramento já em funcionamento podem ser remanejadas para atender novas áreas da cidade, mas decisão caberá às forças de segurança. A análise foi feita por dirigentes da Codiub, que foi contratada para fornecer os aparelhos de vigilância. 

Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o diretor de Tecnologia de Informação da Codiub, Luciano Rodrigo Ferreira, posicionou que as necessidades podem mudar ao longo do tempo. Por isso, uma nova análise precisa ser feita de forma periódica. “Um local de risco antes pode não ser mais amanhã. Tem que remanejar de acordo com a recomendação dos órgãos de segurança”, ponderou.

Já a presidente da companhia, Celi Camargo, salientou que existem locais no centro onde é observada a presença de equipamentos próximos e que poderiam ser remanejados para contemplar outros pontos da cidade. “Hoje há câmeras muito próximas uma da outra [no Centro]. Podemos fazer reengenharia para aproveitar melhor em outro lugar”, destacou.

Enquanto o remanejamento ainda está sendo analisado pelas forças de segurança, a dirigente da companhia informou que já foi iniciado levantamento sobre a situação dos 120 equipamentos espalhados pela cidade para identificar os locais onde é necessária a substituição dos aparelhos.

Um dos pontos onde deverá ser feita a substituição de câmeras é a praça Rui Barbosa e outros locais no centro da cidade que eram cobertos por equipamentos adquiridos na época do lançamento do Olho Vivo. “Muitas câmeras precisam de reparos e postes vão ser substituídos para melhor cobrir a malha do Centro onde operava o Olho Vivo”, declarou a presidente da Codiub.

Em relação às 45 novas câmeras que devem ser incorporadas ao sistema de videomonitoramento, a Polícia Militar e a Guarda Civil estão discutindo a distribuição conforme os locais com o maior índice de ocorrências. Ainda não houve a definição dos pontos que serão priorizados com os equipamentos.

A perspectiva é estar com os equipamentos em operação em mais pontos da cidade ainda no primeiro semestre deste ano, conforme informação repassada aos vereadores pelo secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Roberto Benigno.

Por dispensa de licitação, a Prefeitura fez a contratação da Codiub para o fornecimento e a manutenção de 165 câmeras. A companhia receberá R$241.444,96 para prestação do serviço, totalizando R$8.692.018,56 no período de três anos do contrato. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por