POLÍTICA

Programa vai avaliar a qualidade de atendimento da atenção básica

Termina amanhã prazo para municípios aderirem ao programa que avalia a qualidade de atendimento na atenção básica

Gisele Barcelos
Publicado em 29/11/2015 às 15:28Atualizado em 16/12/2022 às 21:05
Compartilhar

Termina amanhã prazo para os municípios aderirem ao programa que avalia a qualidade de atendimento na atenção básica. Cadastrada desde 2012, Uberaba já encaminhou os dados para renovar o convênio das 51 equipes de Saúde da Família.

A diretora de Atenção em Saúde, Elaine Teles, explica que técnicos do governo federal deverão realizar visitas no início do próximo ano para avaliar e pontuar o desempenho das equipes. O trabalho inclui acompanhamento in loco dos serviços nas unidades básicas e até a entrevista com profissionais e usuários sobre o atendimento.

Com base nas informações coletadas, cada equipe recebe uma qualificação e uma verba para custeio das atividades. O valor varia conforme o desempenho na avaliação realizada pelo governo federal. Elaine ressalta que a menor classificação recebida no ano passado por equipe foi mediana, mas nem uma foi considerada em condição ruim.

A diretora, no entanto, espera melhorar o resultado do município, com mais equipes conceituadas acima da média ou muito acima da média – notas máximas estabelecidas na metodologia do Ministério da Saúde. “Estaremos no meio de uma fase de transição no ano que vem por causa do concurso público, mas a expectativa é aprimorar o desempenho no programa”, salienta.

Entre os critérios analisados estão as instalações das unidades básicas, os profissionais disponíveis, total de consultas realizadas, acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial e diabetes e demais atendimentos prestados pelas equipes de atenção básica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por