ALFINETADA

Presidente da ABCZ pede respeito ao Agro

O líder classista reconheceu os esforços do governo federal para a abertura de novos mercados, mas cobrou mais segurança para o setor

Gisele Barcelos
Publicado em 27/04/2024 às 12:23Atualizado em 27/04/2024 às 19:12
Compartilhar
Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, durante o seu discurso na abertura da ExpoZebu, ontem, disse que as lideranças políticas precisam mostrar na prática postura contrária às invasões de terra (Foto/Francis Prado)

Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, durante o seu discurso na abertura da ExpoZebu, ontem, disse que as lideranças políticas precisam mostrar na prática postura contrária às invasões de terra (Foto/Francis Prado)

Com alfinetadas ao governo federal, o presidente da ABCZ, Gabriel Cid, discursou ontem na abertura da 89ª ExpoZebu e pediu respeito aos produtores rurais, fazendo críticas ao MST e cobrando ações do governo federal pela segurança jurídica no campo.

No pronunciamento, Cid agradeceu os esforços do ministro Carlos Fávaro (PSD) para que o agronegócio brasileiro alcance novos mercados, mas reforçou que o setor precisa de mais suporte. “O mínimo que devemos oferecer para quem coloca alimento na mesa de mais de um bilhão de pessoas no planeta é respeito [...] O ministro tem trabalhado na abertura de novos mercados e tem nos ouvido como liderança na pecuária. Mas nós precisamos de mais, precisamos produzir com a segurança de que nossas propriedades não serão invadidas, que o nosso direito constitucional e sagrado de propriedade nunca seja ameaçado”, afirmou.

Sem citar nominalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o dirigente da entidade também cobrou que as lideranças políticas mostrem na prática a postura contrária às invasões de terra. “Quem incentiva esse tipo de violência desrespeita o lema que está escrito em nossa Bandeira, “Ordem e Progresso”, e, principalmente, desrespeita o nosso povo. Precisamos das nossas lideranças políticas com discursos e ações de união, e não de confronto e desrespeito”, continuou.

Além disso, o presidente da ABCZ criticou ataques feitos no âmbito internacional ao setor rural, devido à questão ambiental, solicitando que os representantes do governo adotem postura mais firme na defesa do agro. “Não podemos ter lideranças que não protegem os seus produtores [...] Não podemos mais permitir ataques com informações equivocadas sobre a produção de alimentos. A quem interessa nos atacar? Nossos concorrentes comerciais. Quem deve nos proteger? Todos os nossos líderes, em todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal, sem exceção. Ministro Fávaro, leve esse nosso pedido ao governo federal”, ressaltou.

No discurso, o dirigente da associação também demonstrou resistência à proposta de reforma tributária, em debate no Congresso Nacional, e reivindicou apoio dos parlamentares para mudanças no texto. “Na reforma tributária que está em discussão, temos hoje a preocupação de oneração da pecuária que promove o melhoramento genético. A direção da ABCZ irá se mobilizar para buscar reverter a oneração proposta e precisamos de todos os nossos deputados do agro muito atentos a essa questão. Esse é um pedido nosso ao senhor presidente da Câmara, Arthur Lira, e ao nosso presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Pedro Lupion”, declarou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por