Apesar da garantia de compartilhamento da faixa de ônibus e de continuidade do estacionamento nas vias, houve novamente reação contrária de comerciantes ao projeto
Prefeitura realizou mais uma reunião para discutir sobre nova etapa do BRT em fase de implantação. Apesar da garantia de compartilhamento da faixa de ônibus e de continuidade do estacionamento nas vias, houve novamente reação contrária de comerciantes ao projeto.
Rebatendo as críticas, o prefeito Paulo Piau (PMDB) argumentou que a administração tem uma política voltada ao fortalecimento das pequenas empresas locais e está aberta para dialogar com os lojistas. Por outro lado, ele ressaltou que os usuários estão satisfeitos com o novo sistema e será necessário dar tempo para a adaptação ao novo modelo. “Nenhuma cidade onde o BRT já foi implantado passou sem conflito, mas depois [as partes envolvidas] passam a fazer uma defesa consistente do sistema. O BRT, na verdade, fortalece o comércio por onde passa”, avaliou.
Além disso, o prefeito voltou a afirmar que a queda no movimento no comércio da região central não pode ser atribuída somente às mudanças no transporte coletivo. Ele lembra que o país enfrenta um momento de recessão econômica e o consumidor está cortando gastos, o que impacta as vendas no varejo.
Já o secretário municipal de Planejamento, Marcondes Freitas, detalhou o projeto do eixo Sudeste, que abrange as avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes. Além da faixa de ônibus compartilhada com veículos e a permissão de estacionamento ao longo das vias, o arquiteto garantiu que não serão colocados tachões no trecho.
Freitas também explicou que as vias terão a sinalização projetada para não afetar o transporte coletivo e garantir agilidade para o tráfego dos ônibus, com dispositivos para comunicar a abertura dos sinais com a proximidade dos ônibus. Para o funcionamento do sistema, a conversão à esquerda será proibida no trecho.
O corredor Sudeste tem 3,7km de extensão e contará com nove estações. O projeto prevê estruturas retangulares e não mais as estações-tubo. Também foram feitas mudanças no modelo de refrigeração e cobertura para evitar os problemas vivenciados na primeira etapa.
Outro ponto ressaltado pelo secretário é que a Prefeitura realizou uma sondagem prévia no asfalto existente nas vias e já foram identificadas as áreas que precisam de nova pavimentação para comportar o trânsito dos ônibus BRT, sem danos ao pavimento.