POLÍTICA

Pesquisa mostra liderança de Zema na disputa pelo governo de Minas

Publicado em 04/10/2021 às 07:03Atualizado em 18/12/2022 às 16:22
Compartilhar

Governador Romeu Zema (Novo) permanece na liderança da disputa pelo governo de Minas Gerais. Os dados são de pesquisa realizada pelo DataTempo em todas as regiões do estado. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), seu principal adversário, aparece em segundo lugar. Apesar de estar à frente com bastante folga (cerca do dobro da intenção de votos), Zema teve uma ligeira queda quando comparado com a pesquisa realizada pelo mesmo instituto em julho; já Kalil se manteve estável.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Zema alcançou 40,4% das menções, enquanto Kalil obteve 19,1%. O senador Rodrigo Pacheco (DEM), que tem nome cotado para a disputa pela Presidência, aparece em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto. No primeiro levantamento, em julho, no mesmo cenário, o governador tinha 46,2%, o prefeito, 18,8%, e o presidente do Senado, 3%. Zema é preferido dos eleitores da região Noroeste do Estado e o seu pior resultado é justamente onde Kalil se destaca, na região metropolitana da capital.

Já na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados ao eleitor, Zema é o mais lembrado, apresentando 26% das menções. Kalil continua em segundo, mas com 4,6% das intenções. Apesar de permanecer à frente, em julho, o governador reunia 29,6% das citações. Aécio Neves (PSDB) e Antonio Anastasia (PSD) também foram citados pelos eleitores.

Em um eventual segundo turno entre Kalil e Zema, o atual governador tem vantagem de 15 pontos percentuais sobre o oponente. Ele é a opção de voto de 50,8% dos eleitores, contra 35,6% do prefeito de Belo Horizonte. Os eleitores que votariam em branco ou nulo alcançam 7,7%. Já os que não sabem em quem votaria são 5,9%.

Foram feitas 1.392 entrevistas domiciliares em todo o Estado, entre 24 e 27 de setembro. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é 2,63 pontos percentuais.

*Com informações do jornal O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por