TERRA DE GIGANTES

Geoparque Uberaba será o primeiro do Sudeste a ter chancela da Unesco

Anúncio da organização mundial será transmitido ao vivo de Paris, durante evento no anfiteatro da Prefeitura, que terá a presença do vice-governador de Minas, Mateus Simões

Gisele Barcelos
Publicado em 26/03/2024 às 21:32Atualizado em 27/03/2024 às 11:07
Compartilhar
Todas as etapas foram devidamente vencidas para obter o título de Geoparque junto à Unesco, o que será chancelado nesta quarta-feira (Foto/Divulgação)

Todas as etapas foram devidamente vencidas para obter o título de Geoparque junto à Unesco, o que será chancelado nesta quarta-feira (Foto/Divulgação)

Com a presença do vice-governador Mateus Simões (Novo), a Prefeitura realiza nesta quarta-feira (27) solenidade para acompanhar o anúncio da Unesco sobre os novos geoparques mundiais aprovados. O projeto do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi recomendado no ano passado e agora aguarda a oficialização da chancela. Se o título for concedido, Uberaba será a primeira cidade da região Sudeste e de Minas Gerais a ter o reconhecimento da entidade.

Questionado sobre a possibilidade de a chancela não ser concedida pela Unesco, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, afirmou que não acredita que exista o risco de o título ser negado a Uberaba.

Ramos ainda salientou que a equipe local tem mantido contato via e-mail com os representantes da Unesco e não houve sinalização de qualquer impedimento para que a chancela do geoparque seja sacramentada.

Citando que todas as etapas foram devidamente vencidas para obter o título junto à Unesco, o secretário ainda lembrou que entre os dois aspirantes à chancela pelo Brasil, apenas o projeto uberabense foi recomendado pelo conselho para a fase final.

Ramos explica que estrutura foi montada no Centro Administrativo para fazer a transmissão ao vivo do anúncio, que ocorrerá em Paris. A partir das 11h, o evento será aberto, com apresentação da Orquestra Municipal. Em seguida, a reunião da Unesco poderá ser acompanhada no telão do anfiteatro. Às 13h, uma coletiva de imprensa será realizada no gabinete da prefeita Elisa Araújo (PSD), juntamente com o vice-governador e outras autoridades que participarão do evento.

Após a oficialização da chancela, também será assinado convênio entre o Sebrae Minas e a Prefeitura para potencializar e promover iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. O termo estabelece ações até o final de 2024 para promover o turismo.

Entre as iniciativas do convênio está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, articulação de novas parcerias públicas e privadas e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros.

Comemoração
Se as condições climáticas permitirem, uma carreata foi programada a partir das 16 horas. Os carros devem sair da Prefeitura e percorrer as principais vias da cidade para anunciar a chancela. Já no início da noite, foram contratados shows com o grupo Samba Surf e o cantor SAN. A apresentação será no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, na ABCZ, e o acesso é gratuito, conforme ordem de chegada. A capacidade do local é para 1.500 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por