POLÍTICA

Fitas para controle de diabetes devem chegar ainda esta semana

Estado concluiu processo de aquisição de fitas reagentes para controle de glicemia e já regularizou estoques em 152 municípios mineiros

Gisele Barcelos
Publicado em 28/04/2016 às 22:52Atualizado em 16/12/2022 às 19:07
Compartilhar

Estado concluiu processo de aquisição de fitas reagentes para controle de glicemia e já regularizou estoques em 152 municípios. Uberaba ainda não recebeu o insumo, mas a Secretaria de Estado de Saúde informou que a previsão é normalizar o abastecimento em todas as cidades mineiras até o fim de deste mês.

A Secretaria Municipal de Saúde posiciona que as fitas reagentes ainda não foram entregues em Uberaba, mas informa que o sistema do governo estadual já registrou que a remessa já foi encaminhada à cidade e está em trânsito. Com isso, a expectativa é a regularização do estoque em breve para voltar o fornecimento do material aos pacientes portadores de diabetes.

O Estado esclarece que foi firmado um acordo com a empresa fornecedora, que realizará as entregas diretamente para agilizar o abastecimento nos locais que possuem maior demanda. Entre os 152 municípios que receberam as fitas reagentes estão Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros e Ipatinga.

As denúncias sobre problemas no fornecimento de fitas reagentes na rede pública começaram no início do ano. A secretaria estadual justificou que, desde 2014, a Superintendência de Assistência Farmacêutica vem elaborando planejamentos para a aquisição das fitas reagentes.

A pasta argumentou que houve a abertura de um processo para compra direta, mas não foram alcançados os pré-requisitos legais para a conclusão do certame na época. Com isso, uma nova licitação foi iniciada. A pasta também manifestou que foram realizadas diversas solicitações de empréstimos e caronas nas licitações de outros estados, paralelamente ao processo licitatório próprio. Mesmo assim, a quantidade de fitas reagentes foi insuficiente para suprir toda a demanda até a conclusão do procedimento para a compra do insumo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por