Política

Estado divulga dados do LIRAa e considera levantamento de agosto

Tito Teixeira
Publicado em 08/11/2023 às 19:41
Compartilhar
Mosquito Aedes Aegypt quando tem dupla infecção é cinco vezes maior (Foto: Lauren Bichop-CDC)

Mosquito Aedes Aegypt quando tem dupla infecção é cinco vezes maior (Foto: Lauren Bichop-CDC)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou os resultados do terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) de 2023. A pesquisa foi realizada junto aos municípios mineiros entre 7 e 25 de agosto, como parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com os dados enviados à SES-MG por 798 municípios mineiros, 648 deles apresentaram o Índice de Infestação Predial pelo Aedes Aegypti (IIP) igual ou menor que 0,9 e, por isso, receberam a classificação satisfatória, indicando situação de baixo risco de transmissão de arboviroses. Há 144 municípios em situação de alerta e seis permanecem em situação de risco, com IIP maior que 4,0.

Em Uberaba, o IIP foi de 0,9. O LIRAa/LIA, considerado pela SES no município, é relativo ao período de 7 a 11 de agosto e somente esta semana foi divulgado.

De acordo com os resultados do terceiro levantamento de 2023, realizado pela SES-MG, os recipientes infestados com maior frequência em Minas foram os depósitos móveis, como vasos ou frascos, pratos de plantas, bebedouros, materiais em depósitos de construção, entre outros, somando 39,2%. Em segundo lugar ficaram os depósitos utilizados no armazenamento de água para consumo humano ao nível do solo, como tonéis, tambores, barris, filtros etc., com 22,9%. Os depósitos fixos, tais como tanques em obras, borracharia ou horta, calhas, lajes, sanitários, piscinas ou ralos, apareceram em terceiro lugar no ranking, com 17,3%.

Lixo, sucata, entulho e pneus e outros materiais rodantes, representaram 10,1% e 5,2%, respectivamente. Os tipos de recipientes menos infestados foram os depósitos de água elevados (caixas d´água, tambores, depósitos de alvenaria etc.), com 3,5%, e os depósitos naturais (bromélias, ocos de árvores e de rochas etc.) representando apenas 1,8%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por