ATRASO

Desativação de laboratório na Unidade é alvo de questionamento de vereador

Gisele Barcelos
Publicado em 22/02/2024 às 21:31Atualizado em 23/02/2024 às 07:24
Compartilhar
 (Foto/Renato Araújo/Agência Brasil)

(Foto/Renato Araújo/Agência Brasil)

Desinstalação de laboratório de análises clínicas que funcionava na UPA São Benedito foi alvo de questionamentos na Câmara Municipal esta semana. Um requerimento de autoria do vereador Tulio Micheli (SDD) solicita que a Prefeitura envie ao Legislativo informações e documentos para justificar a medida adotada a partir da entrada da nova entidade gestora.

Conforme o vereador, após a Sociedade Educacional Uberabense assumir a gestão das UPAs, todos os exames laboratoriais estão sendo realizados no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). No entanto, a estrutura também faz análises do Hospital da Criança, Hospital Regional José Alencar, Unidades Básicas de Saúde, Instituto Maria Modesto e do Hospital Veterinário de Uberaba.

Em entrevista à Rádio JM, o parlamentar argumentou que o questionamento não é sobre a qualidade dos exames realizados, mas sim sobre a demora para a liberação dos resultados. Segundo ele, o fluxo instituído leva os pacientes a ficar horas aguardando a finalização do atendimento na UPA. “Tal situação tem feito com que apenas um simples exame coletado em qualquer unidade esteja demorando de 4 a 5 horas para que seja retornado para a unidade que o coletou, colocando assim o paciente em ainda maior vulnerabilidade e risco”, posicionou.

Com isso, no documento apresentado na última sessão, o vereador solicita a reinstalação do laboratório que funcionava dentro da UPA São Benedito para dar maior agilidade nos atendimentos.

Em reposta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há obrigatoriedade em ter um laboratório dentro das unidades de pronto-atendimento, mas sim de realização de exames para avaliação dos pacientes. A pasta ainda manifestou que o modelo, inclusive, já foi utilizado anteriormente pela ex-gestora das UPAs.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, a coleta do material e envio para execução dos exames no laboratório central do MPHU é uma prática comum em outros hospitais dentro do Município de Uberaba, com exceção do Hospital de Clínicas da UFTM, que tem o próprio laboratório.

No texto, a pasta também reforçou que na atual gestão das UPAs, diferentemente do passado, alguns exames de emergência (gasometria, sódio, potássio, HB e HT, etc.) são realizados através de tecnologia “Point of Care”, que se trata de metodologia moderna e ágil para a realização de alguns exames já praticamente no mesmo ato da coleta. “Isso é o primor pela qualidade e segurança dos pacientes na entrega de resultados de forma rápida e confiável. Todas essas medidas vêm sendo acompanhadas por relatórios de qualidade que têm apontado para melhorias constantes nos processos”, encerra a nota. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por