POLÍTICA

Assembleia cria frente parlamentar em defesa da cadeia produtiva do leite

Os desafios e a situação atual do mercado de leite no Brasil foram abordados durante audiência pública na Assembleia

Marconi Lima
Publicado em 01/07/2015 às 00:23Atualizado em 16/12/2022 às 23:29
Compartilhar

Os desafios e a situação atual do mercado de leite no Brasil foram abordados durante audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Uberaba. Durante o evento, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Leite, com o objetivo de trabalhar questões em prol do desenvolvimento do setor. A audiência aconteceu paralelamente à abertura da 12ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), maior feira da pecuária leiteira do Brasil, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando).

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Pereira de Carvalho, que fez exposição sobre o cenário da pecuária leiteira no Brasil, o preço médio do leite, que atualmente é de cerca de R$1 o litro, teve uma queda de aproximadamente 11% em 2015, se comparado ao ano passado. Segundo ele, essa queda, que aponta para o pior valor do produto nos últimos quatro anos, não é uma realidade exclusiva do Brasil, e sim uma tendência mundial. “Está ruim pra gente, mas muito pior para outros países”, disse.

O engenheiro ainda pontuou que, pela primeira vez em 15 anos, a redução do preço do leite não está associada ao excesso de oferta, mas sim a uma queda do consumo do produto, que começou a ser observada a partir do 2° semestre de 2014. Até então, conforme explicou Carvalho, nos últimos 15 anos o consumo de leite no país cresceu mais de 15 bilhões de litros e o consumo per capita passou de 122 quilos/ano, em 2000, para 176 quilos/ano, em 2014.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por