GERAL

A expansão do mercado de Observação da Terra por satélite ao serviço dos agricultores

Publicado em 21/09/2022 às 10:48Atualizado em 18/12/2022 às 00:40
Compartilhar

Nos últimos anos, com o surgimento de provedores comerciais dos dados, foram reduzidas as restrições econômicas para acessar as imagens de satélite de Observação da Terra (OT). Os sensores comerciais de OT, com radar e radiofrequência, permitem uma visibilidade quase em tempo real da saúde e segurança de nosso planeta e sua população.

Hoje, com o crescimento de programas satelitais e provedores comerciais, o mercado de imagens e dados está se estendendo. Embora os serviços baseados nos dados de satelitais são ainda um mercado de capacidade limitada, dominado por um punhado de grandes players, já os novos participantes estão permitindo ao setor público o acesso mais barato às imagens de alta resolução. O que é um satélite de observação da Terra? 

Os satélites de observação ou de sensoriamento remoto da Terra são satélites usados ou projetados para Observação da Terra (OT) desde a órbita, incluindo satélites espiões e similares destinados a usos não militares, como monitoramento ambiental, meteorologia, cartografia e outros. Os satélites de Observação da Terra (OT) nos ajudam a monitorar e proteger nosso meio ambiente, gerenciar nossos recursos, responder a desastres humanitários globais e permitir o desenvolvimento sustentável. Eles fornecem informações essenciais sobre um grande número de áreas, incluindo salinidade do oceano, espessura do gelo, mapa de produtividade e saúde das culturas, e de qualidade do ar. Fornecedor global de dados satelitais: a EOS Data Analytics

 A EOS Data Analytics (EOSDA) é um fornecedor global de análises de imagens satelitais com inteligência artificial. A empresa, em parceria com organizações governamentais, comerciais e científicas, opera em todo o mundo.

A empresa fornece serviços de Observação da Terra oferecendo soluções optimizadas para 22 áreas, com foco principal na agricultura e silvicultura. A EOSDA combina dados de imagens da agricultura satelitais com tecnologias de IA e algoritmos próprios para  cumprir com a missão de preservar o Planeta, oferecendo as ferramentas para enfrentar os desafios mais urgentes de hoje e tomando decisões justificadas. 

O principal produto da EOSDA na indústria agrícola é o EOS Crop Monitoring, o software agrícola de monitoramento de campo por satélite, que coleta todas as informações importantes sobre o estado das culturas numa única plataforma. 

Desde 2020, a EOS Data Analytics vem cooperando com a StarkSat, principal fornecedora de soluções de agricultura de precisão na América do Sul, para distribuir tecnologia de monitoramento de safra por satélite na América do Sul. Atualmente e graças a essa parceria, Brasil, Argentina e Paraguai implementam as inovações agrícolas de precisão de última geração, melhorando a produtividade agrícola na região. Lançamento de uma constelação de satélites de Observação da Terra 

Ao lançar a própria constelação de satélites, constituída por 7 satélites na órbita hélio síncrona, a EOSDA visa estabelecer uma vertical completa de produção de dados e imagens satelitais, desde a coleta direta de imagens de agricultura até o processamento, análise e entrega de dados.

Um dos principais objetivos da nova constelação de satélites será o monitoramento de terras agrícolas. Esta constelação é a primeira voltada para a agricultura.

 Os novos satélites permitirão que a EOSDA aumente significativamente a precisão e a confiabilidade dos dados de sensoriamento remoto. Essa otimização, além de ser economicamente lucrativa, deve estimular as empresas agrícolas para avançar a agricultura de precisão apoiando a proteção ambiental.  O futuro dos satélites de Observação da Terra na área comercial 

Nos últimos anos, no âmbito da Observação da Terra, podemos notar algumas novas tendências. Por exemplo, o setor está deixando de usar alguns satélites de OT grandes, complicados e caros, para estabelecer constelações de vários satélites pequenos e baratos.

 O foco está mudando da resolução espacial incrementada para a busca da melhor cobertura e um tempo menor de revisita, com o objetivo de realizar a Observação da Terra quase em tempo real. Cada vez acumulamos maiores volumes de dados de Observação da Terra, aquilo que  anteriormente estava restrito a um conjunto limitado de usuários altamente treinados, agora está se tornando mais acessível e onipresente.

 Nos próximos anos, após a entrada de novos participantes no mercado, prevê-se que os preços vão diminuir. Espera-se também que o modelo de negócios dos provedores de OT evolua da venda de dados (por exemplo, imagens OT de estacionamentos de shopping centers) para a venda dos resultados de sua análise (por exemplo, dos relatórios diários dos visitantes do shopping, medido pela contagem dos carros nos estacionamentos).

 Com a chegada de novas tecnologias, como novos tipos de sensores, vídeos do espaço, tecnologias de carga útil reconfigurável com maior flexibilidade na órbita, surgirão ainda mais oportunidades interessantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por