ALTERNATIVA

Protocolo: CMU exonera 45 pessoas com fim de mandato

Lídia Prata
Publicado em 26/12/2018 às 18:56Atualizado em 17/12/2022 às 16:44
Compartilhar

Exonerações no Legislativo

Última edição do jornal oficial do município trouxe publicação de portaria contendo extensa lista de exonerações na Câmara Municipal. Na relação há assessores especiais da presidência, “assessores institucionais”, “assessores do colégio de líderes”, assistentes jurídicos, diretores de departamento, assistentes de cerimonial, etc. Ao todo são 45 pessoas, entre as quais o diretor-geral da Casa. As exonerações obviamente decorrem do término do mandato do presidente Luiz Dutra. Não se trata de enxugamento dos quadros de servidores, mas mero protocolo.

Boa oportunidade

O próximo presidente do Legislativo, Ismar Marão, poderá preencher (ou não) todos os cargos com pessoas da sua confiança. Mas, cá pra nós: bem que poderia aproveitar a oportunidade e fazer uma boa economia para os cofres do município, limitando o preenchimento dos cargos àqueles realmente indispensáveis.

Novas empresas

Nem tudo está perdid 2.631 empresas abriram as portas em 2018. É o que revela o relatório da Secretaria de Planejamento sobre o volume de alvarás empresariais iniciais expedidos até o dia 30 de novembro deste ano. Maio e setembro foram os meses de melhor desempenho do setor, com pouco mais de 320 novas inscrições registradas para alvará de funcionamento. O pior mês, em contrapartida, foi fevereiro, com apenas 133 inscrições iniciais.

Renovações

No relatório da Seplan constam, ainda, os números de processos de renovação de alvarás empresariais deferidos, de janeiro a novembro. No total foram 5.209, número este que deve crescer com os alvarás de dezembro para o fechamento do ano.

Desocupados

Apesar dos bons números mostrados pela Seplan referentes à movimentação de empresas em Uberaba, ainda existe uma quantidade enorme de imóveis comerciais desocupados na cidade. Pra todo lado é possível ver placas de “aluga-se” e “vende-se”.

Tome tenência!

Das 5.855 multas aplicadas pelo setor de Posturas até 30 de novembro, 1.448 foram canceladas porque os contribuintes tomaram providências. Terrenos sujos lideraram as autuações, num total de 1.386 no período. No entanto, no ranking das multas chama a atenção o segundo colocado. Por incrível que pareça, a falta de número nos imóveis gerou 1.167 multas este ano, sendo que apenas 163 casos foram resolvidos pelos proprietários. Como pode? Pelo visto, os uberabenses preferem pagar multa em vez de colocar o número na casa...

Muro e passeio

Falta de muro e de passeio também gerou quantidade expressiva de multas, em que pese o quadro escasso de fiscais de posturas no município. Foram aplicadas 574 multas por falta de muro e outras 94 multas por muros danificados. Desse total, apenas 77 foram canceladas em razão de serviços feitos pelos proprietários dos imóveis. Já a falta de passeio gerou 523 multas até novembro, fora os passeios danificados, que geraram outras 686 multas. Nesse caso, 227 proprietários tomaram providência a tempo e se livraram do pagamento da multa.

Tem mais

Diante das dificuldades de acesso dos fiscais nos condomínios residenciais, dificilmente são multados os proprietários de construções abandonadas sofrem punições. No entanto, em outras áreas os fiscais de Posturas têm agido com olhos bem abertos, como deve ser. Para se ter uma ideia, este ano já foram vistoriadas 155 edificações em estado de abandono na cidade.

SOS

Afundamento no asfalto da avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao terminal Oeste, no sentido centro-bairro, tem causado transtornos aos motoristas, mas, em especial, aos cadeirantes, que têm de desviar a cadeira de rodas dos buracos e defeitos na pista. Alô, Serviços Urbanos!

Aguaceiro

Chuvas de verão da véspera e no dia de Natal trouxeram à tona a necessidade de providências para o escoamento de água pluvial no calçadão. A enxurrada desceu o novo “Espaço Artur Machado” em volume e velocidade assustadores.

“Jus esperneandi”

Tomaram “bomba” todos os 15 recursos contra multas de trânsito julgados pela Jari, na sessão do dia 14 de dezembro. Na sessão seguinte, apenas três dos 17 recorrentes tiveram sorte e conseguiram provimento do pedido. Junta Administração de Recursos de Infração tem sido implacável contra os motoristas no trânsito urbano. E precisa ser mais rigorosa ainda, porque a educação e o respeito às leis de trânsito só vêm através da dor no bolso.

Foto/Francis Prado

Superintendente Guilherme Vilela e os gerentes Luís Fernando Gobbo, Sara Fantato, Lucy Jardim, Marcelo Paiva e Valéria Cunha - time vitorioso do Shopping Uberaba - comemoram as vendas espetaculares de Natal este ano. Os números ainda estão sendo somados, mas a expectativa é que as vendas em dezembro subam mais de 12% em relação ao registrado no ano passado. Em novembro, as vendas no centro de compras foram 12,9% maiores do que no mesmo período de 2017 e, no acumulado do ano, de janeiro a novembro, houve 9,1% de aumento nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por