JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 21 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 25/04/2019

Virada
Ex-prefeito Anderson Adauto venceu por três votos a dois no TJMG o recurso extraordinário na ação penal de superfaturamento nas obras do Cemea Abadia, na terça-feira (23). O julgamento ocorreu no mesmo dia em que o presidente Lula era julgado pelo STJ. Adauto declarou à Coluna sua satisfação com o resultado, uma vez que tinha ganhado o processo em Uberaba, mas o Ministério Público tinha recorrido e conseguido reverter o caso no tribunal.

Queda
Apesar do anúncio de novos investimentos, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) voltou a registrar saldo negativo de 162 postos de trabalho em março no município. Foram 3.172 contratações e 3.334 demissões. No acumulado de janeiro a março, o saldo é negativo também, com -170 vagas, mas nos últimos 12 meses é positivo, com a criação de 418 empregos. Em Uberlândia, o saldo foi positivo, com 569 postos em março, sendo 8.407 empregados e 7.838 desempregados. De janeiro a março, o saldo é de 2.138 empregos, e nos 12 meses, de 2.283.

Preocupante
A decisão do Banco Itaú de fechar a agência “Estádio”, na avenida Leopoldino de Oliveira, acendeu uma “luz amarela” no Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região. Os oito funcionários e três mil contas de clientes foram transferidos. Rumores dão conta de mais fechamentos. O sindicalista Baltazar Luzia declarou que não justifica a alegação de prejuízos dada pelo banco, já que teve lucro de R$25 bilhões em 2018.

Da tribuna
O deputado federal Franco Cartafina (PP) discursou, e por meio de requerimento, solicitou informações ao Ministro da Infraestrutura sobre a duplicação da BR-262. Ele indagou por que a contrapartida de duplicação não foi realizada e qual o plano de trabalho definido pela concessionária e a ANTT após a decisão judicial da 4ª Vara Federal de Uberaba, por meio de liminar concedida ao Ministério Público Federal? Segundo ele, infelizmente, se vê uma estrada extremamente esburacada, onde pessoas têm vidas ceifadas e nada se faz. Mas praças de pedágio tiram dinheiro da população, o que ele considera um absurdo.

Enfim
A Codau iniciou a implantação de 300 novas lixeiras na cidade, sendo 110 nas ruas do centro, onde praticamente os equipamentos tinham desaparecido ou estavam danificados por vandalismo. Outros 400 coletores de lixo serão retirados, consertados e reinstalados. O importante é que as lixeiras tenham furos nos fundos para não acumular água das chuvas – como a Coluna flagrou na porta do Centro Administrativo – e evitar focos de dengue.

Reforço
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu o reforço de 20 patrulheiros e 12 novas viaturas para o período da ExpoZebu. Desde terça-feira (23), operação foi desencadeada pela corporação para a prevenção e redução dos acidentes de trânsito, a fiscalização de alcoolemia e o combate à ação de quadrilhas nas BRs 262 e 050, aumentando a segurança nas rodovias durante a feira. Ao todo, serão seis equipes de patrulhamento tático e motopoliciamento, além de 12 viaturas. Quem sabe assim acabem os ataques de ladrões na altura do bairro Residencial 2000.

Esclarecimento
Sobre a massa asfáltica arrancada pelas chuvas que causaram prejuízos à prefeitura, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras esclarece que a massa asfáltica utilizada segue todos os padrões de exigência dos órgãos de controle do país. A pasta trabalha massas a quente (CBUQ), aplicada com banho de ligação em piso seco, e a frio (PMF com ligante), aplicado em piso molhado. Ressalta que o tapa-buracos é um paliativo para evitar acidentes e prejuízos maiores à população. O correto é o rejuvenescimento asfáltico da malha viária deteriorada. Grande parte dela tem mais de 50 anos, porém o custo de recuperação é muito alto. A Sesurb aguarda a liberação de recursos para viabilizar o rejuvenescimento de locais mais atingidos.

Opinião
O publicitário Edsey Quinello postou no Facebook que “tantas coisas precisando acontecer na cidade e ainda existem pessoas preocupadas com a cor da tinta que foi usada pra pintar a Câmara Municipal, como se isso fosse resolver os problemas dessa má gestão”.

Foto/Facebook



Chamaram a atenção dos uberabenses os animais soltos em plena área central

Ti-ti-ti
- O governador Romeu Zema (Novo) desmarcou o café da manhã que teria com os deputados estaduais da oposição, ontem. Justificou que sua agenda não permitiria a reunião e que vai receber o grupo em 15 dias.
- Uma verdadeira tromba d’água caiu sobre os bairros Jardim Itália, Valim de Melo, Gameleiras e Abadia, no fim da tarde de terça-feira (23), assustando os moradores.
- Mais um servidor voltou a ficar preso ontem no elevador do Centro Administrativo.
- A Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura declarou que não comentaria sobre a proposta do vereador de oposição Thiago Mariscal (MDB) de assumir a Secretaria Municipal de Saúde por 90 dias.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia