JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 16/04/2019

Uberaba está em todas

Foto/Reprodução

O uberabense que assistiu ao Programa Globo Rural, na TV Globo, no domingo (14), pôde ver o exemplo do empresário Marco Túlio Paolinelli para o país, com o projeto “Produtor de Águas”. A reportagem está na edição mensal da Revista Globo Rural, que publica na capa manchete dos 100 anos do zebu no Brasil.

Impacto
Alegando dificuldades financeiras, o governo Romeu Zema (Novo) anunciou corte dramático no programa “Ensino em Tempo Integral” em todo o Estado. Dos três mil alunos da rede estadual atendidos em Uberaba no ano passado, apenas 50 vagas serão abertas este ano. E das 22 escolas credenciadas, apenas uma foi autorizada, a Geraldino Rodrigues da Cunha, no bairro Abadia, com duas turmas de 25 alunos. Cerca de 200 professores e auxiliares de serviços gerais caminham para a fila do desemprego.

Vergonhoso
Uberabense chama a atenção da Coluna para o estado dos banheiros no Mercado Municipal, no fim de semana. Porta quebrada, papelão no chão, sem papel-toalha e papel higiênico, sem nenhum cuidador. A saída encontrada por ele foi sair correndo com o filho para casa, deixando de fazer as compras no local. Na saída, ainda encontrou uma excursão chegando ao Mercadão.

Igual
No Cemea Abadia, onde aconteceu campeonato regional de handebol, a situação encontrada pelos atletas que usaram os vestiários não foi diferente da do Mercado. O vereador Thiago Mariscal (MDB) postou vídeo nas redes sociais mostrando que o público e os visitantes encontraram banheiros emporcalhados. Segundo ele, é preciso oferecer a devida estrutura com limpeza, vestiários, cadeiras ou arquibancadas para a realização desses eventos bacanas.

Repercussão
Causou impacto em todo o país a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores até 2022. A proposta do deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR) foi apresentada semana passada durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, com o objetivo de economizar recursos públicos com a votação e possibilitar eleição geral em 2022. A proposição tem a aprovação do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, para quem daria tempo de os prefeitos conseguir arrumar a casa, diante da crise financeira que enfrentaram nos últimos anos.

Manutenção
Equipe da concessionária MGO fazia ontem a poda e limpeza do complexo viário de intercessão das rodovias federais 050 e 262. Já operários da concessionária Triunfo Concebra faziam tapa-buracos poucos metros depois, na saída de Uberaba para Araxá, no trecho urbano, onde as chuvas deixaram verdadeiras crateras.

Interrupção
Uberabense informou à coluna que, por volta das 18 horas de sábado (13), durante o jogo do Uberaba Sport, o trânsito foi fechado nas imediações do estádio Uberabão, mas sem nenhuma sinalização. Apenas colocaram grades e fitas amarrando uma na outra. Nenhum guarda ou placa pra avisar os motoristas, obrigando-os a descer do bairro Fabrício na contramão, pelo lado oposto do estádio (torcida do Nacional). Conforme o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina, a sinalização foi retirada por terceiros. Segundo ele, ante o pequeno movimento, tão logo se notou o ato de vandalismo. E observa que o trânsito foi fechado e o tráfego de descida permitido até o ponto interditado, com conversão à esquerda.

Alerta de epidemia
Publicado ontem o novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Uberaba já tem 2.907 casos prováveis de dengue, sendo a incidência considerada muito alta, e, ainda, 38 ocorrências de zika vírus e 20 de febre chikungunya. Já Uberlândia registrou 10.879 casos suspeitos de dengue, 36 de chikungunya e 33 de zika.

Opinião do leitor
Wagner Caetano questiona a presidência da Câmara Municipal por que não barra a farra de homenagens. Seria de bom grado se cada vereador que quisesse fazer essa média a fizesse com o dinheiro do próprio bolso. É muito fácil gastar recursos públicos. E indaga até quando os trabalhadores vão viver num mundo e os políticos em outro? Outra coisa a questionar é se todos vão assinar o projeto para que os secretários prestem contas de 4 em 4 meses. Na iniciativa privada é toda semana, mas, em se tratando de poder público, esse prazo é um bom começo.

Ti-ti-ti
- Nem bem a temporada de chuvas está chegando ao fim e as queimadas já são verificadas na zona rural de Uberaba e região.
- Expectativa dos servidores municipais é lotar o plenário da Câmara Municipal hoje de manhã, para acompanhar a votação do projeto de reajuste salarial e do tíquete-alimentação.
- Funcionalismo municipal usa as redes sociais para mobilização.
- Jornalista Edson Santana desfiliou-se do PPS, conforme postagem feita no Facebook, mas avisou que continuará contribuindo por mudanças nos rumos da política de Uberaba.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia