JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 11/04/2019

Cruzada por voos
A partir de amanhã, a Passaredo voltará a fazer a rota Uberlândia a São Paulo, através do Aeroporto de Guarulhos. As decolagens serão às 8h45, com aterrisagens às 10h25. O retorno acontecerá às 18h30, com pouso na cidade vizinha às 20h05. Uberaba não foi incluída nos novos voos da empresa, que passa por recuperação judicial.

Agilidade
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras deveria sempre ir a campo com a mesma agilidade do início da semana, após os estragos causados pelas chuvas de domingo (7). O que chama a atenção é que os pontos atacados foram mostrados pelos meios de comunicação e nas redes sociais por vereadores acionados por seus eleitores, mas existem outros.

Mais
Foram atendidos emergencialmente a entrada do bairro Beija-Flor, a região do JockeyPark/Estrela da Vitória e Bairro Planalto, região da avenida Deputado José Marcus Cherém e Jardim Maracanã. Ou seja, o trabalho é paliativo, para dar trafegabilidade aos veículos. A maioria dessas áreas não conta com rede pluviométrica, que precisa ser implantada.

Grave
Desde a construção de hipermercado na avenida Deputado José Marcus Cherém, o alagamento no entorno e de casas passou a ser constante. A enxurrada atravessa por baixo da rodovia e chega ao Jardim Maracanã, onde alaga, praticamente, todo o bairro. A equipe da Sesurb realizou, ainda, a limpeza de bueiros no bairro São Cristóvão. Já a equipe de recuperação asfáltica fez trabalhos emergenciais nas avenidas Santos Dumont, Santa Beatriz, Guilherme Ferreira, parte da Leopoldino de Oliveira, Marcus Cherém, dos Advogados, Edilson Lamartine, João XXIII, Saudade e Henrique Castejon.

Em alta
Minas Gerais exportou 1,6% a mais de produtos do agronegócio no 1º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando US$1,75 bilhão. O setor respondeu por 30,4% de tudo que foi exportado pelo Estado. O café, complexo soja, produtos florestais, carnes e complexo sucroalcooleiro foram os principais produtos comercializados, com destaque para volumes de algodão, milho doce, filé de peixe e pimentão.

Repercussão
A coluna revelou no domingo (7) a espera dos servidores da Fundação Cultural em receber os benefícios do Plano de Carreira aprovado desde 2016. O vereador Rubério Santos (MDB) saiu em defesa deles, com requerimento solicitando ao Executivo que cumpra, com urgência, a lei que instituiu o plano. Segundo ele, essa demora traz prejuízos para os 46 servidores da instituição, que acumulam perdas, sem acesso ao direito de progressão e promoção previstos.

Eleição
Deflagrado o processo de consulta à comunidade escolar para a escolha dos cargos de reitor e de diretor-geral dos Campi Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia e Uberlândia Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). A votação terá dois turnos. A fase atual é de formação das comissões eleitorais. O processo deve ser concluído em junho.

Em pauta
O Projeto de Lei que trata da retomada da comercialização e do consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol mineiros recebeu parecer pela constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas, na terça-feira (9). A proposta tramita em regime de deliberação em dois turnos, no plenário, e seguiu para análise das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Pública.

Resposta ao leitor
Presidente local do Sindicomércio, Marcelo Árabe, enviou resposta à opinião do leitor Segundo Neto. Diz que, primeiramente, é importante ressaltar que não culpa o insucesso nas vendas do comércio pelo feriado do Dia da Consciência Negra. O segmento respeita a data, que deve ser comemorada, entretanto com o funcionamento normal do comércio. O feriado dos “mortos”, como mencionado, é um feriado nacional e [o Sindicomérccio] não tem competência para extingui-lo. O Sindicomércio tem um trabalho voltado para os empresários do comércio varejista, atacadista e de bens e serviços e está aberto para mostrar os serviços prestados. Vergonhoso é ver o comércio sofrer com os altos custos e ficar de “braços cruzados”.

Foto/Facebook



No último fim de semana, bombeiros, Samu e UFTM fizeram simulação de salvamento na porta do Centro Educacional, chamando a atenção dos estudantes

Ti-ti-ti
- A Passaredo retomou ainda os voos de São Paulo para Salvador e Petrolina.
- O Governo de Minas anunciou, na terça-feira (9), que convocará 750 agentes penitenciários aprovados no processo seletivo aberto em 2018. Em março, os selecionados fizeram o curso preparatório e, teoricamente, já estariam prontos para assumir a função, mas ainda não tem data prevista.
- Avenida Niza Guaritá precisa ser recapeada. O serviço de tapa-buracos não resolve mais, gerando retrabalho constante.
- Servidores municipais criaram grupos no WhatsApp e se mobilizam, caso a prefeitura não atenda reajuste salarial de 10% e aumento no tíquete-alimentação.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia