JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 09/04/2019

Vitória da oposição
Ex-candidato a vereador Márcio Vaz foi o vencedor das eleições do Sindicato dos Trabalhadores da Codau (Sindae) pela oposição. Sua chapa, denominada “Renovação e Trabalho”, recebeu 136 votos, contra 93 da chapa de situação do sindicato. Já a chapa 1 obteve 44 votos. A votação, com urna itinerante, durou toda a semana passada.

Imbróglio
Foi parar no Conselho Universitário da UFTM manifestação de professor do curso de Psicologia contrária à exibição do vídeo “1964 – O Brasil entre as armas e livros” na universidade. A reitora Ana Lúcia Simões posicionou que a instituição é um espaço aberto para todas as manifestações e garantiu a exibição, que ocorreu no sábado (6). A página “Direita Minas – Uberaba” no Facebook trouxe a polêmica ao conhecimento público.

Lamentável
Tradicional rede local de lojas de material esportivo, localizada na rua Artur Machado e avenida Prudente de Morais, vai encerrar suas atividades. O aviso foi publicado nas redes sociais e, ao mesmo tempo, anuncia a promoção do estoque para o fechamento das portas.

Esvaziado
Coronel aposentado da PM, Hely Araújo da Silveira, conta que poucas pessoas participaram do protesto contra a perseguição à Lava Jato e contra o STF, na Praça do Mercadão, no fim de semana. No local foram distribuídos folhetos e adesivos de apoio à operação anticorrupção. Ele lamenta a ausência do uberabense em atos patrióticos, como neste, no qual ele falou sobre os excessos existentes no STF e os salários anuais de R$980 mil de cada um dos 11 ministros. Na oportunidade, coronel Hely lançou a ideia de se criar a campanha “Deixe o Zap e venha para a rua”.

Manobra
O Sindicato dos Educadores Municipais (Sindemu) disse que a categoria está revoltada com a manobra da Prefeitura para diminuir o salário nos dias de recesso criados por conta do atraso do início do ano letivo, do dia 1º para 18 de fevereiro, sob o argumento da existência de uma crise financeira. Além de economizar com a não contratação de cerca de 30% dos trabalhadores nas escolas e nos Centros de Educação Infantil, o município decidiu também não pagar as aulas excedentes dos educadores concursados. No entanto, as aulas não realizadas nas duas semanas iniciais estão sendo repostas agora pelos educadores. O Sindemu considera esse procedimento ilegal e vai acionar a PMU para corrigir a medida.

Cruzada por voos
O site Melhores Destinos mostra novo aumento da oferta de voos da GOL. A ligação de Guarulhos a Montes Claros teve início no dia 31 de março. A rota Guarulhos a Chapecó passa de duas operações para três, após 6 de maio. A partir de 30 de junho, a companhia passará a ter quatro opções de voos diretos para Goiânia, partindo de Guarulhos. Em 5 de agosto dará início aos voos para Joinville. Única companhia a operar entre São Paulo e Caldas Novas, a GOL irá incluir voos às quartas-feiras e sábados na rota que já é operada pela empresa às quintas-feiras e domingos, a partir de 1º de maio. A rota Congonhas a Presidente Prudente passará a ter três voos. Em 1° de julho, os voos diários para Maringá subirão de três para quatro.

Opinião da leitora
Maria Liduína da Cruz volta a cobrar ação das lideranças políticas e classistas para que a GOL Linhas Aéreas inclua Uberaba no seu plano de expansão de voos. Ela elogia o trabalho do governo municipal na atração da fábrica da Cervejaria Petrópolis e outras, mas lamenta que não tenha o mesmo empenho na conquista de novos voos para a cidade.

Prejuízo
O jornalista e produtor rural Waldemar Filmiano Neto volta a reclamar do serviço “porco” da Prefeitura de Uberaba na estrada vicinal que liga Uberaba a Almeida Campos, causando prejuízos aos motoristas. Depois de literalmente comer poeira durante 15 dias, bastou a chuva de domingo (7) para a estrada virar um brejo e todo o serviço – horas e horas de máquinas pagas com o dinheiro público – ir por água abaixo. A lama tomou conta, os buracos voltaram e a terra solta da estrada vai assorear afluentes e o próprio rio Uberaba. O interessante é que o problema tem se agravado nos últimos anos e as providências são sempre paliativas.

Foto/Facebook


Caminhões ficavam atolados na estrada

Ti-ti-ti

- Uberabenses reclamaram nas redes sociais dos serviços de pronto-atendimento dos hospitais particulares no fim de semana.
- Prefeitura precisa agilizar as licitações para resolver as inundações nas avenidas Deputado José Marcus Cherém e Prudente de Morais. Os dois locais voltaram a alagar com a chuva desse domingo.
- O empreendedor rural Jonadan Ma recebeu das mãos do ex-ministro Roberto Rodrigues o prêmio “Destaques da Pecuária”, na categoria Fazenda Sustentável, na semana passada, em São Paulo.
- Ladrões invadiram o Centro Municipal de Educação Infantil do Parque São José, no fim de semana, obrigando a direção a suspender as aulas.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia