JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 07/04/2019

Quem pode ajudar?
Servidores da Fundação Cultural cobram a implantação do plano de carreira, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo, em junho de 2016. É que, até agora, nenhum deles viu um real sequer a mais nos salários, como propalado na época. Apesar de correr atrás, ninguém tem uma resposta sobre os benefícios.

De fora
Uberaba não apareceu entre as 39 cidades destaque na premiação “Rumo à universalização”, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A solenidade aconteceu durante o II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, em São Paulo, no dia 28 de março. Dentre os municípios premiados estão Franca, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Guaíra, Votuporanga e Uberlândia, na região.

Continua na capital
Depois de vários anos sendo realizada em Uberaba, a Megaleite acontecerá em Belo Horizonte pelo 3º ano consecutivo. Agora, a feira é denominada de Exposição Internacional do Agronegócio do Leite. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas passem pelo Parque da Gameleira, entre os dias 19 e 22 de junho. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando abriu as inscrições de animais para o evento. A expectativa é de que participem em torno de 1,4 mil exemplares das raças leiteiras. Este ano, para apaziguar os ânimos em Uberaba, a entidade fez a etapa mineira do circuito nacional junto à Expoinel Minas, no Parque Fernando Costa.

Volta do benefício
Irrigantes e aquicultores que praticam suas atividades no horário noturno – entre 21h30 e 6 horas – voltaram a ter desconto na tarifa de energia. Na quinta-feira (4), o governo federal publicou decreto que restabelece o incentivo que havia sido cortado no fim do ano passado. Os produtores irrigantes estavam arcando com aumento de mais de 40% no valor da tarifa de energia.

Foto/Cristiano Bizzinotto

 

Indianos foram recebidos pelo presidente Arnaldo Manuel

Interesse
A ABCZ recebeu nos últimos dias a visita de uma comitiva da Índia, liderada pelo secretário-adjunto do Ministério da Agricultura, Mihir Kumar Sing. O grupo esteve na entidade para conhecer um pouco mais do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) desenvolvido pela entidade, ficando demonstrado o interesse deles por uma parceria envolvendo o governo indiano, a Embrapa e a ABCZ.

 

Cruzada por voos

Documento do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) revela que, a partir de 1º de maio, os aeroportos de Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto passarão a funcionar das 6 às 24 horas, e não mais 24 horas ao dia. O entendimento do jornalista Renato Alves, que criticou a decisão, é de que a medida favorece os aeroportos regionais de Uberlândia e Campinas, aumentando a demanda de passageiros. Uberaba deveria pegar essa carona.

Tudo parado
O Complexo Industrial da Mosaic Fertilizantes em Araxá continua parado, sem previsão de retomada das atividades, em função da interdição das represas de rejeito pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Por outro lado, a empresa informou que está realizando intervenções nas represas para elevá-la ao nível de segurança exigido. Todas as ações estão sendo acompanhadas por técnicos especializados. Além disso, estão sendo feitas vistorias diárias e registradas junto à ANM. A paralisação obrigou as demais unidades da Mosaic, inclusive de Uberaba, a aumentar a produção.

Mais
Uma represa em Uberlândia e outra em João Pinheiro ainda não contam com o relatório da ANM, devido à falta de documentação. Em Tupaciguara, três barragens não tiveram a condição de estabilidade verificada pela Feam.

Sim
Indagado pela coluna, o deputado estadual Heli Andrade (PSL) declarou ser favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a extinção do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). O projeto já tinha a adesão de 28 parlamentares. Atualmente, esse tribunal existe apenas em Minas, São Paulo e no Rio Grande do Sul. O objetivo é adequar o Estado ao restante do país, além de evitar um gasto de R$59 milhões anuais.

Direto ao problema
A Secretaria Municipal de Saúde deveria mobilizar os profissionais das unidades de saúde, alunos e servidores das escolas, dos Cras e de outras unidades que a prefeitura possui nos bairros onde há maior incidência de dengue. Em determinados dias, todos deveriam ir para as ruas e para dentro das casas e áreas públicas para a eliminação de focos da dengue. Só assim a epidemia que assombra a cidade pode ser contida, já que os casos suspeitos dispararam nas últimas semanas.

De fora 2
Uberaba não aparece entre as principais cidades mineiras no estudo sobre empresas de alto crescimento, realizado pela Cátedra Insper-Endeavor e Neoway, com 1.027 iniciativas no Estado. Belo Horizonte, Uberlândia e Santa Rita do Sapucaí são polos. Para ser considerada uma EAC, a organização precisa ter no mínimo dez colaboradores e crescimento de 20% por três anos consecutivos. Uma empresa que cresce acelerada influencia toda uma região.

Sem entender
Com a regulamentação da profissão de guia turístico, o Ministério do Turismo está divulgando a necessidade de pessoas quem atuam na área se profissionalizarem. Do contrário, estarão cometendo crime e poderão ser até mesmo presas. Já a profissão de jornalista foi desregulamentada e qualquer um pode exercê-la. Pode?!

Grátis
Prefeituras mineiras interessadas em receber assessoria técnica gratuita em áreas como orçamento e finanças, gestão de pessoas, licitação e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas e logística podem se inscrever para o “Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem)”, da Fundação João Pinheiro (FJP). A solicitação deverá ser feita até o dia 16 de abril.

Ressarcimento
Portaria do Ministério da Saúde vai beneficiar Uberaba, estendendo para seis meses o prazo de pagamento da verba de custeio às unidades básicas de saúde que perderam profissionais do Programa Mais Médicos. Até então, o repasse era cortado caso a unidade permanecesse sem profissionais por mais de dois meses.

Esclarecimento
Sobre a UPA da Criança não fazer exames dos pacientes depois das 23 horas, solicitando a eles que voltem para casa e retornem na manhã seguinte, a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles Vilela Teodoro, emitiu o seguinte esclarecimento: “A UPA da Criança realiza coleta de material e encaminha para exames também à noite. Tanto à noite como durante o dia é comum (como também nas demais unidades) que ao paciente sem complicações ou riscos seja proposta a opção de ir para casa (ou mesmo os pacientes fazem isto espontaneamente) e voltar horas depois, a fim de não ficar no local por muito tempo, aguardando o resultado das análises. Na UPA da Criança, mais de 90% dos atendimentos são classificados como azul e verde, que se referem a situações mais simples, sem gravidades”.

Ti-ti-ti

- Conselheira municipal de Saúde, Marieta Barbalho, deixou a função voluntária, depois de anos de dedicação. Seus posicionamentos em defesa do SUS marcaram sua presença naquele conselho, que perde com sua saída.

- Na sexta-feira (5), pesquisa de satisfação era realizada com acompanhantes de pacientes do Hospital da Criança. Outras pessoas que também se propunham a responder não eram ouvidas.

- A Raízen esclarece que não há plano de expansão para a área de Uberaba e que o arrendamento de 150 hectares, na verdade, já está em fase de finalização. A empresa reitera que teve conversas com a Prefeitura de Uberaba sobre uma possível manutenção conjunta da estrada de acesso a essa área arrendada, mas que não há negociações de contrapartidas.

- Moradores de Peirópolis foram surpreendidos na noite de sexta-feira (5), com a pulverização de fumacê, presente pela primeira vez na comunidade. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia