JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de dezembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 07/12/2018

Contra a casa
Contribuintes manifestaram à coluna que o atendimento ao público na Central de ISSQN, na avenida Maranhão, deixou de ser feito às 8 horas e passou a ser das 12 às 18 horas. Eles entendem que a medida está prejudicando o próprio município, uma vez que no local continua trabalhando pessoal de manhã, mantendo o ar-condicionado, equipamentos e luzes ligados, o que não gera a economia desejada. À tarde, as filas dificultam o atendimento e muitos vão embora sem emitir as notas fiscais, considerando que precisam abrir o processo, gerar o boleto, ir ao banco ou lotérica e voltar à central, o que dificilmente dá para ser feito no mesmo dia. Enquanto isso, o cidadão que quer fazer as coisas corretamente é prejudicado.

Desativado
De acordo com ata do Conselho Municipal de Turismo, de 26 de novembro, o Convention Bureau de Uberaba continua desativado. O presidente Mauro Moraes falou da necessidade da reativação ser outra pauta principal do Comtur. Conselheiros ressaltaram a importância de se reativar o Convention Bureau.

Favoráveis
Os deputados Adelmo Carneiro (PT), Aelton Freitas (PR), Marcos Montes (PSD) e Zé Silva (SDD) votaram favoráveis à aprovação do projeto de Lei Complementar do Senado, que permite aos municípios receberem transferências voluntárias, obterem garantia direta ou indiretamente de outro ente e contratarem operações de crédito mesmo se não reduzirem despesas com pessoal que estejam acima do limite. Se for sancionado o projeto, a lei entrará em vigor com efeitos apenas para o exercício financeiro subsequente. Caio Narcio (PSDB) não participou da votação. O PSL de Bolsonaro foi contra.

No fim
Apesar da mudança da Mesa Diretora, o presidente Luiz Dutra (MDB) abriu pregão presencial de contratação de empresa para reparos gerais no Paço Municipal e anexo Wilson de Paiva. O credenciamento dos licitantes será no dia 18. O contrato terá duração de 12 meses.

Cuidado
Boletim epidemiológico, divulgado segunda-feira, 3, pela Secretaria de Estado da Saúde, mostra que os casos suspeitos de dengue subiram para 349. Só em novembro foram 43 novos registros, com a oscilação de sol e chuva, o que propicia a reprodução do transmissor. Em Uberlândia, a situação é ainda mais grave, com 1.665 ocorrências, sendo 125 no mês passado. Nas duas cidades, a incidência é considerada média. A saída é eliminar os focos do Aedes aegypti.

Mais grave
Em cidades no entorno de Uberaba, os casos de dengue são ainda mais graves. Em Conceição das Alagoas são 176 doentes, desde janeiro, e em Delta, outros 112. A incidência nesses dois municípios é considerada muito alta. Já em Planura são 49 ocorrências e em Santa Juliana, 45, mostrando incidência considerada alta.

Oportunidade
Os gestores do Hospital Regional mudaram o prazo de inscrição de processos seletivos, de um para dois dias. A nova vaga aberta, com publicação no jornal oficial Porta-Voz de quarta-feira, 5, é para bedel, também conhecido como porteiro. Os interessados deverão registrar seus currículos e candidatar-se à vaga até as 22 horas de hoje. Mais informações pelos telefones (34) 3334-7648 ou 3334-7649.

Opinião do Leitor
Wagner Caetano declara que o secretário municipal da Saúde deveria ter feito os cortes antes ao dizer que as medidas anunciadas não prejudicarão o atendimento ao público. Ele observa que fica impressionado com a falta de administração do dinheiro público e sugere que façam como o prefeito de Patos de Minas, cortando os próprios salários e do secretariado. Isso, para o leitor, é um exemplo que deveria ser seguido.

Foto/Leitor

Moradores da rua Governador Valadares, perto do número 1.100, reclamam que estão depositando lixo em caçamba de material de construção. O odor está insuportável

Ti-ti-ti

- O governo Pimentel (PT) continua retendo os repasses do ICMS às prefeituras. Os depósitos deveriam ter ocorrido na terça-feira, 4, mas até ontem não tinham sido feitos, dificultando o pagamento dos salários dos servidores municipais.
- No dia 29 de novembro, a Secretaria Municipal de Obras recebeu mais R$90.730,59 da Caixa Econômica Federal. Trata-se de recursos destinados à implantação de vias de ligação à avenida Randolfo Borges Júnior, através da avenida Interbairros.
- Moradores dos bairros de Lourdes e Volta Grande reclamam da falta de água nos dois últimos dois dias. Ao ser acionados, atendentes do Codau disseram aos consumidores, por telefone, que a responsável pela interrupção do fornecimento foi a Cemig, para serviços de manutenção.
- A manifestação contra o aumento da tarifa do Codau está mantida e será mesmo no dia 14, às 11 horas, defronte do centro do Codau, na avenida Nenê Sabino, apesar da redução do percentual de reajuste de 9,8 para 6,8%.
- Duas professoras do programa de Educação Especial, que atendiam estudantes autistas, teriam sido demitidas pela prefeitura.

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia