JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de dezembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 06/12/2018

Descontentamento
Usuários da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães recorreram às redes sociais para protestar contra a redução do horário de atendimento. A Fundação Cultural, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas, confirmou que o expediente será das 8 às 18 horas, e não mais até as 20 horas. O espaço não abrirá mais à noite, sendo a alteração provisória. Visa a economia de gastos, de acordo com Decreto de Emergência Financeira, com menor impacto ao fluxo de usuários devido às férias escolares. Para tomada de decisão, foi avaliada a frequência dos usuários nos três períodos. Nos últimos 3 meses, no período noturno, a frequência foi de 10% em relação ao matutino e 16% em relação ao vespertino, o mais utilizado.

Agravante
Às vésperas do pagamento da folha de novembro e do 13º salário, o governo de Minas não depositou na terça-feira, 4, o repasse semanal de ICMS, obrigatório, aos municípios. Só a Prefeitura de Uberaba tem mais de R$110 milhões para receber do Estado.

Prudência
Marcos Jammal agiu rápido e com sensatez ao adiar o último feirão de imóveis, programado para este fim de semana pela Cohagra e construtoras. É que ninguém sabe como ficarão as regras do Programa Minha Casa Minha Vida no governo Bolsonaro, após a anunciada fusão dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional. No entanto, a expectativa é grande, diante da necessidade de retomada do desenvolvimento econômico do país, mas os subsídios podem ser alterados.

Expectativa
Com a reunião de ontem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com as lideranças e parlamentares do PR e PSDB, aumenta a expectativa de que Aelton Freitas possa retomar sua vaga na Câmara dos Deputados, já que é o 1º suplente da coligação. Sua atuação junto ao DNIT pode fazer com que ocupe posto no Ministério da Infraestrutura. Ele é próximo do ministro indicado para comandar a pasta, Tarcísio Gomes de Freitas.

Manifestação
Ex-candidato a deputado Gleibin Terra (PRTB) postou mensagem no grupo de WhatsApp denominado “Uberaba acima de tudo”, afirmando que a manifestação contra o aumento da tarifa do Codau está mantida, em que pese a redução do percentual de 9,8% para 6,8%. A manifestação passou do dia 14 para o dia 15, às 11 horas, defronte do centro do Codau, na avenida Nenê Sabino.

Maloqueiros
Adolescentes estão tocando terror dentro das estações tubo do sistema de ônibus BRT, amedrontando os usuários, para que não sejam denunciados. Eles entram sem pagar tarifa, forçando e estragando as portas. Em seguida, passam a bater nos vidros e a xingar as pessoas do lado de dentro, inclusive no interior dos ônibus, para que liberem os bancos para eles se sentarem.

Necessário
É preciso que o consórcio Transube enfrente os problemas causados por esses infratores dentro do sistema de ônibus. As empresas não podem deixar a fiscalização apenas nas mãos da PM e da Guarda Municipal, como se não tivessem obrigação com a proteção de seu patrimônio e do poder público. Uma das propostas é a criação de um grupo de segurança, para reduzir os prejuízos com danos e o não pagamento das passagens.

Oportunidade
O chamamento público lançado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para apoiar municípios em projetos de infraestrutura tem até esta sexta-feira para a inscrição de projetos a serem desenvolvidos em 2019. Podem ser inscritas iniciativas de Parceria Público-Privada (PPP) ou concessão comum de municípios de todos os portes. As áreas prioritárias são iluminação pública e manejo de resíduos sólidos. O edital e anexos estão publicados em www.bdmg.mg.gov.br/setor-publico.

Opinião
José Carlos Reis declara que a prefeitura sempre arruma uma boquinha para militares aposentados, inclusive ex-comandantes e ex-oficiais que serviram nos batalhões da cidade. Ele duvida, mas indaga se esses ex-policiais estão na lista de dispensas, já que recebem polpudas aposentadorias do Estado?

Foto/Facebook

Também participaram do último programa “Falou & Disse” no sinal analógico da TV Universitária, com Paulo Sarkis, os ex-apresentadores Jotinha, Décio Bragança e Alan Carlos. A emissora promete voltar com novidades no 1º bimestre do ano que vem em sinal digital, sob o comando da Funepu

Ti-ti-ti
- Na sua despedida da Câmara dos Deputados, Marcos Montes (PSD) foi um dos homenageados, inclusive com foto na galeria de ex-presidentes, da Frente Parlamentar da Agropecuária, na terça-feira, 4.
- A exploração do potencial dos lagos das hidrelétricas do rio Grande é outro atrativo que deve fazer do plano de desenvolvimento do turismo na região.
- Pessoas desconfiam que jovens que estão tocando terror dentro dos ônibus BRT podem ser estudantes que trocam as camisetas das escolas para não ser identificados. Eles agem em bando, principalmente na saída do turno escolar.
- Gleibin diz que estará presente na manifestação contra o Codau o deputado federal eleito André Janones, de Ituiutaba.
- Apesar do sobrenome igual, Aelton Freitas e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas não têm grau de parentesco.

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia