ALTERNATIVA

Fechamento da fábrica da Black & Decker em Uberaba é apenas boato

Lídia Prata
Publicado em 25/05/2019 às 08:23Atualizado em 17/12/2022 às 21:03
Compartilhar

Foto/Divulgação

Elisa Araújo, presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, e o prefeito Paulo Piau prestigiaram Angela Ma, que recebeu o Mérito Industrial, em Belo Horizonte

Conversa fiada

Não passa de boato a história de fechamento da fábrica da Black & Decker em Uberaba. Também não procede a notícia de demissão em massa de funcionários. Essa boataria vem circulando desde quinta-feira, espalhada por um blog que, pelo que se percebe, não checou a informação. Segundo o diretor industrial Fernando Bartolozzo, as três plantas da Black no Brasil estão funcionando normalmente, incluída a de Uberaba. Não se cogitou sequer esse falado fechamento de unidade, muito menos demissão em massa.

Nota oficial

Na tarde dessa sexta-feira, a direção da Black & Decker emitiu uma nota de esclarecimento aos empregados, explicando exatamente que esse papo de fechamento de fábrica e de demissões é mentira. Tanto a planta quanto a operação do Centro de Distribuição continuarão operando normalmente, estando mantidos os mais de mil empregos em Uberaba.

Reestruturação

Embora não se saiba a origem da boataria, ao que tudo indica surgiu a partir da demissão de três funcionários recentemente, um dos quais em razão da reestruturação do Departamento Jurídico da Black & Decker, que passa a ser concentrada em São Paulo. Mas daí a deduzir que a empresa está promovendo “demissão em massa” é um exagero, convenhamos.

Em alta

Na contramão do desemprego assustador registrado no país, mais de 600 vagas de emprego foram registradas em abril no Sine de Uberaba. Esse número é quase quatro vezes maior que o registrado em março. Titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes credita esse bom desempenho à Lei de Incentivos do município. “Toda empresa que recebe incentivo deve ter sua intermediação de vagas por meio do Sine, captando mão de obra prioritariamente local” – frisa o secretário.

Novos negócios

Dados da Sala Mineira do Empreendedor também mostram que, somente em abril, foram abertas 446 empresas no município. Dessas, 337 são microempreendedores individuais (MEI) e 77 representam microempresas.

Verde e amarelo

Várias entidades de classe de Uberaba estão empenhadas em levar um número expressivo de pessoas à praça Pôr do Sol, amanhã, às 10h, para manifestação de apoio às reformas no país. Romeu Borges (Sindicato Rural), José Peixoto (Aciu) e Antônio José Bessa Ferreira (Adesg) foram às redes sociais nessa sexta-feira para conclamar os uberabenses a participar do ato.

Olha o carão!

Em esquema de voluntariado, estudantes uberabenses estão abordando motoristas no trânsito para falar sobre a importância do uso do cinto de segurança e do cumprimento de regras de trânsito. Mas, na maioria dos casos, flagram os motoristas com celular em mãos. “Vamos guardar o aparelhinho?” – sugerem os jovens, para constrangimento dos tagarelas ao volante.

Mérito industrial

Fundadora e diretora da Araunah Foods, Angela Toledo Ma recebeu o prêmio “Mérito Industrial”, entregue pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), durante comemoração do “Dia da Indústria”, em Belo Horizonte. Conduzida pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a solenidade contou com a presença da presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Elisa Araújo, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, além de deputados federais e estaduais e industriais mineiros.

Foto/Jairo Chagas

Está tão fininha a camada de asfalto colocada na avenida Terezinha Campos Waack que dificilmente resistirá intacta à próxima chuva. Não tem nem 2cm de espessura...

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por