ALTERNATIVA

Codau vai mudar o nome passando a ser companhia

Lídia Prata
Publicado em 17/12/2018 às 20:10Atualizado em 17/12/2022 às 16:30
Compartilhar

Nome novo

Agora é definitiv o Codau vai mudar o nome para Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas. A mudança foi aprovada nessa segunda-feira pela Câmara Municipal, assim como outro projeto de lei complementar que altera a estrutura organizacional do Codau. Com isso, a partir do ano que vem o Codau assumirá também a responsabilidade pela gestão do lixo e drenagem urbana, além do tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. Na prática a mudança do nome não altera nada, mas a inclusão de outros serviços dentre as atribuições do Codau poderá dar nova dinâmica a ambos.

Lixeiras novas

De cara, o presidente Luiz Guaritá Neto anuncia sua intenção de adquirir cerca de 200 lixeiras para serem distribuídas e instaladas na cidade, contemplando não apenas o centro, como também os bairros. Quem sabe essa medida faça com que as pessoas parem de jogar lixo na rua?

Do contra

Ninguém entendeu a posição do vereador Tiago Mariscal, único que votou contra os dois projetos do Codau (novas denominação e estrutura organizacional). Nos últimos tempos, Tiago tem votado sistematicamente contra os projetos do Executivo e, não raro, posta críticas ao governo municipal em suas redes sociais. Como essa mudança de postura é recente, as apostas correm soltas sobre a motivação que estaria por trás dela...

Mais caro

Voltando ao Codau, execução de serviços de automação das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE 01 à EEE 14), assim como a operação assistida da automação da Estação de Tratamento de Água (ETA), dos centros de reservação (CR02 ao CR13), e da estação de tratamento de esgoto (ETE) Hugo Rodrigues da Cunha, vão custar R$ 383.887,03 a mais para o Codau. Aditivo já foi publicado, confirmando acréscimo no percentual de mais de 22%.

Novo fôlego

Codau também esticou em mais 120 dias (sem acréscimo no preço, neste caso) o prazo para a empreiteira Tridel Construtora terminar os serviços de engenharia da interligação da rede de captação no trecho inicial e no trecho final, assentamento de tubos em ferro fundido, construção de poços de visita e dissipador na Captação Rio Claro.

Nova direção

Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal toma posse oficialmente depois de amanhã, tendo na presidência o vereador Ismar Vicente dos Santos, o Ismar Marão. Solenidade será às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal, na rua Manoel Borges.

Economia, enfim!

Prevaleceu o bom sens a Prefeitura rescindiu dois contratos de locação que atendiam à Fundação Municipal de Esporte e Lazer, a Funel. O prédio do Jockey Club, na praça Rui Barbosa, e o estádio JK, do Nacional Futebol Club, foram “devolvidos” aos seus respectivos proprietários. Economia será substancial para os cofres públicos, que andam numa pindaíba danada. Que outras medidas semelhantes sejam efetivadas também.

Cinto apertado

Além dos proprietários de imóveis notificados pelos Correios, o Porta-Voz de sexta-feira publicou lista nominal contendo 33 nomes de 33 contribuintes autuados por falta de limpeza de terreno, depósito irregular de material de construção em passeios, passeio danificado, imóvel abandonado e por aí vai. O que não dá para entender é que alguns dos autuados são reincidentes e continuam acreditando na sorte.

Arrocho

Melhor sorte não têm os contribuintes em débito de tributos com o Município. Prefeitura vai apertar ainda mais a cobrança, na tentativa de reforçar o caixa. Na mesma edição do jornal oficial do dia 14 saiu publicada lista imensa de pessoas não localizadas pelos Correios para receber notificação. Neste caso, os débitos referem-se a Cosip, IPTU, ISSQN e até taxa de cemitério!

Como assim?

Mais dois comissionados foram nomeados na sexta-feira...

Hino oficial

A música "Oh, Minas Gerais" poderá se tornar hino oficial de Minas Gerais. Projeto nesse sentido deve ser votado em segundo turno na ALMG. Inicialmente, a intenção era escolher o hino a partir de concurso. Mas, convenhamos, essa música já é um "clássico" dos mineiros desde Juscelino. Difícil superá-la no gosto popular.

Novos rumos

Ícone da hotelaria brasileira desde sua inauguração em 1923, o Copacabana Pálace, no Rio de Janeiro, acaba de ser vendido ao grupo LVMH, dona da Louis Vuitton e de outras grifes de luxo. Negócio envolveu cifras monumentais: US$ 3,25 bilhões.

Caiu a máscara

As redes sociais não perdoam... Prisão do médium João de Deus rendeu memes diversos no fim de semana. Um deles diz que, depois de Lula, o Brasil perde mais um “santo”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por