ALTERNATIVA

José Silva, do SDD pode perder o mandato e ter seu diploma cassado

Lídia Prata
Publicado em 12/11/2018 às 18:42Atualizado em 17/12/2022 às 15:23
Compartilhar

Laços estreitos

De volta ao Brasil depois da segunda viagem à China este ano, o prefeito Paulo Piau está convencido de que há muito campo para a ampliação das relações comerciais com aquele país. “E Uberaba está avançada para o reforço dessa relação” – assegura Piau, sem adiantar muitos detalhes.

Problema à vista

No retorno ao batente, o prefeito terá pela frente uma “bomba” para desarmar. Trata-se da manutenção – ou não – do escritório de advocacia de Mateus Moura Lima para acompanhamento judicial das demandas envolvendo o município de Uberaba em segunda instância. Com a prisão de Mateus Moura, na sexta-feira, sob suspeita de envolvimento em esquema de corrupção juntamente com o vice-governador Toninho Andrade, será difícil continuar confiando tamanha responsabilidade a esse advogado ou ao escritório por ele comandado. Com a credibilidade abalada, o “trânsito” desses profissionais nos tribunais ficará irremediavelmente comprometido.

Valor expressivo

O valor pago mensalmente pela Prefeitura de Uberaba ao escritório de Mateus Moura, em BH, corresponde a pouco mais de R$30 mil. Nas mesmas condições, a PMU poderá contratar qualquer outro escritório profissional na capital mineira, até mesmo mediante licitação, caso assim entenda necessário.

Na rua

Depois de ser preso pela Polícia Federal na operação Capitu, o vice-governador Antônio Andrade foi beneficiado com habeas corpus concedido pelo ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça.

Livres novamente

O mesmo ministro Nefi Cordeiro, do STJ, atendeu pedido da defesa de Joesley Batista e Ricardo Saud, que foram soltos novamente na tarde passada. Esse vai-e-vem da polícia e Judiciário causa um tremendo mal-estar e uma enorme insegurança na população. As instituições ligadas à Justiça precisam afinar o discurso o quanto antes.

No paredão

Acusado de uso indevido da máquina pública para se reeleger, o deputado federal José Silva, do Solidariedade, pode perder o mandato e ter seu diploma cassado. De acordo com a representação do Ministério Público Eleitoral, José Silva distribuiu 80 tratores que teriam sido adquiridos pelo Incra para assentamentos agrários, mas teriam sido distribuídos a municípios com fins meramente eleitorais. Ainda segundo o MP, numa das solenidades de entrega, no município de Gameleiras, houve pedido explícito de voto para José Silva. Entre as 25 cidades por ele contempladas com as máquinas agrícolas, o deputado esteve entre os cinco mais votados em 17 delas. Vale lembrar que ele recebeu expressiva votação em Uberaba, mas não foi contemplada com os tratores.

Brechas escancaradas

Toda eleição é a mesma coisa: mudam as regras, mas os candidatos malandros sempre acham um jeitinho de burlá-las. O Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral já identificou mais de 25 mil irregularidades nas prestações de contas dos candidatos nas eleições deste ano. Foram usados os mais diversos artifícios, desde doações feitas por defuntos até pessoas cadastradas no Bolsa Família, que, teoricamente, não teriam condições financeiras para contribuir financeiramente com partidos ou candidatos.

Verde para sempre

Aproveitando o período de chuvas, Piau pretende acelerar imediatamente o plantio de árvores em espaços públicos da cidade. Equipes encarregadas do serviço já estão devidamente treinadas e prontas para entrar em ação.

Olha o mato aí!

Em compensação, a chuva tem sido acusada de atrasar o trabalho de capina de praças e canteiros públicos. Interessante observar que o mesmo não ocorre com o serviço de tapa-buracos, que está aproveitando as brechas dadas por São Pedro para entrar em ação.

Sucesso

A exemplo das edições anteriores, foi um tremendo sucesso a ExpoCigra Fiemg 2018. Mostra apresentou uma série de produtos “made in Uberaba”, valorizando o talento da nossa terra tanto na indústria quanto no comércio, no artesanato (palmas para a turma da Amur, com um estande repleto de itens lindos!) e serviços. Presidente Gleison Borges, do Cigra, e Elisa Araújo, Fiemg Regional, merecem os aplausos pelo evento de qualidade que realizaram.

Voo próprio

A julgar pelo trabalho arrojado dos arquitetos associados ao IEATM, já está na hora de terem um evento próprio, ampliado, nos moldes da mostra CasaCor. A cada edição da ExpoCigra Fiemg, os estandes criados e decorados pela equipe comandada por Ale Roso surpreendem e encantam os visitantes. Está lançado o desafio para o voo próprio!

Sortuda

A corretora de seguros Andréia Luísa da Silva foi a sortuda que faturou veículo Onix Chevrolet 0km através da compra da chave premiada na campanha Chave do Bem. A campanha foi desenvolvida pelos Lions Clube, Rotarys Clube e pela União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur) para arrecadar fundos para instituições sociais do município. Segundo a coordenação do projeto, o resultado da campanha atingiu R$90 mil. A chave premiada foi vendida a Andréia por Leandro dos Santos Souza, do Rotary Club Uberaba.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por