FALANDO SÉRIO

Instituto Ethos pede a retirada das cédulas de cem reais para dificultar a lavagem de dinheiro

Wellington Cardoso
Publicado em 19/07/2019 às 19:21Atualizado em 17/12/2022 às 22:38
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Queda

Reflexo direto da reforma trabalhista implementada em 2017, a Justiça do Trabalho de Minas Gerais (3ª Região) registrou no primeiro semestre deste ano cerca de 83,2 mil ações movidas por trabalhadores. Esse número é 38,5% menor que as 135,5 mil ações judiciais no primeiro semestre de 2017.

Reflexão

Com uma nova reforma trabalhista (ainda mais severa) a caminho, algumas questões emergem: a Justiça do Trabalho vai sobreviver? Vai sobrar alguma coisa para o trabalhador reclamar? Essa preocupação é compartilhada pelos advogados trabalhistas uberabenses Euseli dos Santos (mestre em direito pela Unaerp) e José Humberto da Silva Ramos (professor da Unipac de Uberaba).

Vergonha

Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo Dilma Rousseff (PT) que prometia rodovias duplicadas, transportes de passageiros e cargas mais rápidos e seguros, aumento da competitividade dos produtos brasileiros e, pra variar, exigia como contrapartida pagamento de pedágio em estradas federais, após seis anos de vigência, continua fazendo o brasileiro de bobo. Apesar de a ANTT estimar que cerca de R$4,4 bilhões já foram arrecadados pelas concessionárias, dos 3.553 quilômetros de estradas que deveriam ser duplicados, apenas 618 quilômetros estão prontos.

Tchau, querida?!

O Instituto Ethos e o movimento Transparência Brasil estão entre os signatários de proposta que pede a retirada das cédulas de cem reais de circulação. Motivação para o ofício entregue à diretora de meio circulante do Banco Central, Carolina de Assis Barros, seria dificultar a lavagem de dinheiro, a sonegação fiscal e combater a corrupção. O fim de notas altas dificultaria o armazenamento e transporte pelos criminosos.

Parabéns?!

O Brasil mais uma vez assume a liderança. Ranking negativo parece ser mesmo com a pátria tupiniquim. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ouviu mais de 100 mil professores, somos campeões em agressões verbais ou intimidações impostas por alunos aos docentes.

Triste

Pesquisa do Sindicato dos Professores de São Paulo aponta que mais da metade dos professores da rede estadual de ensino já sofreu algum tipo de agressão. A verbal é a mais comum, com 44%, seguida por discriminação (9%), bullying (8%), furto/roubo (65) e agressão física (5%).

Exclusão social

Sem dúvida, a ausência de acesso a recursos materiais (pobreza) não é a única motivação para o crescimento contínuo da violência contra professores. O relativismo moral imposto desde o fim do século passado soma-se à falta de estrutura familiar, ausência de pulso dos pais, omissão do Estado e a adoção de uma exagerada cultura “vitimista” no tratamento de questões que claramente exigem a retomada da disciplina nas escolas.

FGTS

Notícia de liberação parcial dos depósitos do FGTS para os trabalhadores pode ser acompanhada de medidas impopulares. Especula-se o fim do saque automático do fundo em caso de dispensa sem justa causa, entre outras possíveis alterações.

Direitos humanos

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Uberaba, a advogada Trícia Beatriz Roza de Oliveira afirmou que essas garantias fundamentais devem ser asseguradas para todos os cidadãos. Inclusive, posicionou-se publicamente à disposição das famílias das vítimas do assalto a banco que aterrorizou Uberaba recentemente. Tomara que atitude vire uma conduta comum também nas esferas estadual e federal, afinal, o compromisso da OAB deve ser com toda a sociedade e não apenas com grupos excluídos ou marginalizados.

E o contraponto?

Parece pauta permanente a notícia de que a polícia brasileira é a que mais mata no mundo. Agora as notas vêm acrescidas do complemento que a polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata no Brasil. Entretanto, constantemente a mídia se esquece do contrapont a força policial brasileira também está entre aquelas que mais têm integrantes assassinados.

Folga

Impressiona o fato que a maioria absoluta dos assassinatos de policiais ocorra justamente quando estão fora da rotina de trabalho. De acordo com a última pesquisa divulgada, em 2017 foram 371 os policiais assassinados no Brasil e desse total nada menos que 290 foram mortos de forma violenta durante a folga. Um dado que assusta, pois, de acordo com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), que anualmente contabiliza índices criminais no país, em um único ano houve aumento de 80% no número de policiais mortos durante seu período de descanso.

Até quando

É certo que a violência desenfreada que toma conta das ruas brasileiras soma-se à má distribuição das riquezas nacionais (entre outros motivos) para colocar um país tão rico apenas no 28º lugar no relatório anual da ONU que calcula a felicidade das nações e aponta a Finlândia como o lugar com os moradores (sim, inclusos os imigrantes) mais contentes da Terra.

Evento

Estão abertas as inscrições para a Jornada Espírita de Uberaba (Jesube 2019). Evento capitaneado pelo Instituto Revelare acontece no período de 15 a 17 de novembro, no Cine Teatro Vera Cruz, e contará com nomes como Cesar Perri, Anete Guimarães e Paulo Henrique de Figueiredo. A participação é gratuita e as vagas podem ser garantidas se inscrevendo no site: https://institutorevelare.org.br/inscricoes.

União

Para tornar realidade a Jesube 2019, o Instituto Revelare conta com o apoio do Grupo Espírita Raio de Luz, Casa Espírita de Cáritas, Lar Espírita Caminheiros da Fé, Centro Espírita Irmão José e da Fundação Cultural de Uberaba. Para garantir a gratuidade do evento, conta com a ajuda de patrocinadores e iniciativas como a da equipe da Comunhão Espírita Cristã, que no dia 21/09 realiza pizza beneficente em prol da realização do evento. Quem quiser adquirir pode entrar em contato com o professor José Humberto (99978-6400).

“Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes. Que nós os amamos. Porque um dia eles se vão e ficaremos com a impressão que não os amamos o suficiente.”

(Chico Xavier)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por