FALANDO SÉRIO

Historiador prega mudança na política de tombamentos

Wellington Cardoso
Publicado em 26/05/2019 às 07:41Atualizado em 17/12/2022 às 21:05
Compartilhar

Negativo

Presa pela PRF, sob suspeita de transportar 1,4 mil munições, Thaís Gabrielly dos Santos não convenceu a Justiça da necessidade de ser posta em liberdade.

Cuidadora

Mulher argumentou ser mãe de quatro crianças que dela necessitariam. E que, por isso, pleiteava a prisão domiciliar.

Sem provas

Das quatro crianças que dizia ter, apresentou certidão de nascimento de apenas uma.

Imprescindível

Em seu despacho negando o benefício, o juiz Ricardo Motta frisou que Thaís não demonstrou ser imprescindível a sua presença para cuidar da filha.

Depoimento

E mencionou que em seu depoimento em delegacia, a mulher havia dito que no Rio, para onde se dirigia, procuraria uma boate para trabalhar como garota de programa.

Bem longe

Declaração que, segundo o magistrado, revela que Thaís fixaria residência naquela cidade, enquanto a filha de 2 anos estaria em Cuiabá sob os cuidados de terceiros.

Mais sorte

Sua colega de viagem e de prisão pela PRF, Débora Marezza Sampaio, teve mais êxito em idêntica postulação e foi colocada em liberdade.

Denúncias

Na semana passada, Franco Cartafina foi visitado em Brasília por uberabenses que lhe entregaram algumas denúncias contra servidores do complexo UFTM/HC.

Gravidade

Deputado considera graves algumas delas, mas não as divulgará antes de ouvir diretores e, eventualmente, pessoas mencionadas.

Em detalhes

Franco adiantou, porém, que irá se inteirar de todas as despesas da UFTM com folha de pagamento, alugueres e outros itens.

Virar a página

No Ministério da Educação, ele desenvolve ação para que saia a definição quanto ao futuro reitor da universidade “para que se possa virar a página”.

Instabilidade

Entende que a indefinição só causa instabilidade, em prejuízo da comunidade acadêmica e daqueles que necessitam dos serviços públicos ali prestados.

Lista tríplice

Franco não admite uma saída que não passe pela lista tríplice encaminhada ao MEC em agosto do ano passado.

Prejuízos

Promotora Daniela Campos Serra vai esmiuçar o relatório do Estado que considerou irregular a desapropriação de terrenos em Frutal para a “Cidade das Águas”.

Ações

Somente depois disso é que decidirá o encaminhamento a ser dado às informações sobre o projeto HidroEx, que já resultou em ações judiciais nas áreas civil e criminal.

Fã declarado

Criminalista Leuces Teixeira confessa sua admiração pelo trabalho que vem fazendo o promotor Laércio Conceição, em especial no combate ao tráfico de drogas.

Referência

Para ele, Laércio e Eduardo Pimentel são referência do Ministério Público.

Aversão

Leuces declara sua aversão a traficantes, considerando o tráfico de drogas “tão nojento quanto a pedofilia”.

Suspensão

Simplificação do processo de suspensão da CNH é também estudada pelo Contran, assim como o aumento de 20 para 40 da pontuação que levará à medida.

Processo

Atualmente, a suspensão por pontos ocorre somente depois de um demorado processo administrativo. Algumas infrações, isoladas, levam à apreensão imediata da CNH.

Sem poluir

Plano Diretor em gestação na Seplan aprimorará a liberação do funcionamento de empresas na malha urbana, desde que não sejam poluentes ou de grande porte.

Movimentação

Domingo de muita movimentação na região dos bairros Olinda e Universitári a Uniube será palco do concurso da GM (pela manhã) e vestibular (à tarde).

Manifestação

E para a praça Pôr do Sol tem programada manifestação pró-reformas lideradas por Bolsonaro, entre 9h e 11h30.

Fraudes

Indícios de fraudes em transferência do controle acionário da Copervale foram citados em recente julgamento da falência da cooperativa pelo Tribunal de Justiça.

Trânsito

Alunos de escolas de Água Comprida ouvirão na terça-feira aula educativa de trânsito dada pela equipe da Secretaria de Defesa Social de Uberaba, para isso convidada.

Tombamento

Advogado e historiador Guido Bilharinho defende uma revisão da política de tombamento e inventariações de Uberaba.

Restrição

Defende que a ela devem ser submetidos apenas templos religiosos e prédios públicos e, talvez, uns dois ou três mais.

Discutível

Entende Guido ser questionável a política em vigor de proteção de prédios históricos ou de valor artístico-arquitetônico, que onera exclusivamente os proprietários.

Prejuízo

Quando tombado, o imóvel sofre restrições e é desvalorizado, pois “ninguém, em sã consciência e saúde mental, adquire um nessas condições” – sentenciou.

“Trabalha em algo para que o diabo te encontre sempre ocupado”. (S. Jerônimo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por