JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 16/05/2019

Repercussão
Pode não ter efeito algum a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça contra o feriado da Consciência Negra, comemorado em novembro em Uberaba.

Mérito
É que até lá pode ter sido julgado o mérito da ação impetrada pela Fecomércio e o Sindcomércio, o que anularia os efeitos da medida cautelar.

Mas...
Marcelo Árabe trabalha, contudo, com a chance de o feriado ser efetivamente declarado inconstitucional por fugir à competência do município para instituí-lo.

Nada contra
Diz o presidente do Sindcomércio que os comerciantes não são contra a comemoração do Dia da Consciência Negra, mas, sim, contra o feriado.

Faturamento
Segundo ele, as projeções são de que as vendas este ano fiquem abaixo das de 2018, o que significa riscos para empregos existentes ou a não abertura de novas vagas.

Crise
Marcelo atribui a queda nas vendas às dificuldades vividas pelas famílias uberabenses, muitas delas já endividadas.

Foi longe
Problemas de caserna em Uberaba foram levados à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa pelo tenente-coronel reformado Sávio Mendonça.

Apuração
Na audiência resultaram alguns requerimentos, incluído o envio ao Ministério Público do relato feito pelo oficial.

Esse não!
Vice-presidente da comissão, o deputado Heli Grilo se recusou a assinar um dos requerimentos argumentando que ele representava pré-julgamento.

De acordo
Mas concordou com a apuração de todos os fatos citados, dando-se às pessoas a chance de se defenderem.

Extinção à vista
Enxugamento da Receita Federal não se resume à eliminação de Delegacias, como a de Uberaba. Envolve também a fusão de superintendências estaduais.

Pontapé
E ela está praticamente deflagrada com a nomeação do superintendente de Minas também para as unidades do Rio e do Espírito. As três serão transformadas em uma.

Delegacias
Desconversada durante um bom tempo, a extinção da delegacia de Uberaba é questão de tempo, assim como a de outras unidades no Estado.

Especialidade
De início, o fato de uma delegacia conduzir procedimentos na área de outra foi justificada com a especialidade dos seus auditores fiscais.

Cobrança
Isso ocorreu na abertura de procedimentos pela Delegacia de Uberlândia para a recuperação de contribuições previdenciárias sobre construções em Uberaba.

Na lista
Das doze delegacias mineiras, incluídas as de Uberaba, Contagem e Montes Claros, restarão, possivelmente, as de BH, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Correndo atrás
Deputado Franco Cartafina tem agenda na Receita Federal, em Brasília, para a semana que vem e tenta antecipar a conversa.

Passou mal
Em meio a discussão na Superintendência de Educação, nessa quarta-feira, servidora estadual passou mal e precisou ser socorrida pelo Samu.

Reação
Foi imediata, em Uberaba, as reações contra a fala de Bolsonaro rotulando de “idiotas úteis” os manifestantes contra o corte de verbas na educação.

Desrespeito
O sindicalista Rolando Malvázio (UFTM) disse que o Presidente foi desrespeitoso com os estudantes e os trabalhadores da educação.

Idiota
“Não somos seu espelho e nem sua imagem e semelhança. Nem vale a pena dizer que idiota é ele” – frisou.

Ofensa
Para Marcos Gennari, “a ofensa feita pelo Presidente não merece credibilidade, pois simplesmente é baseada em um sentimento de raiva da educação e do conhecimento”.

Inferioridade
E acrescentou o diretor do Sinpro: “Isso apenas demonstra a sua inferioridade e o seu descompromisso com a sociedade que preza pela democracia e o conhecimento”.

Tênis
Quadras do Jockey em que surgiu o atual tenista nº 5 do Brasil, João Menezes, sediarão torneio de duplas nos dias 23 a 25 deste mês. Inscrições estão abertas.

Internado
Ex-vereador Itamar Ribeiro voltou a ser internado e deve passar por mais um procedimento cardíaco nesta quinta-feira, no Hospital de Clínicas.

O que virá
Diz morador de Delta que “ainda chegará o dia em que empresários e alguns políticos terão de prestar contas das suas relações. Será um salve-se quem puder”.

Na mira do MP
Ministério Público Federal em Uberaba instaurou ação civil para averiguar os impactos do corte de R$15 milhões no orçamento da UFTM.

Afetados
Procurador Felipe Augusto quer saber a extensão dos eventuais prejuízos às atividades acadêmicas e administrativas.

Vagas
Grupo Petrópolis anunciou via Sine as 255 primeiras vagas para a cervejaria que já está erguendo em Uberaba.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia