JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 21 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 08/05/2019

Vai ter
O PT terá candidato próprio a prefeito em 2020, assegura o presidente Léo Ismar de Paula Moreira.

No páreo
Quatro filiados já se manifestaram, dispostos a disputar os votos dos convencionais.

Histórico
Com candidaturas próprias, o PT coleciona derrotas a partir da década de 80. Na última eleição ficou até mesmo sem representante no Legislativo.

Acabou
Atualmente, o partido, que na ausência de Anderson apoiou Ângela Mairink, em 2016, diz estar mais distante do ex-prefeito, que caminhou com Adelmo no pleito de 2012.

Ciência
A UFTM é a 57ª universidade brasileira em número de artigos científicos em ranking que inclui a produção de trabalhos do gênero entre 2014 e 2019.

Soma
Excluído 2019, a UFTM somou 1 mil 265 artigos, com produção anual entre 213 e 293. Este ano eram 33 os trabalhos conhecidos por ocasião do levantamento.

Ranking
Em Minas, à frente da UFTM estão UFMG e as universidades de Viçosa, Uberlândia, Juiz de Fora, São João Del Rei e Ouro Preto.

Divulgação
A listagem foi obtida pelo diretor científico da Fapesp, professor Carlos Henrique Brito Cruz, citado pela Academia Brasileira de Ciências.

Vai e volta
O futuro das placas Mercosul no Brasil não está definido, mas isso poderá acontecer ainda esta semana, quando o Denatran reunirá diretores de Detrans em Brasília.

Desnecessário
Para o presidente Bolsonaro, elas representam um gasto desnecessário. Ou seja, o País ainda está distante de tomada de decisões exclusivamente técnicas.

Namoro
O “namoro” do PT com Tiago Mariscal foi admitido por Léo Ismar, que disse não ter conversado com o próprio vereador, mas com um dos seus assessores.

Surpreso
Consultado, Mariscal se disse surpreso com a informação.

Desobrigado
Denúncia do Ministério Público não obriga delegado de Polícia a indiciar investigado – decide o ministro Edson Fachin, do STF.

Independência
Segundo ele, em recurso que julgava contra o TJ de São Paulo, nem o Judiciário pode determinar isso, pois o indiciamento é ato privativo do delegado.

Sem registro
Por aqui nunca houve um indiciamento determinado por denúncia do MP ou do Judiciário, diz o chefe do 5º Departamento da PC, delegado Francisco Gouvêa.

Brigando
Ministro da Educação comprou mais brigas ao falar aos senadores nesta terça-feira.

Pouco resultado
Disse Abraham Weintraub que as universidades não geram resultados satisfatórios para o País e que os reitores deveriam prestar contas ao Congresso.

Avaliação
E acrescentou que o professor da base deveria ganhar mais, mas, assim como os alunos, devem passar por testes regulares.

Caravana
Ricardo Teles organizando mais uma caravana para ir abastecer carros em Aramina e protestar contra a alíquota do ICMS sobre os combustíveis em Minas Gerais.

Subiu
No Governo Pimentel, o ICMS para a gasolina passou a ser de 31%, em fevereiro de 2018, um dos mais caros do País, perdendo só para o Rio (34%). Para o etanol é de 16%.

Vizinhos
Os paulistas pagam 25% sobre a gasolina e 12% no etanol.

Concurso
Programada para o dia 26 deste mês a prova para os candidatos inscritos no concurso para a admissão de cem novos guardas municipais.

Incêndio
Corpo de Bombeiro está alertando para as atuais condições climáticas e o aumento dos riscos de danos ambientais no Triângulo e em Uberaba, em especial, por incêndios.

Cautela
E adverte para alguns cuidados que se deve ter em contato com área de vegetação seca: não fumar, não acender fogueira, não soltar fogos de artifícios, entre outros.

Atentados
Em diferentes publicações, o jornal colombiano El Tiempo cita que o pecuarista morto em Uberaba havia escapado de três atentados em seu País.

Granada
Em um desses atentados contra Hernandez Aponte, os autores usaram granada, e especulou-se que a motivação estaria atrelada à morte de outro empresário.

Negativa
Aponte sempre negou qualquer relação com o caso, segundo o El Tiempo.

Duas vezes
Aponte foi o segundo marido assassinado da ex-miss Colômbia, Maria Mônica Urbina. O primeiro, Freddy Velez, foi vítima de um “sicário” de 15 anos.

Sem sigilo
O defensor do investigado tem direito de acesso a todas as provas já documentadas, incluída a transcrição total de escuta telefônica – reforçou o STF nesta terça-feira.

Tráfico
Decisão foi tomada em processo que tramita em Cáceres/MT, envolvendo a apreensão de duas toneladas de cocaína e a movimentação de R$55 milhões/ano.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia