JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 14/04/2019

Prejudicados
As chuvas deste início de ano terão reflexos na produção de grãos em Uberaba. Expectativa é que não haverá aumento na colheita, com possibilidades de decréscimo.

Muita água
Medido a partir de janeiro, o índice pluviométrico chegou a 1.000 milímetros (1.000 litros de precipitação de água por metro quadrado).

Ventos
Chuvas e ventos fortes acarretaram uma série de prejuízos na zona rural de Uberaba e cidades vizinhas nos três meses e meio do ano.

Competência
Em cenário sujeito a diferentes adversidades, o produtor uberabense dá show de competência – sentencia o secretário municipal do Agronegócio.

No topo
Lembra Luiz Carlos Saad que há décadas o homem do campo mantém Uberaba no topo da produção de grãos do país.

Confirmado
Completada a desativação da representação do Dnit em Uberaba, com a transferência dos funcionários para outras cidades.

Sem sentido
Antes responsável por obras e manutenção da BR-050 e da BR-262, o escritório já não tinha o que fazer em Uberaba, pois essas rodovias foram dadas em concessão.

Luz acesa
Iniciadas em outras unidades as demissões na liquidada Casemg, aumentando as angústias dos trabalhadores lotados em Uberaba.

Sumariamente
Receberam os avisos de demissão trabalhadores que acumulam décadas de experiências de campo em Unaí, Buritis, Araguari e Alfenas, e administrativos em BH.

Agonia
Sem uma única palavra do liquidante, os uberabenses estão na fila de espera.

Na boca
Se 64 presos dos 197 que estão no “seguro” relatam doenças e necessidade de médicos, outros 64 se dizem precisar de cuidados odontológicos.

Pesquisa
A pesquisa foi feita na penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” pelo Conselho da Comunidade de Execuções Penais.

Carne de porco
Um dos presos contou não poder comer carne de porco e necessitar de prescrição médica de outro alimento para ser entregue à nutricionista do complexo.

Remédios
Assim como outros, com diferentes patologias, detento com enfisema pulmonar disse estar sem medicamento.

Socorro
Dois doentes recebem remédios enviados pela família.

Outra direção
Dividindo opiniões – como tudo em relação às drogas ilícitas – a nova política antidrogas do governo é contra a descriminalização das drogas.

Danos
Modelo é centrado no tratamento baseado em abstinência e não-redução de danos apregoada nos últimos anos diante dos poucos resultados de projetos anteriores.

Descontrole
Entendem os defensores da nova política que, em abstinência, o dependente químico não tem o controle necessário à prática da redução de danos.

Internação
Para os adeptos da prática da redução de danos, vai ser privilegiada a internação, que afasta do usuário de drogas dos serviços de saúde, inexistentes na maioria das clínicas.

Internação - 2
O próprio governo anunciou que financiará mais de 12 mil internações em comunidades terapêuticas.

Caps
O novo (antigo) modelo terá reflexos também nas atividades dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial). As orientações ainda não chegaram a eles oficialmente.

Atendidos
Em Uberaba, a unidade mantida pela Secretaria de Saúde atende mensalmente entre duzentos e trezentos dependentes químicos, com serviços médico, psicológico e psiquiátrico.

Um e outro
O enquadramento de alguém como usuário ou traficante continuará não dependendo da quantidade de droga, mas das circunstâncias do flagrante.

Por mulheres
Em Uberaba, tem aumentado a participação de mulheres no tráfico de drogas.

Presas
Das sessenta e seis presas na penitenciária “Aluízio Ignácio”, 90% respondem por tráfico. Detalhe: 95% sem escolaridade.

Reforço
Cinco juízes foram designados pelo Tribunal de Justiça como cooperadores em Araguari, em razão da quantidade de processos criminais em tramitação.

Tudo igual
Não é privilégio de Araguari. Em Uberaba, no mês passado, somente da 5ª Promotoria de Justiça tramitavam nas três Varas Criminais 15,2 mil inquéritos e 11,5 mil processos.

Inscrições
Com encerramento no próximo domingo, já somam mais de três mil as inscrições para as cem vagas oferecidas no concurso para a Guarda Municipal.

Furtos
No primeiro trimestre deste ano, 712 veículos foram furtados no Triângulo Norte, jurisdição de Uberlândia, e outros 347 no Triângulo Sul, a que pertence Uberaba. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia