FALANDO SÉRIO

Falta de reagentes cancela exames no HC, denuncia sindicalista

Wellington Cardoso
Publicado em 26/03/2019 às 07:07Atualizado em 17/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Crise no HC

Por falta de reagentes, mais de 3,4 mil exames de laboratório foram cancelados pelo Hospital de Clínicas em janeiro e fevereiro.

Na lista

Na semana passada, estavam prejudicados exames para a constatação de FSH, Vitamina B12, Ferretina, Albumina, Magnésio, Ureia, Lactato e Cortisol, entre outros.

Motivo oficial

Oficialmente, os exames prejudicados com a falta de reagentes são tratados como “cancelados administrativamente”.

Denunciante

As denúncias são do sindicalista Rolando Malvázio, detalhando que exames – alguns emergenciais – pedidos à noite somente são liberados no dia seguinte”.

Falta gente

Segundo ele, nesse caso, o atraso de cerca de 12h é em razão da gritante falta de funcionários, agravada com a demissão do pessoal da Funepu.

Planejamento

Na avaliação do coordenador-geral do Sindttae/UFTM, o HC agravou as carências ao cortar o Adicional por Plantão Hospitalar sem planejar como ficaria o operacional.

Menos leitos

Malvázio sentencia que, com o atual número de funcionários em ação, descontados os doentes e os desviados de função, o HC será levado a cortar leitos.

Adoecendo

A sobrecarga de trabalho está levando ao adoecimento de quem atua na assistência, “e isso não toleraremos. Vamos denunciar a situação em todos os órgãos de controle”.

Prejudicados

“O excesso de trabalho pode levar a erros e quem pagará conta por isso? Os pacientes? Os profissionais?” – diz ele, numa mistura de afirmação e questionamentos.

Adiamento

Até médico se revelou à coluna, ontem, indignado com a suspensão “em cima do lance” de cirurgia agendada no Hospital de Clínicas.

Aborrecimento

Diz ele que o adiamento ocorreu depois de o paciente ter feito o pré-operatório e se internado, e a família ter providenciado doadores de sangue.

Cota

Na hora de ser levado ao bloco cirúrgico, veio a informação de que a cota “estourou” para o seu tipo de câncer.

Tortura

Para esse profissional, o comportamento chega a ser uma tortura mental para quem está à espera do procedimento há tempos.

Sem resposta

A coluna enviou e-mail ao HC, mas não obteve resposta ainda nesta segunda-feira.

Gente perigosa

Preso em Uberlândia, onde vivia com a família como gente simples de periferia, o líder de célula do PCC no Distrito Federal.

À distância

De uma casa simples, em que a polícia não encontrou armas ou dinheiro, ele comandava as ações da organização em Brasília.

Julgamento

Segundo a polícia, ele foi o “juiz” do Tribunal do Crime que sentenciou à morte dois membros do PCC brasiliense em maio de 2018.

O crime

Os acusados foram levados a “julgamento” porque haviam adquirido drogas de organização rival, o Comando Vermelho.

Especialista

A especialização do promotor Carlos Valera na área ambiental é reconhecida em Brasília.

Câmaras

Ele acaba de ser indicado para compor câmeras temáticas do Conselho Nacional do Meio Ambiente: Controle Ambiental e de Florestas e Demais Formações Vegetais.

Ônus

Secretaria de Saúde tem ficado com o ônus da retenção de recursos do município pelo Estado, iniciada há quatro anos e acelerada em 2018, quando houve repasse zero.

Dívida

A falta da verba de responsabilidade estadual para as UPAs e o Hospital Regional – mais de R$60 milhões no acumulado – sacrifica outros projetos da área.

N. Sra. da Abadia

Igreja de N. Sra. da Abadia programou quatro procissões para o período de 14 a 21 de abril, começando pela de Ramos.

Paixão

Para o dia 9 (Paixão de Cristo) foi agendada a procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas Conde Prados, Barão da Ponte Alta, Getúlio Guaritá e José de Alencar.

Vai engolir

Assistida pelo advogado Yago Abrão, candidata a ingresso na Polícia Civil terá de ser matriculada no próximo curso da Acadepol.

Exclusão

N.G.O. foi desligada do curso em razão de a sindicância social tê-la identificada como “suspeita” de participar, com outros uberlandenses, de fraude no concurso.

Prejulgada

Ao deferir o mandado de segurança impetrado pelo advogado, desembargador do TJ reforçou que, sem sentença definitiva, prevalece o princípio de inocência.

Concurso

Em menos de uma semana, 1.867 pessoas se inscreveram para o concurso que admitirá cem novos integrantes para a Guarda Municipal.

Tem prazo

As inscrições estarão abertas até o dia 21 de abril e as provas começarão em 26 de maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por