JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 09/01/2019

 Marilu Teixeira - Redatora interina
marilu@jmonline.com.br

Ah nem!!!
Uberaba chega ao meio da semana com ruas vazias pelo impacto causado diante do estacionamento pago nas máquinas eletrônicas, com ameaças de autuações por infrações grave e gravíssima.

Folgados
Lamentações pra lá e pra cá, de uma coisa ficamos sabendo: quem eram os folgados que deixavam seus carros nas ruas o dia inteiro, impedindo que outros estacionassem, ainda que por pouco tempo.

Mistério
Agora sobram vagas nas ruas... E os carros? Ficam guardados em casa? É a vez da bicicleta? Boas perguntas...

Coragem
Bem faz o presidente da Câmara, Ismar Marão, em pedir a suspensão do pagamento do estacionamento rotativo até funcionamento pleno e cancelamento das multas aplicadas no primeiro dia de implantação do serviço.

Equívoco
Vídeo produzido pela Prefeitura afirma que idosos e deficientes têm isenção no estacionamento rotativo. Não é bem assim. Fato está gerando confusão.

Explicando
O estacionamento é pago por todos. As vagas exclusivas para idosos e deficientes não lhes garantem a gratuidade.

Chororô
E já começou o chororô quanto aos valores do IPTU. Os chamados desabafos nas redes sociais se multiplicam. E estão só começando. Vai ter muito mais...

Apressados
Mesmo com a divulgação de que os carnês estão disponíveis apenas para quem vai pagar o imposto à vista, muita gente foi à Prefeitura em busca do boleto parcelado.

Sem pressa
Boleto para pagamento parcelado só será liberado no mês de março, quando vence a primeira parcela.

É certo?
Leitora do Jornal da Manhã enviou mensagem para expressar sua indignação ao ficar esperando sua mãe recentemente no aeroporto de Uberaba. Às 23h40, mirante, lojas e lanchonetes já estavam fechados.

Patriotas
Muitos empresários estão otimistas com os rumos do governo Bolsonaro, especialmente na área da economia. Alguns estão fazendo até homenagem subliminar nas cores usadas para anunciar suas promoções: verde e amarela.

Novos ares
Quem viu a Folha de S.Paulo no último fim de semana deve ter notado um detalhe na página de rosto do diário. Presidente Bolsonaro, diante do alto comando da Aeronáutica, tinha como pessoa de destaque o tenente-brigadeiro-do-ar Raul Botelho, negro, à frente dos demais brigadeiros.

Referência
Fato impossível em outros tempos, quando a FAB era seletiva e até discriminatória quanto à cor dos oficiais generais. Nada de anormal, já que Lula e Dilma tiveram como comandante da Aeronáutica Juniti Saito, descendente de japoneses. Raul Botelho é referência na tropa.

Olha ela!!!
Falando em oficiais, o Airbus A-319, utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro, é pilotado há dois anos pela capitã aviadora da Força Aérea Brasileira (FAB) Carla Borges.

Elogios
Na sua conta no Twitter, Bolsonaro destacou a informação de que a militar foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), em Boa Vista, em Roraima, que emprega o A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras.

Pioneira
Segundo a FAB, Carla Borges foi a primeira mulher a chegar à primeira linha da aviação de caça. Em 2011 realizou o voo solo no A-1, avião de caça usado em missões de ataque ao solo.

E agora?
Balanço do Crea-MG aponta que cerca de 20% das obras em Uberaba estão irregulares. Numa blitz feita pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 2018, foi constatado que, das 222 obras, 92 estavam irregulares.

Por pouco
Placa com identificação do engenheiro ou arquiteto, profissional habilitado e responsável pela obra deve estar visível, passível de multa.

O cara!
Jésus Cunha Tormin, sepultado ontem, é nome que ecoará na história de Uberaba como pessoa de caráter firme e especialista em usar a verdade sem ferir a quem tivesse de ouvi-la.

Precavido
Amigo de Jésus revela que ele era tão precavido, que há dois anos adquiriu o próprio túmulo no cemitério São João Batista. Só não sabia que iria ocupá-lo tão cedo.

Homenagem
Com certeza deixará imensa saudade junto aos que com ele conviveram, em especial os amigos do grupo Roda de Fogo, então capitaneado por Tião Silva. Homenagens serão prestadas a Jésus pelo grupo.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia