JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 04/01/2019

Sem essa!
Contrariando futuros colegas, certamente, o delegado Grilo diz que não quer saber de conversa sobre aumento para deputado estadual.

Suficientes
“Esses cerca de R$ 18 mil, com os descontos, são mais do que suficientes como salário” – frisou, lembrando épocas de vacas magras como detetive da PC.

Hábitos
Entre os uberabenses consumidores de cerveja, 46% o fazem de duas a três vezes por semana, constata o Instituto Ápice.

Na esteira
Outros 33% fazem isso uma vez por semana, enquanto apenas 7% ingerem a bebida diariamente.

Pois é!
De acordo com o levantamento, analisado por Luiz Cláudio Campos, o diretor do Ápice, 5% afirmam não saber com que frequência tomam uma “loira”.

Fechando
Completando os números, 7% tomam cerveja uma vez a cada quinzena e 2% apenas uma vez por mês.

Confiabilidade
Com credibilidade firmada em especial nos resultados das pesquisas eleitorais dos últimos dez anos, o instituto é genuinamente uberabense.

À distância
Faculdades com menos de 4 de Conceito Institucional e de Conceito de Curso não podem aumentar o número de aulas à distância em curso presencial.

Percentual
O aumento de 20% para 40% de aulas à distância foi autorizado pelo MEC, frisando que as provas têm de ser presenciais.

Riscos
Em meio ao silêncio inicial dos sindicatos de professores, coordenador do Curso de Pedagogia da UFRS declarou ver com preocupações a alteração.

Prejuízo
Segundo Sérgio Franco, se a interpretação da mudança ocorrer apenas sob a ótica de diminuição de gastos (das faculdades), a formação dos estudantes será prejudicada.

Deficitária
“A educação não pode se tornar um mercado, porque o risco de uma formação deficitária aumenta” – acrescentou.

Saidão
Noventa e dois presos uberabenses se beneficiaram com os dois “saidões” do fim de ano, iniciados no período de Natal.

Retorno
Dos que deixaram a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” na primeira turma, apenas um não retornou e, se recapturado, perderá benefícios.

Educação
Uberaba está entre os 950 municípios que se cadastraram no Programa Escola do Adolescente, lançado no início do ano pelo Ministério da Educação.

Metodologias
A partir de fevereiro, o MEC estará oferecendo formações específicas para professores, criando metodologias de ensino mais atrativas aos adolescentes.

Nível baixo
No País, de cada 100 alunos da rede pública, apenas 5 concluem o ensino básico com aprendizado adequado em Português e Matemática.

Abandono
Segundo o MEC, os índices de reprovação e abandono atingem 14,5%.

Para melhorar
A rede municipal de Uberaba não está entre as 45% do País que não alcançaram as metas em 2018, mas ainda assim aderiu ao programa. “Persegue o melhor”, diz Silvana Elias.

Punidos
Nos setenta e cinco processos administrativos finalizados em 2018 pela Controladoria do Município houve 17 suspensões, 9 repreensões escritas e 6 demissões.

Produção
Sob a chefia do advogado Carlos Bracarense, a Controladoria iniciou 2018 com 102 PADs em tramitação e o encerrou com 68. Foram finalizados 75.

Oficial
Sacramentada a transferência do tenente-coronel Ronan Muniz, então comandante do 4º Batalhão, para a área da 19ª RPM, sediada em Sete Lagoas.

Substituto
Em ato do Comando Geral, o coronel Peres, titular da 5ª RPM, espera para hoje, possivelmente, a designação do substituto de Ronan no 4º Batalhão.

Especulação
O nome especulado é o do recém-promovido a tenente-coronel Ismael Campos, que, como major, comandava a Polícia Rodoviária Estadual em Uberaba.

Muito justo
Bolsonaro assinou ato para que a Advogacia Geral da União defenda agentes de segurança (federais) que, em razão da função, virarem alvos de inquérito ou processo.

Como funciona
Um exemplo a ser seguido pelo Estado de Minas, onde os policiais processados em razão da atividade pagam do bolso a própria defesa.

Menos mal
A Associação de Praças da PM e do CB tem patrocinado advogados para policiais e bombeiros processados.

Segurança
Em sua primeira reunião com os chefes dos órgãos de segurança de Minas, o secretário general Mário Araújo deu ênfase à integração como ferramenta indispensável.

Simples assim
Ela ficou na pregação com Anastasia, o seu idealizador, e com Pimentel. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia