ALTERNATIVA

Estado tenta negociação para abater em dívida com o município

Lídia Prata
Publicado em 17/07/2019 às 18:18Atualizado em 17/12/2022 às 22:37
Compartilhar

Vai dar negócio?

Para abater a dívida milionária do Estado com o município de Uberaba, o governador Romeu Zema está recorrendo à famosa “permuta”, ou “escambo”. Pela negociação, o Estado entregará dois prédios de escolas estaduais, em vez de repasses em dinheiro. No caso, os imóveis hoje abrigam as escolas Geraldino Rodrigues da Cunha e possivelmente Boulanger Pucci ou Castelo Branco, consideradas ociosas em estudo técnico feito pelo Estado. Segundo o dirigente do Novo em Uberaba, Daniel Angotti, essa proposta já teria sido aceita pelo prefeito Paulo Piau.

 Ociosidade em xeque

Embora os estudos técnicos apontem que o prédio da Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha está ocioso, não se pode perder de vista que essa é a única escola que oferece ensino em tempo integral em Uberaba. No começo do ano, o governador Romeu Zema andou suspendendo esse sistema de tempo integral, para contenção de despesas. Se de fato se confirmar a negociação do prédio da EE Geraldino com o município, Uberaba poderá ficar sem escola de tempo integral. E mais: para onde serão transferidos os alunos? E os docentes que atuam naquela escola? São questões que precisam ser resolvidas sem prejuízo aos principais envolvidos: alunos e professores.

Subutilização no foco

Comandante do Novo em Uberaba considera “um absurdo” desmobilizar uma escola inteira como a EE Geraldino, que está em funcionamento, com cerca de 600 alunos, para fazer troca de prédio. Daniel Angotti defende a venda de prédios escolares subutilizados, ou faça troca com Município. Mas, que essa decisão seja fundamentada em estudos técnicos, tarefa a ser desempenhada pela Superintendência de Ensino, que melhor conhece as demandas por aqui. “Não acho prudente, nesse momento, que o governo faça nenhuma troca ou mudança, enquanto não for conhecido o nome do superintendente de Ensino em Uberaba”.

Nada oficial

 Questionada, a secretária municipal de Educação, professora Silvana Elias, afirma que ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto.

Contagem regressiva

Operação desencadeada nas últimas semanas pelo superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM tem por objetivo “esvaziar as gavetas” para entregar o posto à sua sucessora Ana Lúcia Simões, ex-reitora da UFTM. Objetivo é zerar todas as pendências.

Desafios em série

Novo reitor da UFTM e a superintendente do HC terão alguns desafios gigantescos pela frente. Segundo consta, um desses desafios é colocar em funcionamento um aparelho de ressonância magnética, parado há cerca de um ano. Além desse, há também mais de quarenta camas hospitalares de última geração, todas eletrônicas, quebradas há vários meses. Conseguir recursos para colocá-las em funcionamento não será tarefa das mais fáceis...

Conta aberta

Ao contestar informação da retirada de equipamentos do Hospital São José, o procurador Pedro Henrique justificou a presença dos caminhões no prédio desativado com argumento de troca de lâmpadas convencionais por novas de LED. É no mínimo estranho que um hospital endividado e desativado esteja investindo em iluminação, quando não conseguiu sequer pagar seus prestadores de serviço meses atrás. Essa conta não fecha...

Lição de casa

O PDT nacional abriu processo contra oito deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. Esse processo pode resultar na expulsão dos parlamentares que, por enquanto, estão com as atividades partidárias suspensas. Pois é. De modo geral, sempre que as eleições se aproximam os partidos ficam garimpando candidatos para formar chapas, mas não se preocupam com afinidades ideológicas. Dá nisso.

 Pressão

Aliado de primeira hora do governador Romeu Zema, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais deixou claro que a entidade vai pressionar os deputados estaduais para que eles aprovem mudanças nas regras da aposentadoria dos servidores estaduais e municipais. Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, em BH, Flávio Roscoe manifestou confiança na aprovação da reforma da Previdência em segundo turno na Câmara dos Deputados. Na sequência, a Fiemg vai levantar a bandeira em defesa das mudanças também em Minas, na esfera da Assembleia Legislativa, que é competente para legislar especificamente no caso dos servidores.

Ela chegou!

Nova edição da JM Magazine entra em circulação hoje, estando disponível nas bancas de revistas e na sede do Jornal da Manhã. Adquira a sua e se delicie com as reportagens e com a belíssima cobertura social dos mais badalados eventos da cidade. No sábado, confira também a edição especial com fotos do coquetel oferecido à noite passada aos parceiros da JM Magazine.

Foto/Corpo de Bombeiros

Além de fazer o bem e salvar vidas, o Corpo de Bombeiros realiza sonhos, como o do garoto Lorenzo Salomão Dal Gaudio Bocoli. Na terça-feira, ele conheceu pessoalmente o Ten.Cel. Anderson Passos, um dos heróis de Brumadinho, em cuja tragédia o garoto perdeu um parente. A propósito, vale destacar também o excelente trabalho que os bombeiros têm realizado junto às escolas de Uberaba, alertando as crianças sobre formas de prevenção de acidentes domésticos, riscos de incêndio, intoxicação etc. Essa é uma excelente forma de aproximação com a comunidade

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por