ALTERNATIVA

Secretário diz que não se fala em segurança dissociada da tecnologia

Lídia Prata
Publicado em 12/07/2019 às 20:11Atualizado em 17/12/2022 às 22:26
Compartilhar

Big Brother a caminho

Codiub já está adquirindo os equipamentos para colocar em prática o programa Cidade Vigiada, que nada mais é que um BBB da vida real em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Codiub, Denis Silva, explicou que de início serão instaladas câmeras nas entradas e saídas da cidade, tanto no acesso pelas rodovias quanto estradas vicinais. A intenção é fechar o cerco contra a ação dos bandidos e desestimular as quadrilhas, pela dificuldade a mais que esse monitoramento representará na hora da fuga. Vão pensar duas vezes antes de vir fazer arruaça como aquela recente envolvendo o assalto ao Banco do Brasil.

Tecnologia, palavra de ordem

Na avaliação do titular da Sedest, Wellington Cardoso, hoje em dia não se pode mais falar em segurança pública dissociada da tecnologia. Exemplo clássico foi justamente o monitoramento das imagens captadas pelas câmeras do Olho Vivo, que possibilitou a rápida mobilização da Polícia Militar naquela madrugada do assalto. O que chamou a atenção foram justamente as imagens mostrando os veículos em comboio pelas ruas da cidade. À medida que os carros passavam, as luzes das câmeras iam sendo apagadas na tela do computador e isso alertou o servidor da Prefeitura que fazia o monitoramento do Olho Vivo. Ficou evidente que alguma coisa estava errada.

Know-how

Em matéria de know-how no enfrentamento à ação de quadrilhas organizadas, a Polícia Militar de Uberaba é hoje uma especialista. Afirmação foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública em entrevista à Rádio JM esta semana. Wellington Cardoso destacou que a mobilização da PM foi muito rápida naquela madrugada do assalto ao BB justamente porque já havia um plano bem montado pelo comando da Polícia Militar, desde aquele episódio da Rodoban, há um ano e meio. “Se não tivessem reagido com tanta rapidez, os bandidos teriam levado até o prédio do Banco do Brasil”, brincou o secretário.

Olha o apito!

 No cinturão de segurança que a Codiub vai implantar em Uberaba, toda vez que um veículo for roubado e tiver o registro da ocorrência no sistema da Polícia, a placa será cadastrada de imediato. Assim que o bandido passar por uma câmera de segurança com o veículo, será acionado um apito, alertando a Polícia e apontando o trajeto que o bandido vier a fazer em seguida. Vai ficar “sopa no mel” prender o meliante!

 Eficiência

Em Indaiatuba, onde sistema semelhante foi implantado, o presidente da Codiub conta que os números de roubos e furtos de veículos caíram em torno de 70%. Tomara que aqui tenhamos a mesma sorte!

Perigo à vista

Dados oficiais revelam que do total de acidentes de trânsito registrados em Uberaba nos últimos cinco anos, 70% envolveram motocicletas. No período foram pagas cerca de 500 indenizações a vítimas de acidentes com moto, que ficaram inválidas permanentemente. Como não se faz estatística sobre isso, os números se perdem com o tempo, mas são altamente preocupantes e desafiam medidas mais enérgicas visando à segurança no trânsito. Neste caso, talvez seja prudente realizar blitze com maior frequência para tirar de circulação os motociclistas inabilitados e endurecer o jogo nas provas para obtenção de CNH.

Digital

Movimentação de operários no espaço onde antes funcionava a Caixa Econômica Federal na PMU tem chamado atenção. A coluna buscou a informação e descobriu que nos próximos dias o local será utilizado para a digitalização de nada menos que 16 milhões de documentos da Prefeitura. O serviço está a cargo da Codiub, sob demanda da Secretaria de Administração. Os recursos virão do PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária.

Pensando diferente

O presidente da Codiub garante que, além de digitalizados, os documentos estarão inseridos e catalogados dentro de um programa que permite não apenas a consulta rápida, mas a segurança da documentação. Denis Silva também chama atenção para a questão ambiental desse tipo de serviço e afirma que a meta da companhia é propor soluções cada vez mais eficazes que vão reduzir a burocracia e a utilização de papel.

APP

Denis Silva ainda apresentou ontem ao prefeito Paulo Piau e ao secretário de Saúde Iracy Neto o que chamou de estágio final do Cartão Saúde. Sem adiantar muita coisa sobre o assunto, o presidente revela que a proposta foi considerada inovadora pelos presentes. Detalhe: o Cartão Saúde não será um cartão físico, mas, sim, um aplicativo. E a novidade é que servirá não apenas para a saúde, como também para outros serviços públicos para a comunidade, tudo integrado. A plataforma está sendo mantida a sete chaves e tem lançamento previsto para final de agosto.

Decolando

Quando questionado sobre a guinada feita pela companhia nos últimos dois anos, o atual presidente não se faz de rogad “Nosso Patinho Feio voa”, em alusão aos comentários de que a Codiub era até então considerada o Patinho Feio da administração municipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por