ALTERNATIVA

Uberaba não tem onde recorrer no governo para falar sobre ZPE

Lídia Prata
Publicado em 23/05/2019 às 06:52Atualizado em 17/12/2022 às 21:01
Compartilhar

Falar com quem???

Enquanto o governo Bolsonaro não acerta o passo, Uberaba não tem a quem recorrer para colocar a ZPE novamente nos trilhos. Foi o que disse o assessor estratégico de assuntos regionais Glauber Faquineli, em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira. Até agora não foi nomeado um interlocutor encarregado de tratar desse tema em ministério algum, ao contrário do que havia nos governos anteriores. Por essa razão, a nossa Zona de Processamento de Exportações e todas as outras 21 já autorizadas estão totalmente paradas, à espera de definições do governo federal. Não se sabe sequer se haverá interesse do Palácio do Planalto em manter a política de incentivos aos condomínios de empresas vocacionadas às exportações através de ZPEs em várias regiões do país...

Objetivo comum

Em compensação, há boas perspectivas de captação de negócios através da recém-criada Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Segundo Glauber Faquineli, o projeto dessa agência prevê um trabalho conjunto de fortalecimento da economia nos diversos municípios da região, e não apenas das cidades maiores, como Uberaba. Ideia é desenvolvimento em conjunto, partindo do pressuposto que não basta ter uma cidade rica cercada de vizinhos pobres ou remediados.

Para futuro

Cá entre nós, o grande desafio dessa Agência de Desenvolvimento Regional será convencer as comunidades envolvidas sobre a necessidade de planejarem o futuro desde já. Na maioria dos casos, as preocupações cotidianas atropelam as administrações públicas, que acabam forçadas a olhar mais para o buraco da rua do que para o horizonte à sua frente. As urgências e as emergências do dia a dia são priorizadas, em detrimento do planejamento a longo prazo, o que é um erro tremendo.

Verdinho

Prestação de contas do projeto Reviverde, da Secretaria do Meio Ambiente, contabiliza o plantio de 10 mil mudas até agora. De acordo com o secretário Marlus Salomão, foram contemplados os canteiros centrais e entorno das principais avenidas de acesso à cidade, como na região da Univerdecidade e ao longo de toda avenida Dona Maria de Santana Borges. Agora chega à avenida Tonico dos Santos, em fase de revitalização.

Troca de comando

Romeu Borges Júnior passa a presidência do Sindicato Rural de Uberaba a Gilberto Dias, o Gilbertão, em solenidade marcada para as 20h do dia 31, no Tatersal Rubico de Carvalho (ABCZ). A nova diretoria foi eleita recentemente para mandato de três anos.

Na bronca

Vereador Cleomar Barbeirinho está defendendo a aplicação de medidas mais duras para coibir o descarte irregular de lixo e entulho em Uberaba. Em razão do seu reduto eleitoral no bairro Valim de Melo, o vereador já perdeu as contas das vezes que recorreu à Prefeitura com pedido para recolhimento de lixo na avenida Dom Almir Marques, de aparelhos de TVs a sofás, e toda espécie de tranqueira. O Barbeirinho pede, a PMU vai e limpa. O local ficava limpo durante 15 dias, mas agora a limpeza está durando três dias, e olhe lá! Pior é que essa situação está se repetindo em várias partes da cidade. Não há quem aguente isso!

Semana Jurídica

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais virá a Uberaba no dia 11 de junho, para abrir a Semana Jurídica da Unipac. O presidente Nelson Messias virá acompanhado do desembargador Doorgal Andrada, que desfruta de amplo círculo de amigos aqui na cidade. A propósito, o curso de Direito da Unipac acaba de receber nota máxima em avaliação do MEC, única na região a conseguir essa façanha.

Concessão

A Vencer – entidade de amparo a pacientes carentes com câncer – vai assumir a gestão do Restaurante do Centro Administrativo da Prefeitura, por meio de contrato de concessão.

Negócio direto

Depois do sucesso da primeira edição, a Feira do Produtor Rural da Certrim passa a integrar a programação mensal de eventos do Shopping Uberaba. Todo último sábado de cada mês a Feira será realizada lá.

Destaques da indústria

A Federação das Indústrias de Minas Gerais comemora hoje o Dia da Indústria, com solenidade em Belo Horizonte. O Industrial do Ano 2019 é Ricardo Perez Botelho, diretor-presidente do Grupo Energisa. Alysson Paolinelli receberá o título de Construtor do Progresso e Rubens Menin Teixeira de Souza, CEO e chairman da MRV Engenharia, receberá a medalha de Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além deles, outros 15 industriais serão homenageados com o Mérito Industrial, dentre os quais Angela Ma, da empresa Araunah Foods.

Convergência

Prefeito Ruy Ramos está fazendo história em Pirajuba. Além de várias ações e obras já realizadas, ele acaba de inaugurar um Centro de Atendimento ao Cidadão concentrando, num mesmo prédio, várias repartições públicas, como a Junta Militar, Centro de Emissão de Documentos Pessoais, Procon, Ipremp, Almoxarifado Central, Conselho Tutelar, Secretaria da Assistência Social e Secretaria de Saúde. Além da economia para os cofres públicos, tem também a economia de tempo para o cidadão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por