JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 09/05/2019

Estado de guerra
Drone, aplicativo, mutirão da limpeza, panfletagem... Uberaba está deflagrando uma verdadeira guerra contra a dengue, diante dos índices alarmantes de incidência da doença na cidade. Com apoio de atiradores do Tiro de Guerra, na manhã dessa quarta-feira caminhões cedidos pela Codau e da Secretaria de Serviços Urbanos percorreram ruas da periferia recolhendo toda espécie de entulho e recipientes que poderiam servir de criadouro para o mosquito. Paralelamente, as equipes das unidades de Saúde fizeram parceria com as escolas municipais, bairro a bairro, envolvendo alunos no trabalho de conscientização sobre as medidas preventivas. Teve panfletagem e até fanfarra da Escola Santa Maria descendo pela rua Goiás, com panfletos informativos. Vale tudo para evitar uma epidemia de dengue.

Sinal de alerta
Capitaneados pela diretora do curso de Arquitetura da Uniube, Carmem Maluf, mais de 200 arquitetos e urbanistas do Triângulo Sul estiveram reunidos esta semana e revelaram preocupações técnicas com a necessidade de um esclarecimento sobre pontos controversos do novo Plano Diretor, uma vez que não houve consenso na audiência pública realizada para discuti-lo. A Prefeitura não voltou ao tema para dizer se acatou as ponderações feitas pelos arquitetos e urbanistas, ou não, antes de encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal para votação. Por isso, eles temem que a audiência pública tenha sido realizada apenas para “cumprir tabela”.

Trabalho conjunto
Ainda na reunião dos arquitetos e urbanistas, foi levantada uma questão de suma importância: a qualidade dos projetos recentes viabilizados pelo Poder Público. Eles defendem que os projetos de Arquitetura e Urbanismo da cidade sejam fruto de um concurso público nacional ou, no mínimo, passem pelo crivo de fiscalização por um grupo de arquitetos e urbanistas locais, com notório saber, a fim de evitar erros de projetos, como o da praça Rui Barbosa e do Calçadão, onde o uso de materiais inadequados compromete a permeabilidade.

No paredão
Os profissionais da Arquitetura e Urbanismo chamam a atenção também para a possível mudança de destinação da área da Quinta da Boa Esperança. De acordo com o Plano Diretor, naquele local deveria ser implantado o Parque do Bacuri. No entanto, segundo eles, essa mudança, se vier a ser efetivada, poderá ter um impacto negativo grande do ponto de vista urbano, assim como de preservação do patrimônio histórico e de qualidade de vida da região.

 Contrassenso
Por fim, o grupo de arquitetos e urbanistas revelou preocupação com a falta de um corpo técnico da área atuando na Cohagra, para gestão dos projetos habitacionais de interesse social. Ainda que em parceria com as universidades ou entidades de classe ligadas a engenheiros e arquitetos, esse gerenciamento dos projetos poderia melhorar a qualidade das casas populares.

Barbas de molho
Secretaria de Comunicação não confirmou a informação que rolou à tarde passada com grande intensidade nos bastidores políticos, garantindo que equipe do Gaeco teria requisitado cópias dos contratos firmados pelo Município com a Limpebrás e suas terceirizadas para serviços de varrição, bem como documentos relacionados à nova licitação do lixo.

Compensação
Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela Codau com o Ministério Público do Meio Ambiente reverteu na doação de 10 motos totalmente equipadas (incluindo giroflex e tanque cheio), entregues ontem à Guarda Municipal. A coerente iniciativa de reverter essas multas em proveito da comunidade partiu do promotor de Justiça Carlos Valera.

Especial
Centro Cultural Cecília Palmério será ponto de convergência dos incontáveis amigos e admiradores do colega Jorge Alberto Nabut nesta noite em que ele lança mais uma obra de sua autoria, “O Círculo dos Bastidores”.

Teoria x Prática
Nada como o tempo para curar o queijo, já diziam os antigos. Governador Romeu Zema está confirmando, na prática, que nem sempre a teoria e a prática coincidem. Durante a campanha eleitoral no ano passado, Zema criticou o uso indiscriminado de aeronaves oficiais pelo seu antecessor e prometeu usar apenas aviões de carreira durante seu mandato. No entanto, nos três primeiros meses do ano, Zema fez mais viagens em avião e helicóptero do Estado, do que por terra. Foram 16 a 12. E já viu que não é possível cumprir a promessa de usar apenas avião de carreira, pois as opções de voos em Minas são muito limitadas.

Para ela
Campanha do Dia das Mães incrementa as vendas no Shopping Uberaba. Nas compras a partir de R$350 os clientes podem trocar por cupom para concorrer a dois carros que serão sorteados no dia 13, para único cliente. Presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba, José Eduardo Cezar de Oliveira, estima que haverá 5% de aumento nas vendas por ocasião do Dia das Mães.

Foto/Francis Prado


Superintendente Guilherme Vilela com os gerentes Valéria Cunha, Marcelo Paiva, Lucy Jardim, Sara Fantato e Luís Fernando Gobbo, da linha de frente do Shopping Uberaba, estão animados com as boas perspectivas de vendas de presentes para as mães. Comércio aquecido nessa semana

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia