ALTERNATIVA

Atuação do secretário Luiz Dutra teve peso na rejeição de denúncia

Lídia Prata
Publicado em 26/03/2019 às 07:04Atualizado em 17/12/2022 às 19:19
Compartilhar

 Jairo Chagas

O aperto de mãos entre Fúlvio Ferreira e Ângelo Crema selou a transmissão do cargo de presidente da CDL/Uberaba, na concorrida solenidade da noite de sexta-feira

Tempo quente

O tempo “fechou” na Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira. Antes do início da leitura da denúncia contra o prefeito Paulo Piau com consequente pedido de impeachment, populares passaram a provocar os vereadores, chamando-os de “omissos”, “sem vergonha”, “corruptos” e muito mais. As provocações continuaram durante e leitura, tirando do sério o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Samuel Pereira. Ele ficou de tal forma transtornado, que mesmo depois, quando a Câmara já apreciava outra matéria da pauta, Samuel chegou a dar voz de prisão a um cidadão – coautor da denúncia assinada por Vicente Araújo Neto. Aí “o bicho pegou” de vez!

Se vira!

Começou um diz que me disse a partir do “está preso” dito por Samuel Pereira, que, imediatamente, invoca a autoridade do presidente do Legislativo, que é policial civil de carreira. Mas Ismar Marão não quis nem saber desse “abacaxi” e respondeu a Samuel: “Vá lá você prender o cidadão”. A esta altura, os ânimos já estavam pra lá de exaltados e turma dos “panos quentes” puxou o vereador para uma sala reservada, para “aconselhamentos ao pé do ouvido”. A sessão foi suspensa, mas quando os trabalhos foram retomados, Samuel também voltou a falar de sua indignação com tudo o que estava acontecendo ali. Foi um climão!

Falha técnica?

Quem acompanhava a sessão de ontem pela TV Câmara ficou por entender quando a transmissão “caiu”, justamente durante a leitura do parecer jurídico a respeito do novo processo de cassação do prefeito Paulo Piau. Quando voltou, pouco depois, a TV Câmara passou a exibir reprises, encerrando a transmissão da sessão de ontem. Pelo YouTube também estava tudo correndo bem, até o vereador Samuel dar voz de prisão a um cidadão na galeria e transmissão cair também. Coincidência mais estranha...

Valentia limitada

Pelo sim, pelo não, o autor dos xingamentos saiu em “desabalada correria” da Câmara, logo após receber voz de prisão. Preferiu não esperar ver para crer...

Bingo!

A atuação do secretário municipal de Governo, Luiz Dutra, teve peso decisivo no placar da votação da admissibilidade da aceitação da denúncia contra o prefeito. Na votação da primeira denúncia, no mês passado, foram cinco votos a favor da abertura de processo investigatório no Legislativo. Nesta segunda denúncia, apenas dois votos, o de Tiago Mariscal e o de Fernando Mendes, ambos de oposição declarada à administração municipal.

Aqui não!

Trânsito na avenida Santos Dumont ficou interrompido no sábado, durante todo o dia. Desta vez o motivo não foram obras públicas, mas um evento regado a cerveja. Não bastasse o transtorno que esse evento causou aos moradores, incluindo dificuldades de acesso às suas casas e som alto até tarde, o tráfego virou um caos no centro da cidade. Com a interdição parcial da avenida Santos Dumont – uma das principais artérias do trânsito urbano –, os motoristas apelaram para a estreita rua Major Eustáquio. Ali o engarrafamento foi de matar qualquer cidadão de raiva. Pela manhã, o tráfego não fluía. Para piorar, nenhum agente de trânsito foi visto ali para minimizar o problema. Ora, com tanto lugar em Uberaba para realização de eventos, por que fechar trecho de avenida? E como a Prefeitura libera alvará para um evento particular, em flagrante prejuízo para o coletivo? O direito de ir e vir da população, numa via pública, não pode ser preterido por nenhuma iniciativa em benefício exclusivo de uns e outros, em evento comercial. Francamente!

Ascensão

Ex-prefeito de Sacramento, o querido amigo Bruno Cordeiro acaba de assumir a chefia do gabinete da Presidência da Conab. É o segundo cargo na estrutura da companhia.

Sem descanso

Mesmo com a turbulência política dessa segunda-feira, o prefeito Paulo Piau reuniu secretários para discutirem projetos em andamento, no mesmo horário em que a Câmara decidia sobre a instalação de uma comissão processante para deliberar sobre o pedido de cassação do seu mandato. Saúde, Educação, Serviços Urbanos e Obras estarão no foco das ações a serem colocadas na rua. Prefeito frisou que agilidade e eficiência precisam dar o tom a essas ações.

Pisando na bola

Jornalistas que prestaram concurso da Funel no fim de semana ficaram indignados com a qualidade (ou falta dela) da prova aplicada. Além de erros gritantes de português, a prova continha questões com conteúdos não previstos no edital e outras estranhas à área específica. Em uma das questões, a falta de informação impedia o entendimento do enunciado, prejudicando as respostas. Alô, Funel!

Tem jeito?

Soltura do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e outros seis envolvidos nessa nova etapa da operação Lava-Jato jogou um balde de água gelada na esperança dos brasileiros de ver esse país ser passado a limpo. A cada passo que a Lava-Jato dá para frente, os tribunais impõem outros 10 passos para trás... Assim não há esperança que resista!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por