ALTERNATIVA

Governador lança processo seletivo para os cargos de chefia

Lídia Prata
Publicado em 09/03/2019 às 07:11Atualizado em 17/12/2022 às 18:53
Compartilhar

Foto/Leitor

Agentes de trânsito homenagearam as mulheres uberabenses, na manhã de ontem, cumprimentando as motoristas e pedestres na praça Rui Barbosa pelo Dia Internacional da Mulher. Iniciativa simpática que agradou a todas

Processo seletivo de Zema

O governador Romeu Zema lançou nessa sexta-feira o programa Transforma Minas, para seleção de candidatos aos cargos de subsecretários, superintendentes e diretores em todas as pastas do Estado, inclusive Educação, Saúde e Fazenda. A remuneração, no caso, varia de R$7 mil a R$20 mil, dependendo do cargo. Nessa primeira etapa serão selecionadas 595 pessoas para a administração direta, mas apenas 300 serão chamadas este ano, e 200 para a indireta.

Cartas marcadas?

Aqueles que foram nomeados no começo do ano por Zema poderão participar do tal processo seletivo, sem garantia de serem mantidos nos respectivos cargos. Não se trata de um concurso público tradicional, mas uma seleção de pessoal bastante peculiar, pois os melhores colocados no processo estarão sujeitos ainda à escolha pessoal do gestor de cada área. Ou seja, tanto pode ser um jogo de cartas marcadas, como um “tapeazol” político...

Tudo dominado

Na abertura das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no CIM, o subsecretário de Saúde, Luciano Correa de Paiva, lembrou que dos 2.112 funcionários da pasta, há 1.460 mulheres, exatamente. Na gestão das unidades de saúde, só há três homens, contra a maioria esmagadora de mulheres. Quadro não é diferente na Prefeitura, como um todo. Mais de 50% dos servidores municipais são mulheres, muito embora o primeiro escalão do governo Paulo Piau seja predominantemente masculino.

Enfim, as árvores!

Avenida Leopoldino de Oliveira vai ganhar um novo visual, a partir de projeto de arborização encomendado pelo prefeito Paulo Piau à Secretaria de Meio Ambiente esta semana. Nada de palmeirinhas. Árvores de sombra e flores, para fazer um espetáculo de cores quando chegar a primavera! Melhor notícia impossível.

Secular

Diretoria de Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges faz o lançamento oficial da 85ª ExpoZebu, nesta terça-feira, abrindo as comemorações do centenário da ABCZ. Centro de Eventos será palco para o embarque dos convidados numa viagem dos anos 20 ao futuro.

Puxão de orelhas

Prefeito Paulo Piau reuniu sua equipe esta semana para um puxão de orelhas geral. Motiv a crítica aos aditivos de preços e de prazos nos contratos de obras públicas em Uberaba, publicada nesta coluna. Segundo quem esteve na reunião, o prefeito disse com todas as letras que prefere que a Secretaria de Planejamento demore mais na elaboração dos projetos para que eles sejam definitivos e bem feitos, do que ficar corrigindo os projetos depois de iniciadas as obras. Ufa! Vamos ver se agora a turma dos projetos cria juízo e faz o dever de casa direitinho! Já chega de remendar projetos de reformas de escolas, de postinhos de saúde, de tudo quanto há no município, pois esses remendos encarecem as obras e atrasam a conclusão dos serviços.

Barbas de molho

Promotoria de Defesa do Patrimônio Público deverá ser comandada por uma mulher. Segundo consta, além de competente e muito dinâmica, a promotora analisa “com lupa” até os menores detalhes dos processos. É implacável com políticos, mesmo quando dão apenas um passinho em falso. Já teria mandado vários deles para a cadeia, inclusive o ex-deputado Narcio Rodrigues. Nos bastidores, falam que ela é uma versão “de saia” do combativo promotor José Carlos Fernandes, cuja passagem pela comarca de Uberaba marcou época e deixou saudade.

Kit enchente

Chuva forte que caiu em Uberaba por volta de meio-dia dessa sexta-feira gerou todo tipo de piadinha na internet. Como o calçadão voltou a alagar, assim como a avenida Leopoldino de Oliveira, um gaiato avisou que vai vender o kit chuva para os uberabenses: barco, colete salva-vidas e pés de pato de borracha. Outro disse que galocha virou gênero de primeira necessidade para os uberabenses. Pois é. E pensar que as obras prometidas para acabar com esses problemas só vão começar depois da temporada das chuvas...

Pé direito

Hospital da Criança parece ter começado 2019 com o pé direito. Primeiro foi contemplado pelo município com a parceria para viabilização da Upinha. Agora vai ganhar uma autoclave zerinho para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares, doada pela Cemig, que também doou duas secadoras de roupas ao Hospital da Criança, por meio do programa Energia Inteligente. A inauguração das duas secadoras está marcada para segunda-feira, às 10h30.

Xixigate de Bolsonaro

Depois da esnobada que levou em Davos, na Suíça, a imprensa estrangeira não tem sido nada amistosa com o presidente Jair Bolsonaro e suas investidas nas redes sociais. O respeitado jornal britânico de economia Financial Times online publicou nessa sexta-feira uma reportagem sobre o Brasil, na qual questiona até que ponto essa atuação excessiva de Bolsonaro nas mídias digitais poderá prejudicar as reformas econômicas do Brasil. O jornal britânico chega a fazer chacota com o post de Bolsonaro no carnaval, em que o presidente mostrou cenas pouco recomendáveis. O Financial Times chamou o caso de “Xixigate”. Pois é. Está na hora de o presidente parar de se espelhar no polêmico twiteiro Donald Trump e passar a governar nosso país como todos esperam dele.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por