JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 08/03/2019

Mulheres em números
Neste Dia Internacional da Mulher, vale mostrar números levantados pelo Sebrae Minas sobre a participação das mulheres na economia mineira. Segundo o Sebrae, quase metade dos microempreendedores individuais são mulheres, ou seja, correspondem a 47,6%, praticamente o mesmo percentual (48%) do país. Os homens têm uma fatia de 52,4%. No Brasil, as empregadoras mulheres têm menos empregados que os empregadores homens. As mulheres Empresárias (que trabalham com CNPJ) tomam menos empréstimo (a proporção é menor e o valor médio do empréstimo é menor). E, por incrível que pareça, pagam taxas de juros maiores, apesar da taxa de inadimplência das mulheres ser mais baixa.

Lápis e papel
O levantamento do Sebrae Minas também revela que as mulheres empresárias usam mais o famoso caderninho para registrar informações financeiras do que as opções informatizadas de controle (Excel, softwares, apps). Além disso, as mulheres se destacam mais nos segmentos de beleza, moda e alimentação do que em atividades industriais consideradas “de peso” ou nas áreas ligadas à tecnologia. Sem contar que 55% das microempreendedoras individuais ainda trabalham em casa, com, no máximo, quatro empregadas. Pelo que se vê, ainda há muito a fazer para melhorar essa performance das mulheres na atividade produtiva mineira.

Laço branco
Arquidiocese de Uberaba está convocando as mulheres que apoiam as iniciativas de combate à violência contra as mulheres a usarem um laço branco no peito nesta sexta-feira. Nossa região vem ocupando o primeiro lugar em números de registros de violência doméstica e violência contra a mulher, incluindo feminicídios.

Seminário
Sebrae Minas – Regional Triângulo prepara para o dia 28 deste mês, na ABCZ, a 2ª edição do Seminário Mulheres Empreendedoras, contando um pouco das histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença e alcançaram o sucesso.

Espaço próprio
A propósito, a ExpoZebu 2019 dedicará um pavilhão inteirinho para a ABCZ Mulher mostrar sua força. A primeira-dama, Iara Marquez, está à frente da iniciativa, que contará com a participação de empresárias casadas com criadores de zebu e que atuam com sucesso no segmento da moda.

Panelaço para todos
Com uma programação “de arromba”, a ExpoZebu promete comemorar os 100 anos da ABCZ com atividades bem interessantes. Uma delas será o Zebu Para Todos. Um panelão gigante, especialmente fabricado para a ocasião, vai cozinhar seis toneladas de carne de zebu para ser servido à população. Para saborear a gostosura, o interessado participará com a doação de mantimentos para serem destinados ao projeto Zebu do Bem.

Em queda
Levantamento feito pela Controladoria-Geral do Município revela queda no volume de processos administrativos disciplinares em tramitação, em comparação com os últimos cinco anos. No mês passado, os processos somaram 64, contra 68 registrados em fevereiro do ano passado. Mesmo assim, 64 processos disciplinares é um número bastante expressivo.

Duzentão
Está marcada para sexta-feira que vem a escolha da logomarca comemorativa dos 200 anos de Uberaba. Comissão julgadora se reunirá às 10h, na sede da Codau, para avaliação dos trabalhos inscritos.

Problemas
Governador Romeu Zema continua enfrentando problemas na composição do seu time em BH. Agora foi com o escolhido para comandar a Codemig. José Tadeu Moraes foi anunciado na semana passada e caiu antes mesmo de assumir o cargo, depois da repercussão negativa da indicação. Moraes presidiu a mineradora Samarco, aquela do desastre em Mariana.

Nova tática
O Estado precisa rever com urgência a política de segurança pública em Minas. Veja a que ponto estamos chegando em Uberaba: nessa quinta-feira, em sinaleiro da movimentada rua Bento Ferreira, um motorista foi assaltado por bandidos portando arma de fogo, em plena luz do dia. Uma ocorrência como essa leva à reflexão sobre a política de manter bases móveis da Polícia Militar em pontos já manjados da cidade, em vez de colocar homens e viaturas circulando.

Pra pensar
Ainda sobre essas bases móveis da Polícia Militar, não raro são colocados cones para estreitamento de pista em frente a uma delas, postada na avenida da Saudade, em frente à sede da Codau. Não há motorista que não reclame da medida, já que ali existe uma pista exclusiva de ônibus e acaba sobrando outra para os veículos, chegando a registrar engarrafamento – pasme! – na avenida da Saudade...

Adeus
Virou lenha a flamboyant que existia na avenida da Saudade, também em frente à sede da Codau, assassinada durante as obras de implantação do BRT. Na época, esta coluna chegou a denunciar a poda radical na árvore, para a construção da estação de ônibus. Não deu outra. A flamboyant secou até morrer. Pior do que isso é saber que havia opção de área para a instalação dessa estação do BRT, que pouparia a árvore de belas floradas na primavera e sombra durante o ano todo. Muda, Uberaba! Pare de derrubar as árvores e sacrificar o meio ambiente em nome do “progresso”!

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia