JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Lídia Prata ALTERNATIVA 01/02/2019

 Marilu Teixeira - Redatora Interina
marilu@jmonline.com.br

Sem volta
Mais 100 desempregados na cidade. Essa é a herança deixada pela Heringer, que fecha as portas em Uberaba. Notícia caiu como uma bomba entre os atingidos que sabem da dificuldade de voltar ao mercado de trabalho em tempos de crise. Segundo consta, a empresa foi comprada por um grupo marroquino que já havia assumido, em 2015, 10% da Heringer. Mas, a unidade de Uberaba já era.

Milagre
Ainda segundo a rádio peão, a empresa já estava endividada há meses e não conseguiu reverter a situação. Uns dizem que um dos mandachuvas de lá renunciou, tamanho era o buraco, e a empresa só estava de pé por conta de “teimosos” que ainda acreditavam em um milagre, que não veio. Já os mais pessimistas não acreditam em venda, porque o valor da dívida da companhia inviabiliza o negócio.

De olho
O sindicato da categoria, o Stiquifar, está de olho nas rescisões. Sabe que não há o que fazer quanto às demissões, mas quer garantir que todas as verbas rescisórias sejam regiamente pagas aos demitidos.

O povo
Vai sobrar pra Câmara Municipal. O valor de R$4,30 para a nova tarifa de ônibus só será viabilizada se nova isenção de ISSQN e Custo de Gerenciamento Operacional for ratificada pelos vereadores. Prefeito Paulo Piau deve enviar ao Legislativo a proposta tendo como favas contadas a sua aprovação. Afinal, o povo merece...

Amigos, amigos
Falando em Câmara Municipal, o novo presidente da Casa, Ismar Marão, já está recompondo o quadro de comissionados para a sua gestão. Porta-Voz trouxe 18 nomeações e ainda falta um tanto. Maioria dos nomeados já ocupava cargos na gestão de Luiz Dutra, que agora deixa a Câmara para assumir a Secretaria de Governo. Mas, segundo dizem as más línguas, os dois juram juradinho que não foi nada combinado. Será?

Evolução
Luiz Dutra não vai nem participar da primeira reunião ordinária da Câmara, na próxima segunda-feira, quando serão retomadas as plenárias, após recesso desde meados de dezembro. O vereador, que soma em seu currículo quatro presidências, tem quase duas décadas de mandato: são 16 anos de vereança.

Tudo a ver
Dutra nunca escondeu seu sonho de ser prefeito de Uberaba. A leitura de muitos observadores políticos é de que a Secretaria de Governo é o primeiro degrau. E ainda tem a seu favor a aprovação de Paulo Piau, quando Dutra o substituiu durante viagem internacional. O nome de Dutra pode ser uma carta na manga para as próximas eleições. Aguardemos!

No forno

Vereador Kaká Carneiro continua mobilizado com grupo de comerciantes contrários à implantação da mão única da avenida Marcus Cherém. Aliás, ele foi o primeiro a ter sensibilidade de ouvir a população - os verdadeiros interessados na alteração - e ser o interlocutor do grupo. E depois disso, o que não falta é gente querendo pegar carona na polêmica, fazendo do assunto uma verdadeira politicagem. Eu hein...

Dois em um
Ainda sobre os nomeados na Câmara, Rafael Mendes, que era assistente parlamentar de Franco Cartafina, agora deputado federal, assume cargo de assessor especial da Mesa Diretora. Nome dele era cogitado para a diretoria de Recursos Humanos, pasta que ele responde, pelo menos interinamente.

Presente
Neste dia 4, tem segunda chamada para designação no Estado. Quem tiver interesse e está classificado, tem que comparecer na Superintendência Regional de Ensino a partir das 7h30.

Justíssima
Rotary Club Uberaba prestou homenagem ao falecido médico José Soares Bilharinho que estaria completando 100 anos. Homenagem aconteceu durante reunião dos rotarianos, na quinta-feira. Academia de Letras do Triângulo Mineiro esteve presente.

Estrelas
Foi um sucesso o lançamento do Calendário Atma Doze Guerreiras 2019, com fotos assinadas por Francis Prado. Ana Paula Rodrigues (que junto com Viviane Quirino lidera o grupo Doze Guerreiras) deu as boas-vindas ao público e, em seguida, discursaram as idealizadoras do calendário, as arquitetas Alê Roso, Elisa Araújo e Jaqueline Potenza.

Voluntários
O empresário Jônadan Ma, presidente do Instituto Boa Fé, falou em nome de todos os diretores de entidades filantrópicas presentes. Também estavam no evento, os diretores da Unimed Uberaba, patrocinadora das edições do Calendário, médicos Sônia Silva e Luciano Luzes.

Foto/Marcela Pena


Estrelas do Calendário Doze Guerreiras, cuja arrecadação com a venda será revertida para ações que beneficiam pacientes oncológicos carentes

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia