ALTERNATIVA

Decisão final sobre a obra do viaduto da avenida Fernando Costa vai demorar

Lídia Prata
Publicado em 16/01/2019 às 21:04Atualizado em 17/12/2022 às 17:19
Compartilhar

Uberaba está em todas: juiz uberabense Fausto Bawden acaba de ser promovido, por merecimento, para atuar como substituto do desembargador Doorgal Andrada, no TJMG

Mais prazo

Vem em boa hora o pleito do novo presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Vicente dos Santos, para prorrogação do prazo de pagamento do IPTU 2019 com desconto pelos servidores estaduais. Ofício nesse sentido foi encaminhado nessa quarta-feira ao prefeito Paulo Piau, mas só será analisado pelo Executivo na sexta-feira, quando ele retornar de viagem. Não é de hoje que os servidores estaduais vêm recebendo salários com atraso e a conta-gotas, fato este que fundamenta o pedido do presidente Ismar Marão.

Vai longe

Ao que tudo indica, a decisão final sobre a obra do viaduto da avenida Fernando Costa ainda vai demorar. Depois das queixas do pessoal da ABCZ contra o projeto, ao argumento que atrapalharia a visão do Parque Fernando Costa, o prefeito determinou à Seplan o estudo de viabilidade de um projeto alternativo, tipo trincheira, interligando a Tonico dos Santos à Fernando Costa. Esse projeto alternativo já foi apresentado ao prefeito, mas, segundo consta, não agradou.

Na prancheta

De acordo com o secretário de Planejamento, Nagib Facury, o prefeito quer ouvir a comunidade acadêmica antes de bater o martelo sobre o projeto a ser licitado, se viaduto ou trincheira. Para isso, assim que tiver início o ano letivo, os dois projetos serão apresentados a alunos e professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura das universidades de Uberaba, para discussão. Se aparecer uma sugestão melhor, poderá ser aproveitada. Ou então prevalecerá a que os experts acharem mais viável (e não apenas mais bonita). Particularmente, acredito que a definição vai acabar recaindo sobre o projeto do viaduto. A conferir.

São Tomé

Comerciantes do centro da cidade estão esperando “ver para crer” no resultado da decisão tomada pela PMU para diferenciar os bancos e o piso no calçadão. Os bancos serão grafitados por artistas de rua, a exemplo do que foi feito em São Paulo, quando o então prefeito João Dória teve de minimizar a guerra travada com os grafiteiros no início do seu mandato. Na época ele chamou os artistas de rua para colorir vários pontos da cidade e ficou interessante. Resta saber se os bancos terão a mesma sorte...

De volta

Vereador Thiago Mariscal vai voltar ao rádio em Uberaba. Voltará às origens, ao lado do seu “padrinho”, radialista Tony Carlos.

Meritocracia

Juiz uberabense Fausto Bawden de Castro Silva, promovido recentemente para a capital, está atuando desde terça-feira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais como substituto do respeitado desembargador Doorgal Andrada, com assento na 4ª Vara Criminal. A posse do magistrado uberabense foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. A promoção de Fausto Bawden se deu por méritos, fazendo jus à sua atuação como magistrado nas comarcas por onde passou, incluindo Uberaba. Seguramente foi um dos mais estudiosos, competentes e ágeis juízes que atuaram aqui. Fausto tem o perfil de juiz que precisa ser multiplicado em série para resgatar a credibilidade do Judiciário brasileiro, tão comprometida pelos descompassos do Supremo Tribunal Federal.

Gratidão

Já diplomado, o deputado federal eleito Franco Cartafina está retomando as visitas às entidades de classe onde esteve durante a campanha. Desta vez, para agradecer o apoio e colocar o mandato à disposição. Primeira entidade a recebê-lo será o IEATM, na terça-feira.

Mudança

Por falar em Franco Cartafina, permanece indefinida sua filiação partidária. Embora seja certo que ele deixará o PHS, a nova sigla ainda é uma incógnita. Uma coisa é certa: convites para filiação não lhe faltam.

Bandidagem

Prova que bandidos vinham agindo como “vigias de carros” nas imediações do Mercado Municipal foi a ameaça sofrida por monitora da EXP Parking nessa quarta-feira, feita por homem armado, certamente incomodado com a perda do “ponto”.

Novos negócios

Cafeteria, restaurante, confeitaria, pet shop, lojas de roupas, supermercados, construtora e fábricas de pão de queijo, alimentos congelados e produtos de limpeza foram os ramos de negócios sobre os quais os empreendedores mineiros mais buscaram informações em 2018. O levantamento foi feito a partir dos acessos às cartilhas e manuais do Sebrae sobre informações para abertura de empresas em diferentes segmentos.

Fim da mamata

O Ministério do Meio Ambiente anunciou nessa quarta-feira a suspensão de convênios e parcerias com as organizações não-governamentais por um período de 90 dias. A justificativa, segundo o comunicado, é analisar o quanto foi pago para essas instituições no ano passado. No rastreamento de suspeitas de irregularidade, projetos ambientais correm perigo – reclamam as ONGs. Difícil resolver um impasse como esse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por