ALTERNATIVA

Troca das pedras portuguesas na Rui Barbosa e a falta de respeito ao cidadão

Lídia Prata
Publicado em 15/01/2019 às 18:52Atualizado em 17/12/2022 às 17:17
Compartilhar

Foto/Lídia Prata

Olha que vergonha o serviço de troca das pedras portuguesas por aquelas horrorosas placas de concreto na calçada da praça Rui Barbosa. Não sei o que é pior: se o desrespeito à integridade física dos pedestres a partir desses entulhos deixados no meio do caminho, desprovidos das mais elementares medidas de segurança, ou o desperdício de dinheiro público

Que vergonha!

Extrema falta de respeito ao cidadão. É o mínimo que se pode dizer da forma como a empreiteira responsável pela troca do pavimento das calçadas da praça Rui Barbosa iniciou os trabalhos nessa terça-feira. As pedras portuguesas do passeio antigo foram arrancadas sem dó nem piedade, amontoadas no meio da calçada, deixando espaço mínimo para os pedestres. Sem dizer que não cuidou sequer de providenciar a devida sinalização, imprescindível às obras em locais públicos para segurança das pessoas. As pedras foram arrancadas e o que restou foi um piso irregular, na terra. E salve-se quem puder! Só ontem foram registrados dois acidentes com idosos, em frente à Câmara Municipal. Alô, fiscais da Prefeitura! Onde vocês estão que não veem e não exigem providências???

Pra onde vai?

Todo uberabense que ama essa cidade certamente ficará revoltado ao ver a forma como as pedras portuguesas foram arrancadas com contrapiso em blocos e amontoadas na calçada da praça Rui Barbosa. Não é difícil perceber que vão para o lixo, quando poderiam ser aproveitadas em passeios de outras ruas da cidade, ou para repor passeios onde há falhas. E pensar que custaram uma nota preta dos cofres públicos, quando foram instaladas na praça, anos atrás... dinheiro jogado no lixo!

Vai mudar

A julgar pela receptividade do prefeito Paulo Piau às proposições apresentadas pelos lojistas na reunião de ontem à tarde, não será surpresa se a qualquer momento vierem a ser anunciadas adequações no sistema de estacionamento rotativo em Uberaba. Segundo o presidente da Associação Centro Forte, Fábio Lopes, a reunião foi bastante proveitosa. “O prefeito demonstrou insatisfação com o funcionamento do sistema. Disse que não esperava essa repercussão negativa, embora tivesse ciência que seria complicado no início, mas nem tanto” – contou Fábio Lopes. Ainda de acordo com o líder lojista, o prefeito ficou de analisar as sugestões apresentadas, à luz do que estabelece o contrato do município com a EXP. Prometeu uma resposta até o fim da semana.

Bê-á-bá?

Entre os pedidos apresentados ao prefeito Paulo Piau estão a revisão dos pontos de cobrança, excluindo aqueles onde não há comércio, assim como a fixação de um prazo de 60 dias para a população se adaptar ao sistema. Lojistas pediram a divulgação maciça sobre o funcionamento dos totens e do aplicativo, de forma didática. Os lojistas ainda sugeriram que a PMU interceda junto à EXP para disponibilizar monitores que realmente conheçam o sistema para poder ensinar aos usuários.

Sem multa

O primeiro efeito da reunião com os lojistas já saiu no fim do dia. O prefeito Paulo Piau determinou à Secretaria de Defesa Social a suspensão de multas no estacionamento rotativo, justamente por causa do volume de problemas tecnológicos verificados nos totens e da quantidade insuficiente de monitores para orientação à população. Viva!

Multiplicadores de informações

Leitores têm acionado a colunista para sugerir que a EXP faça parceria com entidades de classe, no sentido de promover treinamento aos comerciantes e comerciários para que possam multiplicar aos seus clientes as informações sobre o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo. Com a palavra Aciu, CDL, Sindicomércio e afins.

Cartão fidelidade

Outra sugestão que vem dos leitores para movimentar o comércio nas ruas abrangidas pela Área Azul envolve a criação de cartões de “estacionamento gratuito”, para serem destinados àqueles clientes que façam compras acima de determinado valor.

Teste

Jornalista Daniela Brito ficou impressionada com a força do JORNAL DA MANHÃ, a partir da publicação de matéria sobre o abaixo-assinado online contra o estacionamento rotativo. Quando ela redigiu a matéria, havia apenas oito assinaturas. Bastou a publicação para saltar para 2.323 assinaturas, que saltaram para 3.706 por volta de 15h. Pois é. “E depois falam que o jornal de papel vai acabar”, comentou a colega.

Parceria interessante

A motolância (ambulância em forma de motocicleta) é um serviço que vinha funcionando há alguns anos em Uberaba, principalmente com atendimento mais ágil em casos de acidentes. No entanto, relatório técnico sobre as péssimas condições do veículo foram enviadas no fim de 2017 ao Ministério da Saúde. Cansado de esperar uma solução, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, abriu diálogo com a Polícia Federal na tentativa de conseguir a liberação de motos apreendidas e passíveis de cessão para o serviço. As conversas estão bem adiantadas. Parceria pode ser efetivada a qualquer momento, com o consequente repasse das motos para atendimento à população. Boa!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por