JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 09/05/2019

LANÇAMENTO, HOJE

POETAS, seresteiros e namorados de todos os gêneros, credos e cores são nossos convidados para o colorido lançamento de O Círculo dos Bastidores, que acontece hoje, às 19h30, na Sala Cecília Palmério, com direito a elevador. Quem não quiser levar seus “cruzeiros”, aceitam-se cartões de crédito. Preço módico de R$ 80,00, sendo os 50 primeiros exemplares para a carente da Vencer – Associação de Combate ao Câncer de Uberaba.

• E falando em Sala Cecília Palmério, é notável o cuidado que o reitor da Universidade de Uberaba, Marcelo Palmério, tem pelo espaço, que leva o nome de sua mãe e que está sendo repaginado para o evento de hoje.


Ciça demonstra maior carinho pelo pai, avançado reitor da Universidade de Uberaba, Marcelo Palmério, nosso grande parceiro de hoje

POR DENTRO DO CÍRCULO

TEMA inicial do Círculo é a máquina de costura e, por extensão, a de bordar, um dos produtos derivados da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra e em outros países avançados, que produziram o que houve de mais moderno no mundo, como o navio a vapor, o trem de ferro e, na sequência, o caminhão e o carro. Naquela época, no Brasil, era rigorosamente proibido falar em industrialização. 



OUTROS CÍRCULOS

PARA o leitor ter mais ideias sobre o livro, há ainda um capítulo sobre os riscos de dona Alice Oliveira Dias, outro para bordados, outro ainda ilustrado com imagens de obras raras pertencentes à minha mãe, Mariana Abdanur Nabut, homenageada no livro. As ilustrações se miram com a poesia e se refletem nas páginas da obra.


Colcha de chamalote com flores de veludo, de Mariana Abdanur Nabut, ilustra o livro

• O livro em questão será apresentado pelo muito bem-vindo poeta Eduardo Veras, doutor em Literatura Comparada e professor do Departamento de Estudos Literários da UFTM. Talento que Uberaba roubou de Belo Horizonte.              

O ACERVO DE ALICE 

EMOCIONADO, recebi de Marquinho Oliveira Dias a rica coleção de riscos que pertenceu à sua mãe, a saudosa dona Alice, guardada com desvelo pela filha, Maria Alice, cuja missa de sétimo dia foi celebrada ontem, no Santuário da Abadia. Os desenhos, em papel translúcido, são base para os bordados. Hoje, são obras de arte valorizada no livro O Círculo dos Bastidores e com o poema Alice. No lançamento de hoje, alguns desses belos trabalhos, que revelam a mão leve e firme da artista, estarão em exposição.

• Seguem os agradecimentos aos parceiros – parceria é palavra de ordem a tudo que se realiza nos tempos atuais –, tais como estilista, modelos, fotógrafo, músico, apresentador, cerimonialista, cabeleireiro, maquiador e tantos mais, e amigos empenhados na organização do evento. A eles, a graça suprema da amizade e de valorização do próximo (sempre distante), através da Vencer. Até a noite.

LIDERANÇAS JUVENIS

BOLSISTAS do Centro Social Encantos Dominicanos, mantido pelo Colégio Nossa Senhora das Dores, brilharam e fizeram a diferença durante o RYLA (Prêmios Rotários de Lideranças Juvenis), realizado dias 4 e 5, no CNSD. O evento segue formato do Rotary International e é realizado em vários países, sempre com palestras, dinâmicas, concepção de projetos, refeições e premiações aos jovens de 15 a 23 anos.


Diretora do CNSD, Marta Queiroz Fabri; coordenadora pedagógica do Curso Técnico de Administração, Cátia Brant, e alunos do curso, bolsistas do Centro Social Encantos Dominicanos, durante o RYLA (Prêmios Rotários de Lideranças Juvenis) realizado dias 4 e 5 no Colégio Nossa Senhora das Dores

TAPETE VOADOR

• Raridade – Quem for à Sala Cecília Palmério, hoje, verá uma raridade: a edição do Livro Singer de Bordar à Máquina, de 1930, que pertenceu à bordadeira Mariana.

Foto/Jorge Alberto


Querida prima Eliana Veludo Abdanur com Manuel Fernando Marques, “Nelito”, presenças confirmadas hoje na Sala

• Novidades – Não é bom revelar tudo, mas o leitor terá agradáveis surpresas no evento que movimenta a Sala Cecília Palmério, espaço xodó do reitor Marcelo Palmério.

Foto/Martinha Sabino


Marisa Salge e Luís Borges também estarão na Sala

• Cerimonial – Integrante da Rádio JM e dono de excelente voz, Luiz Gustavo Rezende Pereira será o encarregado do cerimonial do lançamento de hoje. 


Lucas Guarato e Cintia Ferreira com tudo para marcar presença no Baile do Cowboy, dia 11, no Jockey Park

• Performance fashion – Lançamento de hoje conta com performance fashion sob a coordenação do estilista Frank Prado, que faz um moulage no corpo da esposa, Klician.


Tenor de fama nacional, Thiago Neves fará solos inesquecível no almoço do Dia das Mães, no Tamareiras

• Desfile – Duas jovens usarão vestidos bordados por Mariana. Um deles, um longo preto, da estilista Joaninha Caixeta, que Cristina Curi usou quando foi eleita por Netinho a Glamour Girl de Uberaba.

• Desfile 2 – Outro vestido, de Jamila Abdanur, será usado pela filha Mariana, toda bonita e cheia de charme.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia