JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 06/02/2019

NOTA 1.000 NO ENEM

Parabéns! – Bruna Figueiredo faturou nota mil no Enem

FILHA de José Sebastião Figueiredo e Maria Abadia Barbosa Lima Figueiredo, Bruna Figueiredo obteve a tão desejada nota 1.000 no Enem. No dizer da jovem inteligente, a prática de redação foi o recurso para atingir a nota máxima, juntamente com conhecimento de português, literatura, filosofia, sociologia e história. Está aí, caros leitores, mais uma comprovação da importância da leitura para todos nós, de maneira geral, e para os vestibulandos de maneira particular. 
 

FORMANDO EM FESTA

Diogo Araújo Carvalho comemora formatura em Engenharia com a namorada, Fernanda Roso

SEMPRE simpático, Diogo Araújo Carvalho colou grau em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba. E ganhou festa dos pais, Ana Maria e Divino Carvalho, na sexta-feira, dia primeiro de fevereiro, em salão da cidade. Festa animada por uma dupla sertaneja e um grupo de samba. O suficiente para a galera se divertir, elevando, mais ainda, a temperatura da pista de dança.  
 
 
 
   
Márcia Cecílio com a mãe,
dona Stella
 Avó com a Isabella
(bela mesmo)

 
BILHARINHO, 100 ANOS
 
NA melhor hora, o tradicionalíssimo Rotary Club de Uberaba, através do presidente Carlos Sérgio de Oliveira, fez reunião festiva no restaurante do Uirapuru Iate Clube para a comemoração do centenário de nascimento de José Soares Bilharinho (13/12/1918-03/12/1993). O homenageado se notabilizou como médico, presidente e governador do Rotaty Club, bem como historiador. Como tal, escreveu nove volumes sobre História da Medicina em Uberaba, dos quais cinco foram publicados pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro, que ele presidiu por três gestões. 


João Sabino, presidente da ALTM; Alexandre Barbosa, Carlos Sérgio de Oliveira, presidente do Rotary Club de Uberaba; Joana Bilharinho e Guido Bilharinho, na homenagem que se prestou ao saudoso médico José Soares Bilharinho

 
• PARA o sobrinho, Guido Bilharinho, os quatro volumes inéditos de José Soares são, justamente, os mais interessantes. Mostram atuação dos médicos na imprensa local. Num tempo de medicina insipiente e distante da televisão maciça e da internet, eles publicavam informativos sobre prevenção de doenças, muito válidos para a época. As obras também revelam participação efetiva dos médicos com a política local. Que venham à luz esses “novos capítulos” da série.
 
FERNANDA TERRA

NÓS, brasileiros, usamos uma expressão de que gosto muito quando se trata de morte de pessoa que sofreu muito: descansou. É o caso da querida Fernanda Santos Terra, falecida dia 1º de janeiro. A homenagem vem um pouco tardia. Talvez por isso signifique que não nos esquecemos dela, nem da irmã, Ronalda, que já nos deixou há tanto tempo. Os Terra, tão discretos, são sempre queridos. A perda de Fernanda, certamente, abala a estrutura sentimental da família, função que cabe aos filhos Fernando, Renata, Roberta e Marcelo sedimentar. Através da coluna, nossa visita fraterna a todos eles.
 
BRUMADINHO

PERGUTADO sobre o que achava da situação em Brumadinho, um uberabense radicado em São José do Rio Preto disse: “Uai, veja só. O lucro da Vale em 2018 foi de 6,5 bilhões; o presidente da Vale ganha cinco milhões por mês, enquanto os soldados do Corpo de Bombeiros, que lá trabalham duro, mergulhados na lama insalubre, em busca de corpos/fragmentos, ainda não receberam seus 13ºs salários”. 
 
SUCESSO DE CASA VERDE
CASAMENTO de Paula Árabe e Diego Fernandes foi ponta de lança para eventos tão badalados quanto, o que faz de Casa Verde o reduto mais procurado quando se trata de fazer lista de presentes. Os noivos são os convidados especiais da equipe de Andrea Hueb Cecílio para fazer suas listas na famosa loja da rua São Benedito. 
 

Gravura, balde de gelo, vidros coloridos e ave de porcelana na tendência 2019 de Casa Verde
 

TAPETE VOADOR

Viaduto?! – Entre anunciado pela Prefeitura de Uberaba para 2019, um incompreensível viaduto na intercessão das avenidas Fernando Costa, Marcus Cherém, Tonico dos Santos, Edilson Lamartine e João XXIII. Enquanto grandes centros como São Paulo, onde reconhecem o erro de tais investiduras, e Rio de Janeiro, que explodiu várias extensões deles, Uberaba quer construir um desses viadutos, em local mais que impróprio. É construir e programar a destruição.

Pais e mestres – “Precisamos oferecer uma educação sexual objetiva, com fatos, sem colonização ideológica.” – Papa Francisco.

Brumadinho – Além de habitações impróprias na área abaixo da represa de Brumadinho, causa mais espanto saber que a própria Vale construiu restaurante na mesma posição, resultando em mais mortes, inclusive de funcionários. Difícil entender que uma empresa poderosa como essa funcione assim. Imagine o que se passa com empesas de menor porte!

• Dona Isaura – Através da coluna, nossa visita mais que fraterna a Nelson, Leila e José Roberto pela partida da mãe, queridíssima dona Isaura Borges Champs, aos 102 anos de idade, com lucidez notável e internauta até os 100 anos. Viver assim vale a pena.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia