JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Jorge Nabut JORGE ALBERTO 09/01/2019

ATENTADO ANTES DE BOLSONARO

NÃO se sabe bem por que, na ocasião do atentado a Jair Bolsonaro, ninguém tenha se lembrado do atentado que sofreu Prudente de Morais, presidente do Brasil entre 1894 e 1898. Em 5 de novembro de 1897, durante uma cerimônia militar em que recepcionaria dois batalhões do Exército que retornavam de Canudos, no Arsenal de Guerra, no Rio de Janeiro, sofreu atentado contra sua vida, praticado pelo anspeçada Marcellino Bispo de Mello. Escapou ileso, mas seu ministro da Guerra, Marechal Bittencourt, faleceu, defendendo sua vida.

• Curiosamente, o autor do atentado contra Bolsonaro, filiado ao PSOL e que residiu em Uberaba, tem o mesmo sobrenome do assassino do Marechal Bittencourt, Adélio Bispo de Oliveira.

JANTANDO COM ELEGÂNCIA

FESTEJADO o sucesso do jantar da virada, restaurante dos Hotéis Tamareiras investe em novidades no cardápio. Se a correria do fim de ano tomou conta da agenda do leitor, janeiro é mês perfeito para convidar amigos e brindar 2019 no superclássico restaurante do centro da cidade.


Marina Lyrio com o médico psiquiatra Denito Stábile e Lilian Lyrio na festiva virada do ano nos Hotéis Tamareiras

NOVOS PRESENTES

Louças com coloratura diferenciada são novidades da Casa Verde para os eventos top de 2019   

NOVA linha de presentes para os novos presenteados em 2019. Este é o pensamento de Casa Verde, que acaba de receber a primeira remessa de novidades deste ano. E os noivos dos primeiros meses do ano são os convidados especiais para fazer suas listas na poderosa loja da rua São Benedito.

Fotos/Marise Romano

DEBUTANTE  Maria Fernanda Cordeiro Alves afinando chegada de seus 15 anos, dia 10 de janeiro


PERSPECTIVA Deborah Prata estreando agenda social 2019


Pronta para a maioridade, em fevereiro, Camila Moreira Barbosa enfeita a página de hoje

Nossa querida fotógrafa Babi Magela com a sobrinha, Larissa, que fez um ano com direito à festa no Ramon Studio Photo

     

 

 

 

 

 

 

 
Mariana Loureiro Cury (foto) curtiu sua data especial, ontem (8), juntamente com a mãe, Luciana


Amigas Mariana Leão, Daniela Prata, Renata Derenusson Assunção e Paula Leonardo em recente evento social


Uberabenses Thales Douglas de Oliveira com a esposa Letícia e as belas filhas, Marcela e Milena, na última Caras


Colônia de Férias do Uirapuru Iate Clube está bombando; é a maior e mais concorrido de todos os verões. Crianças são convidadas


Aspecto pouco sadio do alpendre do casarão da rua Tristão de Castro, comentado na edição de ontem

Ivalda Modas – Passado o sucesso desfilado no Natal e no réveillon, Ivalda Modas estreia 2019 com novidades para as mulheres que acontecem em janeiro e fevereiro. Embora o foco seja o esporte-fino, as roupas de praia e piscina estão em alta na loja da Alberto Martins Fontoura Borges, tradição de bom gosto

 

 

 

CONTRASTES CONSTRUTIVOS
MESA contemporânea contrastada com a cômoda clássica repaginada, como vemos na página de hoje, é uma das apostas dos decoradores que já circulam por Brasilar, em 2019. Aliás, Brasilar vibra nas propostas dos decoradores, sempre muito ligados nas novas tendências.


Mesa contemporânea contrasta com a cômoda clássica repaginada em nova proposta de Brasilar

ISRAEL NÃO É AQUI

POR desconhecimento de causa, os evangélicos, via governo federal Bolsonaro, têm se aproximado de Israel por conta de ensinamentos ou algo parecido do Velho Testamento [a Bíblia Judaica]. A questão é que, por ser um dos países avançados do mundo, a política interna israelense não é bem o que os evangélicos pensam ou desejariam. “Essa imagem idealizada do país, no entanto, está longe da realidade do Estado de Israel moderno, com suas milhares de startups, universidades e tecnologias avançadas”, diz a jornalista Daniela Kresh.

• “O país é liberal sobre vários temas, como direitos dos LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais ou Transgêneros], o papel da mulher na sociedade e aborto. O país tem o maior percentual do mundo de famílias LGBT. E mesmo que uma classe tenha apenas meninos, por exemplo, é obrigatório que haja bonecas e cozinhas de brinquedo para uso dos alunos. Israel está longe de ser o país conservador que se pensa”, afirma à Folha o ex-cônsul econômico de Israel em São Paulo, Roy Nir-Rosenblat, diretor para o Brasil da empresa Tammuz, uma das maiores do mundo em barriga de aluguel.   

     TAPETE VOADOR

• Criando espectros – A respeito da nota de ontem sobre preservação do casarão da rua Tristão de Castro, engenheiro ligou para o colunista comentando que estamos criando espectros ao preservar apenas fachadas de casas antigas que foram belas.

• Gestão cultural – Foram-se os anos do PT, que deixou o
incêndio do Museu Nacional, um dos maiores do mundo, como a principal marca de suas ações culturais, sempre voltadas para o populismo. Como o novo governo está começando agora, ainda há tempo para ver o que vai acontecer daqui para frente.

• Milagre de Deus – Para Cirilo, patriarca de Moscou, alinhado ao Kremlin, chama o presidente Putin de “milagre de Deus”. Em quase 20 anos de poder, Putin usou a religião para galvanizar apoio, o que não é novidade nem lá nem cá, e em várias épocas e situações.

• Para politizados – Volta ao Poder – A correspondência entre Getulio Vargas e a filha Alzira, que acaba de ser lançado, mereceu nota máxima do crítico Renato Lessa. Nada mais oportuno, quando os estadistas estão na ordem do dia. E, no caso, trata-se do maior estadista brasileiro de todos os tempos, Vargas, o querido da classe média brasileira.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia