JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 30/12/2018

 PROTETOR SOLAR PARA OS CABELOS

Yes! Eles existem e são eficientíssimos. As loirinhas de plantão podem e devem fazer uso do produto, o negócio ajuda e muito a manter as madeixas lindas e em dia. Os raios UV também danificam a estrutura do cabelo e o resultado é um só: o cabelo fica áspero, ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas. Evitar tudo isso é fácil. Basta aplicar o cosmético certo. “O protetor solar de cabelo”, o danadinho forma uma película que ‘encapa’ o fio. Ele age como uma barreira contra a ação dos raios UV. Portanto, mulheres, preservem a saúde e a beleza dos fios dos seus cabelos no verão. Usem e abusem do protetor solar para os cabelos, além, é claro, dos chapéus e bonés, de preferência com fatores de proteção, garantindo, assim, não só a beleza dos cabelos como do rosto também.
 
 
JÁ LIMPOU A MESA?!
Eu, literalmente, sou enlouquecida com o fim do ano. Essa sensação de que acabou, de que não teremos mais tempo para nada... Fico observando as pessoas, tendo que arrumar as gavetas, deixar a mesa de trabalho limpinha, correndo contra o tempo para colocar tudo arrumadinho. Logo em seguida, apagam as luzes, festam como se não houvesse amanhã e, no outro dia, eis que estão na mesma mesa de trabalho, imersas na mesma papelada porque o ano começou e é hora de aprumar! Muito clichê isso, mas é assim que a maioria das pessoas funciona. Apesar da sensação de recomeço, de um novo período que se inicia, há algum tempo tenho arrumado a mesa com mais frequência. Comecei mensalmente, hoje consigo fazer isso semanalmente. Espero que daqui a algum tempo consiga fazer diariamente até que, realmente, me dê conta de que podemos não ter o amanhã e consiga viver o hoje plenamente todos os dias, sem deixar absolutamente nada para o amanhã. Parece fácil e prático, mas experimente praticar, comece arrumando a mesa de trabalho todos os dias, depois passe para os whatsApps, depois para as ligações que deixamos para amanhã, depois os abraços, os beijos e veja como, sem querer, contamos com o amanhã que ainda nem é nosso. Se conseguirei essa proeza, não sei, mas que estou no caminho, posso garantir, e, ainda, prometer que no dia que conseguir conto pra vocês. Por agora, sigo ainda deixando alguns papéis, compromissos, risadas, beijos e abraços para o amanhã.
 
 
O QUE EU QUERO PARA VOCÊ
 
E para 2019, sabe o que eu desejo para você, leitor #ficadica? Desejo que você empenhe AMOR. E que comece por você, que você saiba o quanto é responsável por propagar boas energias e cuidar de quem é verdadeiramente importante para você. Desejo também que a positividade esteja presente nos dias mais negativos e sombrios e que a maturidade não destrua sua criatividade e nem tire sua coragem. 
Desejo trabalho, duro, e que você consiga se organizar, porque assim,  direitinho, dá para fazer tudo, tudo mesmo.
Por fim e não menos importante desejo muitos beijos, mas não beijinhos na testa, não. Desejo beijos na alma, daqueles que tiram a calma, mas que te deixam sem pressa para sentir o gosto mais gostoso e irresistível dos muitos e muitos beijos, e, sendo assim, eles podem até ser na testa. Desejo ainda que você se permita despir a alma, entrelaçar os dedos e sentir o quanto é gostoso saber, sem dizer nem ouvir uma só palavra, o quanto o que você sente faz sentido para alguém, o quanto existe de amor entre você e seus eleitos no mundo. Que suas conexões em 2019 sejam intensas e sem fim, e que te tragam as melhores sensações e realizações. 
 
 
 
LENTILHA
 
Quem nunca comeu arroz com lentilha e uma cebola caramelizada e fritinha, na passagem de ano?! Comer lentilhas no Réveillon é uma das tradições de fim de ano mais gostosas que eu conheço e ainda dizem que traz sorte e prosperidade. Essa ideia é atribuída ao fato de a lentilha, uma fabácea, como o feijão e o grão-de-bico, ter formato que lembra o de pequenas moedinhas. Além disso, é um grão que rende muito depois de cozido, simbolizando também a fartura para o ano que chega. A lentilha é um alimento poderoso para a saúde, já que é rica em proteínas e carboidratos, o que a torna imprescindível para quem segue dietas sem carnes. Não que eu ache isso certo ou normal, afinal acredito que podemos comer de tudo, tudo mesmo, só que regrado. Ela fornece aminoácidos essenciais para o organismo, e a mistura com arroz torna tudo ainda mais nutritivo e irresistível... Se colocar uma cebola em cima então, aí não tem para ninguém.
 
Outro ponto positivo é que os carboidratos presentes neste alimento são de absorção lenta, favorecendo o controle da glicemia. Por isso, são alimentos indicados para os diabéticos. Embora o aspecto mais lembrado em relação às lentilhas seja seu caráter proteico, esses grãos também contribuem de outras formas para manter o organismo saudável. A lentilha é rica em fibras e minerais importantes para a saúde. As fibras ajudam a controlar o colesterol, têm ação anticâncer, por favorecer o trato intestinal, e ainda colaboram no controle da glicemia. Dentre os minerais que se destacam nesse alimento, temos o cálcio, que favorece os dentes e ossos, o ferro, que ajuda a combater a anemia, além de potássio e magnésio, que ajudam a prevenir a hipertensão. Só não vale exagerar no sal na hora de temperar o prato, mas também não deixe de temperar, porque a graça está é no tempero.
 
A lentilha fornece ainda vitaminas importantes para a saúde, como a niacina (vitamina B3), que age combatendo o excesso de colesterol e triglicérides no sangue, além de favorecer a memória; a tiamina (vitamina B1), que age no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, ajudando a produzir energia para o corpo todo, favorecendo ainda o sistema nervoso; e piridoxina (vitamina B6), importante para o sistema metabólico, o cérebro e a pele. Mais um ponto a favor para colocar a lentilha na sua ceia: esse pequeno grão é rico em triptofano, um aminoácido que contribui para manter o humor estável. Só vantagens!
Por tudo isso, vale colocar a lentilha no prato o ano todo, e não apenas nesta época do ano. É um alimento excelente para variar com o feijão no dia a dia. Aqui em casa se deixar tem lentilha todo dia e como nem tudo é perfeito, com arroz, é claro!
 
 
 

O QUE FAZER PARA MANTER A PELE BRONZEADA?!
Mulherada, estas dicas valem ouro! A alimentação saudável ajuda e muito. Alimentos ricos em betacaroteno, ou os alimentos alaranjados, como cenoura, mamão, acerola, abóbora e a laranja contribuem na produção e na manutenção de melanina, por isso ajudam a manter o bronzeado em dia. Outra dica importantíssima é: hidrate-se, beba bastante água, a hidratação facilita que a pele seca ou morta seja renovada, o que deixa o resultado do bronzeamento muito mais uniforme. Outra dica é usar cremes hidratantes pelo menos 2 vezes por dia, de preferência após o banho. E por falar em banho, este deve ser em água fria sempre que possível e com sabonetes neutros e líquidos que são menos agressivos à pele. 

 

FÉRIAS!

Eis o período mais aterrorizante para as mamães de plantão: as férias! Haja criatividade, tempo e disposição para dar conta da energia que tem essas crianças. Pensando nisso, é que separei algumas dicas de brincadeiras e atividades simples, que as mamães desesperadas vão poder fazer em casa com as suas crianças. A partir da próxima semana coloco aqui algumas dicas superbacanas para a criançada e para os marmanjos também se divertirem, afinal, é uma delícia voltar à infância e poder jogar queimada, descer a ladeira de carrinho de rolimã ou, para os mais santinhos, pular amarelinha. Para hoje, que tal uma brincadeira leve, com itens que todo mundo tem em casa e que pode fazer a alegria da família?! Leve seu pequeno para a cozinha. Separei uma receita superfácil para você arrasar com a criançada. A diversão será garantida e o lanche também!

 
VACINAR
Você sabia que a meningite meningocócica é uma doença séria, que pode levar o paciente a óbito de 24 a 48 horas? A vacinação é uma forma efetiva de prevenção para crianças, adolescentes e até adultos. Não deixe a meningite estragar suas férias. Fale com seu médico e passe na Vacinar para garantir a sua dose de proteção. Aproveite e atualize seu cartão; fique em dia com a saúde e tire férias com tudo em cima. A Clínica Vacinar em Uberaba, agora, está em dois endereços: avenida Guilherme Ferreira, 767, e avenida Santos Dumont, 644. Para mais informações, se preferir, entre em contato pelo fone (34) 3316-3700.
 
 
BOLO DE FÉRIAS 
Para garantir o lanche e a distração das crianças, aí vai uma receita superprática, rápida e gostosa de BOLO DE CHOCOLATEEEE.
 
 
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de achocolatado ou chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de trigo peneirado
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
CALDA:
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
3 colheres de açúcar
1 xícara (chá) de leite
 
MODO DE PREPARO
Unte uma forma de buraco – pequena - com margarina e trigo
Reserve
Bata no liquidificador, o óleo, o leite e o ovo
Acrescente o trigo, o açúcar e o achocolatado
Bata novamente
Em seguida, acrescente o fermento e bata
Despeje na forma e leve ao forno em temperatura média por cerca de 35 minutos
CALDA Em uma panela, coloque no fogo médio a margarina para derreter
Assim que derreter, coloque o açúcar e, em seguida, o achocolatado, por último acrescente o leite
Mexa de vez em quando para não agarrar, espere engrossar um pouco e despeje ainda quente no bolo
 
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia