JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Luiz Ciabotti Neto RADAR 24/11/2018

Frase de Caminhão

“O tempo foi inventado para que as coisas não aconteçam de uma vez só. Tenha calma, pois sua vez chegará.”


Motor reserva no porta-malas

Uma loura estava viajando com um Fusca 78 quando, de repente, o motor começou a engasgar e o carro parou na beira da estrada. Ela batia na chave, mas não pegava de jeito nenhum.
A loura ficou desesperada e decidiu pedir ajuda aos carros que passavam. Aí, parou outro Fusca, com uma outra loura, que parou no acostamento e gritou, eufórica:
– Oi amiga! Qual o problema?
E a primeira contou:
– Ai, eu não sei… Estou desesperada!
A segunda propôs:
– Olha, então vamos abrir o capô pra ver se descobrimos o que houve.
Quando elas abrem o capô… surpresa!
– Ah, não, roubaram o meu motor! Por isso o carro não anda de jeito nenhum… — e começa a chorar.
A segunda tranquiliza sua nova amiga:
– Calma, amiga… Estamos salvas… Por sorte, eu tenho um motor reserva no meu porta-malas!

Banco da frente só depois dos dez anos


Atenção - A legislação de trânsito determina a idade mínima de 10 anos para sentar no banco da frente do carro ao lado do motorista. De acordo com o artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro, somente crianças com idade acima de 10 anos e que consigam firmar os pés no assoalho sentem no banco da frente.
Por lei, crianças que não conseguem manter o equilíbrio da cabeça e têm peso inferior a 9 kg, devem ser transportadas no bebê-conforto. Bebês de 1 ano com mais de 9 kg devem ser transportados em um assento conversível. A cadeirinha infantil é indicada para quem está na faixa etária de 2 a 4 anos. O assento de elevação é para crianças de 4 a 8 anos. Lembrando que, em todas as circunstâncias, é preciso usar o cinto de segurança.

Fiat mostra um carro/design em São Paulo

O carro conceito Fastback foi uma das grandes atrações no último Salão do Automóvel. Ele não será um carro a ser fabricado no futuro. Na verdade, o Fastback será um modelo que vai orientar os próximos lançamentos da Fiat para novas gerações. Ele foi apresentado porque a Fiat terá três SUVs inéditos a partir de 2019 e o Fastback vai fornecer a eles um pouco de tudo como: design, câmbio, motorização, etc.

O interior, revelado por imagens de computador, mostra um belo painel de instrumentos e uma central multimídia translúcidos, algo que dificilmente será visto nos carros de série por conta do custo.

Hoje tem “Pitstop” na River Auto Peças

Atenção, pessoal! O Miguel da River Auto Peças está lembrando que hoje, sábado, das 8h às 12h, é o dia do 12° Pit Stop de Carros Antigos e Exóticos da River Auto Peças. Ele convida a todos para tomar um delicioso café e participar do sorteio de brindes. O evento terá muita descontração e muitos carros bonitos para registrar, mais uma vez, a história do antigomobilismo de Uberaba. Tá dado o recado.

 


Romanos já conheciam feixe de molas

O conceito de feixe de molas já era usado pelos romanos, na Antiguidade, no Pilentum, um veículo de duas rodas. No século 18, carruagens na França começaram a usar uma lâmina de aço, evoluída para o feixe pelo inglês Obadiah Elliot, em 1804. A meta de oferecer estabilidade ao veículo e conforto aos ocupantes avançou em 1930, quando o engenheiro Earle Steele MacPherson (EUA) desenvolveu o conjunto leve e compacto de mola e amortecedor. Com uso da eletrônica, as suspensões estão cada vez mais sofisticadas.

Novo Azera chega no ano que vem


Quem está de volta ao Brasil é o novo Hyundai Azera. No ano que vem, o sedã chegará com motor 3.0 V6 com injeção direta e câmbio automático de 8 marchas. O conjunto propulsor conta com 261 cv e 31 kgfm de torque.

Além da imponência do seu visual, o novo Azera se destaca pelo alto nível tecnológico e pela beleza de suas linhas.
Ele tem como destaque, os faróis full LED, rodas de liga leve aro 19”, chave presencial, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, central multimídia com tela de 8” e os assistentes de condução tais como alerta de ponto cego, monitoramento por câmeras 360º (sistema Around View Monitor – AVM), frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade adaptativo. Pra começar, o câmbio automático de 8 marchas e o sistema de tração integral AWD são de série no modelo. Os preços ainda não foram revelados pelo fabricante.


Sinal verde para o novo VW Gol

Durante o último Salão do Automóvel, o site Autoo conseguiu uma revelação interessante para o Brasil. Em uma breve conversa com o presidente da Volks para as Américas do Sul, Central e a região do Caribe, Pablo Di Si, foi revelado que a subsidiária brasileira da VW recebeu o sinal verde para tocar o projeto do sucessor do Gol. Questionado pelo Autoo se haveria uma previsão de lançamento da novidade, Pablo foi evasivo. “Ainda é um projeto que vai demorar um pouco, algo para 2020.
Ainda não se sabe quais caminhos o novo Gol tomará, porém é certo que ele manterá a proposta de carro mais acessível em relação ao Polo e mais versátil e espaçoso que o Up!, por exemplo. Uma evolução considerável para a nova geração do Gol será a adoção da plataforma MQB, a mesma hoje presente no Polo e no Golf, porém em uma configuração simplificada devido ao foco do Gol no custo-benefício. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia