JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Luiz Ciabotti Neto RADAR 09/11/2018

Segurança máxima
Você sabe quais são os itens de proteção que devem ser avaliados antes da escolha de um automóvel? O item é de suma importância, apesar de “passar batido” por alguns motoristas. A princípio, a primeira coisa a se observar é com relação aos freios, que precisam necessariamente ser com ABS em todos os veículos produzidos a partir de 2014. Outro item obrigatório desde a mesma época é o airbag; a lei exige instalação de bolsa dupla frontal. O freio com ABS impede o travamento das rodas em uma freada forte. Além disso, carros mais acessíveis já contam com sistema de frenagem automático – por meio de uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, a função detecta obstáculos e aciona o sistema de frenagem a fim de evitar possível colisão. Quem tem crianças deve se atentar também ao sistema de retenção infantil, conhecido como Isofix, que prende a cadeirinha ou a base do bebê conforto, se encaixando no veículo com facilidade e oferece maior proteção em caso de acidentes do que os tradicionais cintos de segurança. O sistema é obrigatório nos veículos produzidos a partir de 2018.

Adeus
O carro “mais barato do mundo”, o Tata Nano, deu sinais de que está se despedindo. Apenas uma unidade foi produzida em junho e a indiana afirma que, sem mudanças, ele não sobreviverá. O Tata Nano foi lançado há quase 10 anos e tem muitas polêmicas em sua trajetória. Ele chegou às lojas na Índia em 2009 e custava cerca de US$ 2 mil ou R$ 4 mil (cotação da época).

Recall
A Honda está convocando proprietários do HR-V para recall por defeito nos freios. Sistema de frenagem pode perder eficiência devido ao vazamento de gás hidrogênio. São quase 20 mil unidades produzidas a partir de maio de 2015 que devem procurar a concessionária Honda mais próxima para agendar a troca – mais informações no site www.honda.com.br, ou por telefone 0800-701-3432. Confira os chassis envolvidos:

HR-V 2016
8C3RV2850G com final de 100490 a 108201
93HRV2730G com final de 119954 a 169204
93HRV28*0G com final de 130879 a 186410

HR-V 2017
8C3RV2850H com final de 200034 a 201089
93HRV2730H com final de 200254 a 215372
93HRV28*0H com final de 200033 a 237879

HR-V 2018
8C3RV2850J com final de 200030 a 20186
93HRV2730J com final de 225181 a 251413
93HRV28*0J com final de 200059 a 262332

Jimny
A nova geração do Suzuki Jimny chega às concessionárias no segundo semestre de 2019. O modelo será importado do Japão com o sobrenome Sierra e terá três versões, sendo duas equipadas com o inédito câmbio automático de quatro marchas e outra com um manual de cinco. Veja que bacana a novidade: agora, o interior pode ser modulado para virar duas “camas”, ou seja, os bancos dianteiros deitam por completo e encaixam no traseiro. O Jimny vem equipado com central multimídia, ar-condicionado automático, controle de tração, airbag duplo, freios ABS e assistente de descida e partida em rampa. Ele chega às concessionárias custando cerca de 20% a mais do que o modelo atual. E detalhe: o modelo antigo continuará sendo produzido em Catação e conviverá com o novo mantendo sua mecânica e a maioria das versões, mas será reposicionado.

Elétrico
A Renault iniciou as vendas do elétrico Zoe no Brasil. O modelo era disponibilizado somente a empresas em terras tupiniquins, mas já pode ser encomendado pelo site elétricos.renault.com.br ou nas próprias concessionárias por R$ 149.000 – é, portanto, o elétrico mais barato do país. A única versão de venda é a Intense e, a princípio, duas concessionárias terão o modelo para avaliação, sendo uma em São Paulo e outra em Curitiba. O motor elétrico rende 22,9 mkgf de torque (a potência não foi divulgada) e, com um ponto de recarga rápida, pode chegar a 80% da carga em apenas 1h40.

Novo HB20
A reestilização do Hyundai HB20 pode estar disfarçada de elétrico conceito. O modelo apareceu no Salão de São Paulo sob a forma do Saga EV e o elétrico entrega alguns elementos de estilo do HB20X, versão aventureira do novo hatch. Alguns detalhes certamente mudarão em relação ao modelo de produção, como é o caso das molduras foscas dos para-lamas e também a lente amarelada dos faróis. O Novo HB20 deve ser lançado até meados do ano que vem junto com a versão sedã HB20S, que está sendo projetada em conjunto com o hatchback. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia