CHECKLIST MUNDO

Viaje com seu personagem favorito

Gisele Barcelos
Publicado em 05/05/2019 às 22:04Atualizado em 17/12/2022 às 20:32
Compartilhar

Cenários de filmes e séries viram inspiração para viagens por diversos lugares do mundo 

No clima da última temporada de Game of Thrones e já me preparando para as festividades do Dia do Orgulho Nerd no fim de maio, a nossa conversa hoje será dedicada a três temas que eu simplesmente am séries, filmes e viagens! Prometo que não haverá spoilers nos próximos parágrafos. Então, fique tranquilo para continuar a leitura sem medo.

Além de nos fazer vibrar no cinema ou no sofá de casa, as produções cinematográficas, da Netflix e de outros canais de televisão são uma excelente inspiração para roteiros pelo mundo afora. Como os criadores sempre buscam belos cenários para as filmagens, seguir os passos de nossos personagens favoritos é um jeito bem interessante de incrementar as aventuras dentro ou fora do Brasil.

Como o inverno chegou e a segunda-feira geralmente é dedicada à discussão sobre o último episódio da guerra dos tronos, vou começar falando justamente sobre os cenários que servem como pano de fundo para a saga de Daenerys Targarien e Jon Snow. A verdade é que seguir os passos dos personagens da série já será praticamente o roteiro de uma fantástica eurotrip.

Dark Hedges

Seguindo a linha cronológica, o viajante pode começar a jornada pela Irlanda do Norte e conhecer as Dark Hedges, conhecidas na telinha com o nome de “Caminho do Rei” ou “Kingsroad”. Ainda no país será possível conhecer locais usados nas gravações de Winterfell e de outros eventos que marcaram a trajetória dos Stark (O Norte se lembra!). Os passeios podem ser feitos por conta própria ou em grupos de excursão com saídas regulares das principais cidades. Confira aqui algumas opções disponíveis.

A próxima parada da viagem pode ser a Espanha, onde a Sevilha serviu de cenário para a cidade de Dorne, a ponte romana em Córdoba foi retratada como Volantis e Cárceres deu vida a Porto Real. Dali, será possível migrar para Malta e para a Croácia, que reúnem diversas locações imperdíveis usadas nas gravações do seriado ao longo da ascensão da mãe dos dragões.

Islândia

Olhando para a metade masculina do casal protagonista, seguir os passos de Jon Snow na Guarda da Noite te levará para uma aventura gelada pela Islândia. O país marcado por geleiras e neve abriga os cenários além da muralha, inclusive a caverna (uma fonte termal, na verdade) que serviu como ninho de amor para o corvo e Ygritte.

Claro que nem só de Game of Thrones podem ser feitos bons roteiros de viagem. Do catálogo da Netflix, a série Outlander é um belo guia para quem pretende conhecer a Escócia e o viajante encontra uma série de tours que desbravam o território da ficção.

Glencoe

O enredo leva o público por lindos castelos próximos à capital de Edimburgo e depois mergulha na história das batalhas das terras altas escocesas, passando pelo vale de Glencoe e outros vilarejos do interior do país. Tudo cercado por paisagens montanhosas de tirar o fôlego e homens vestidos com o típico kilt.

Já que o assunto chegou no Reino Unido, não há como ignorar os roteiros de viagem inspirados por Harry Potter na Inglaterra. A saga do bruxinho nos leva ao distrito financeiro de Londres, à estação de Kings Cross, ao Mercado Leadenhall (a entrada do Beco Diagonal) e depois nos lança para cidades como Oxford, Lacock e Durham, onde estão lugares que serviram de locações para Hogwarts.

Londres - Harry Potter

Se a preferência é por destinos na América do Norte, também há roteiros interessantes baseados em filmes e séries por Nova York, por exemplo. Ou você se esqueceu que a cidade que nunca dorme é praticamente um dos personagens de Gossip Girl, Sex and The City e também de grande parte dos heróis do Universo Marvel. Você pode até tirar uma selfie ao lado da estátua do Capitão América no Brooklyn!

Para não ser injusta, claro que também preciso citar os destinos nacionais que já figuraram nas telinhas. Porém, vou fingir que nunca aconteceu o Velozes e Furiosos Operação Rio, em que um trem de alta velocidade passa por um deserto absurdo em território carioca (oi?).   

Em terras tupiniquins, vamos ficar com quem entende de Brasil e falar das últimas novelas da Globo que colocaram as paisagens incríveis do Jalapão, em Tocantins, e de Capitólio, aqui mesmo em Minas Gerais, no radar de muitos viajantes. Antes disso, outros destinos do Norte e Nordeste brasileiro foram também divulgados em diversas tramas da televisão, encenadas nos cânions de São Francisco, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e nas dunas de Fortaleza.

Pronto! Agora é só escolher quem é o seu personagem favorito e começar a traçar a próxima aventura seguindo os passos dele na vida real. 

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do https://checklistmundo.com/, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por